Provocar nordestinos é fácil.
-
Seguindo no debate:
Eu tive geografia na escola, mesmo no ensino mais básico. A questão é que essa geografia era pura decoreba e isso se esquece mesmo. Para mim, a geografia tem que ser ensinada com contextos, tem que englobar os aspectos geológicos, climáticos, de vegetação e, principalmente, geopolítica.
Até ano passado o mapa da Europa era meio difícil pra mim, era decorado. Nesse ano, meu professor de história geral desenhou o mapa europeu quase toda aula na lousa. Ao mesmo tempo, o professor de geografia completou com o resto da informação e o estudo ficou muitíssimo mais claro, natural.
Hoje, a maioria das informações geográficas desse tipo fazem sentido para mim, porque eu as associei com o resto da matéria. Fico me perguntando o que um aluno entende de uma aula sobre, por exemplo, guerras mundiais, se ele não acompanha com um mapa.
Eu não aprendi nada de geografia da 5ª a 8ª série. Do 1º ao 3º colegial, piorou! E olhem só que perigo: eu fiz Magistério do 1º ano até metade do 3º ano; eu ia ser professora de ensino primário até fundamental nível 1... e não ia saber ensinar geografia, porque no próprio magistério, não me ensinaram nada!
Sabem aonde eu aprendi muito do que deveria ter aprendido na minha áurea era estudantil? Foi em 1 ANO, no cursinho pré-vestibular. Ou seja, tive que pagar R$3.000,00 depois de estudar por anos para aprender o que não me ensinaram e reaprender tudo o que me foi ensinado. Ridículo, não? ¬¬
Esse problema também é grave. Muitos dos professores não são formados de maneira satisfatória e, desta forma, não poderão ensinar seus alunos como deveriam. O curso de magistério deveria ser um dos mais puxados, porque são os professores um dos mais importantes alicerces da educação! No entanto, qualquer faculdade num fundo de quintal pode formar professores, sem qualidade ou critérios mais rígidos, o que é absurdo.
Fora os problemas do nosso sistema de ensino, temos a cultura da preguiça e desinteresse. Se a maioria não quer saber de ler, imaginem então ESTUDAR! Fica difícil assim, né? Se o alicerce não ajuda (governo) e as vigas muito menos (povo), a casa (educação) despenca mesmo!
OU SEJA: na terra do café e das bananas, ter ensino não significa ter conhecimento adquirido. Ensino no nosso país é mais uma coisa que funciona de faixada, pra dizer que "temos", pra tamparmos os buracos com as nossas mãos afim da ONU não nos apurrinhar, etc.
Verdade! Nosso sistema educacional é pra inglês ver. Tem aluno que não repete, professor que não dá aulas e uma generalização da burrice e do desinteresse. O pior é que isso não é só em escola pública, como muitos dizem por aí. Quase todo o ensino brasileiro é de má qualidade. Metade dos amigos que se formaram comigo no terceiro colegial (em escola particular, sistema COC) são semi-retardados. Para repetir de ano, tinha que fazer muito, mas muito esforço!
Ter ENADE, ENEM, SAEB e Prova Brasil não justifica atitudes dos governos para buscar uma melhoria na qualidade do ensino, nem que isso vá dizer que o brasileiro é estudado.
Vejamos, há quanto tempo temos o ENEM? Desde lá, a qualidade do ensino médio, público em especial, melhorou em algo? Melhorou a ponto da metade conseguir ingressar num ITA da vida sem ter que dispender tempo e dinheiro num cursinho? Por acaso alguém divulga os erros HEDIONDOS que muitas questões do ENEM possue?
O pior de tudo em ver o baixo desempenho nessas provas é que elas são extremamente fáceis. Um professor meu dizia que Enem é prova pra retardado. Eu não acho que ele estava errado. Pra fazer a prova do Enem esse ano, só precisava ler. 99% das respostas estavam no prova (no enunciado ou no gráfico). Mesmo assim, muita gente acha difícil, acha que é um grande desafio.
A redação então, nem se fala. Show de horrores! Durante a prova, tinha aluno que levantava a mão e dizia "Pode colocar essa frasezinha aqui no título?", referindo-se ao tema. Cara coloca o tema como título sem nem saber que isso era o tema! Com se faz uma redação sem identificar corretamente o tema?
Queria ter acesso aos textos, para ver alguns dos erros, deve ter coisas bizarras (Btw, eu creio que os e-mails que circulam na internet com frases do Enem são todos fakes).
E o Enade é pra enganar sobre a péssima qualidade do nosso ensino superior. Muitas faculdades reconhecidamente péssimas vão super bem (e fazem propaganda em cima disso) porque dão aulas específicas para o exame (e dão incentivos também, como disse Idril). Aliás, muitas das grandes faculdades já boicotaram esses provões por causa da péssima qualidade de avaliação que eles têm.
A matéria poderia ter puxado lingüiça e caminhado para um "Acorda, meu Brasil". Simples: ao invés de criticar e criticar a leiguice do brasileiro e meter o pau no sistema de ensino, a matéria poderia ter pedido pro cidadão começar a cobrar de forma efetiva por melhorias na educação do nosso país. Só que foi a VEJA quem fez a matéria, logo, seria louvável se ela fizesse algo do tipo.
Sabe, um dos três maiores hobbies dos comunistas é criticar a Veja.