(...)só acho que tem coisas mais preocupantes e necessárias do que buscar uma resposta que provavelmente será só uma resposta.
Há coisas que tem que ficar na imaginação, sem respostas.
Eu já penso diferente. É relativo. Não acho que tenham assuntos mais sérios que outros, neste caso todos tem a sua importância e contribuição para o nosso desenvolvimento, progresso da Humanidade. Um ajuda o outro, como o Prov disse acima: "
Além disso os avanços da física tbm ajudam em outras áreas, já que para trabalhar com coisas tão complexas eles acabam produzindo equipamentos avançadíssimos e acabam descobrindo outros usos p/ ele (...).". Para um certo grupo de pessoas, um assunto "X" pode ser muito mais importante do que o assunto "Y" seria para uma outra amostra de interessados. Mas nem por isso "Y" deve deixar de ser estudado, pesquisado, investido e desenvolvido. (
1 ver nota abaixo)
Pegando um exemplo mais palpável, e até relacionando ao tema deste tóp.: muitos poderiam dizer que os investimentos extraordinários de nações, como os EUA, em pesquisas científicas no Espaço, em busca de vida (ou indícios de existência no passado) em planetas, por. ex., seja um absurdo, pois poderia-se muito bem usar este dinheiro em pesquisas pela cura do câncer e doenças em geral - que de fato é muito mais urgente para os seres humanos. Mas quem disse que uma descoberta de vida, ou indício da mesma, não leve a nada? Deve-se investir sim em pesquisas no Espaço, e também em pesquisas pela cura de doenças. Ambos assuntos merecem atenção. A harmonia de avanços em diversas áreas leva à evolução da Humanidade como um todo. A descoberta de vida fora do planeta Terra pode nos trazer respostas para muitas dúvidas, no campo da Biologia, Física, e assim por diante. E, conseqüentemente, desencadear outras pesquisas e interesses na área.
Eu acredito na existência de vida extra-terrestre, não creio que estejamos sozinhos no universo. Agora, se esta vida é inteligente ou não, é outro mistério para nós. Há diversas teorias que tentam explicar o surgimento da vida, no universo e na Terra, e uma delas diz que a vida teria chegado ao nosso planeta junto de um meteoro, ou de alguma forma trazida até aqui. Verdade ou não, isso é muito difícil de se comprovar. Mas o que nos leva mais adiante nas discussões é o fato que, se a vida teria sido transportada de alguma forma até aqui (por um meteoro), de onde que esta vida surgiu? É um tema de um patamar mais elevado que não deixa de envolver o Infinito, pois surgindo uma vida bacteriana ou microscópica em outro lugar do universo, antes da teórica chegada na Terra, por exemplo, de onde ela teria surgido, e assim por diante?
Uma outra teoria vai contra essa que comentei acima, a da Abiogênese, que diz que a vida teria uma origem não-biológica, e portanto a vida não seria de "origem" infinita (surgido junto com o Big-Bang), pois teria aparecido através da transformação de matéria inorgânica em orgânica, através de processos químicos, como altas temperaturas. Daí que surgem inúmeras outras hipóteses, que se somam ou vão contra, e poderiam ser debatidas por mais e mais parágrafos, mas esse não é o objetivo. Trata-se de uma divagação básica por aqui.
Eu dou pouco valor a filosofia, até porque eu tive um único ano de filosofia na escola, foi até que legal, mas quando eu tentei estudar para o vestibular, sinceramente se isso fosse filosofia estaríamos perdidos, já inventaram a história.
A filosofia dada na maioria das escolas brasileiras não é a verdadeira Filosofia, como disciplina específica ou acadêmica. Eu também tive aulas de filosofia, desde a 4ª série, e poucas vezes me empolguei com as aulas. Eu adoro e considero fantástico Filosofia como disciplina, pela sua contribuição para a Humanidade. Vocês conhecem um pouco das obras e o que dizem filósofos como Kant (
A Crítica da Razão Pura), Schiller, Hegel, e assim por diante?
O que acontece nas escolas brasileiras, pelo menos da experiência que tive nas escolas que passei (particular e estadual) é a transformação da disciplina de Filosofia em período usado, ou para "trazer uma reportagem polêmica para gerar debate na turma", ou para servir de complemento às outras disciplinas da escola, gerando a tal da interdisciplinaridade e a banalização da Filosofia simplesmente como horário para debater, trazer textos do dia-a-dia, e assim por diante. Até que ponto isso vale a pena? É certo que deve haver o debate entre os alunos. Mas e o estudo dos filósofos, desde os gregos até os mais recentes do séc. XX, e as suas respectivas contribuições para a sociedade e o Homem? Porquê não são tão estudadas (o eram em suas escolas?)? O que eu percebi é que os períodos de filosofia na escola tornaram-se "inúteis", as provas que os professores nos aplicavam facilmente recebia-se nota 10 ou próxima, desde que você argumentasse um pouco a respeito.
Vai muito além disso a faculdade da Filosofia. O problema é que nas escolas a visão é outra. Podemos até passar para um outro tópico com esta discussão, se ocorrer o interesse, sobre as experiências vividas na escola com a disciplina de filosofia.
E só para terminar, voltando ao assunto da "vida", ouvi um comentário a respeito até humorado e inteligente: se um extra-terrestre chegasse na Terra, com quem ele gostaria de conversar, e a respeito do que: A) com Marx, sobre o comunismo; B) com Darwin, sobre a evolução da vida; C) ou com Freud, sobre a mente humana?
Certamente que B, tendo em vista que as contribuições de Darwin se aplicam não só sobre a evolução da vida no planeta Terra, mas também ajuda a explicar universalmente como pode-se dar a evolução da vida em qualquer canto do universo (lembrar "Seleção Natural"). Enquanto que A e C aplicam-se mais restritamente a nós, humanos, habitantes da Terra e não do universo.
-x-x-x-
1 - Queria acrescentar mais uma esplanada neste tema, grosseiramente exemplificando:
Advogados podem dizer que o Direito é importantíssimo na Sociedade, pois essa estrutura-se em leis e deveres, e sem esses a sociedade não se organiza. Médicos podem dizer que a Medicina/Saúde é essencial para as pessoas, pois sem a cura e tratamento de doenças, nós morremos. Arquitetos e Engenheiros podem chamar a atenção para a importância das construções bem planejadas, pois caso contrário temos prejuízos e estragos para a população. Filólogos podem dizer da importância da linguagem e comunicação, pela língua estar organizada em regras fantásticas. E os Professores podem dizer da sua importância essencial: ensinam à todos para todas as áreas (tá certo, eu estou puxando sardinha para o meu lado, que fui criado num ambiente familiar de áreas de atuação relacionados à Educação).
O que eu quero dizer com isso, acrescentando ao debate, é que todas as áreas tem sua importância, mas uma não existe sem a outra.