Autor Tópico: [Geral] Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)  (Lida 7940 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Provavelmente, eu sou uma das pessoas mais anti-discriminação que existe no mundo. Não olho nenhuma característica ou gosto alheio ao me aproximar para pedir uma simples informação, muito menos na hora de fazer uma amizade. Ok, às vezes eu sinto um medo involuntário quando me deparo com alguém de cara amarrada demais ( :dente:).

Porém, também sou anti-ignorância, anti-desinteresse e anti-alienação. Já debati fervorosamente a temática "homofobia" com uns companheiros de sala de aula, que são preconceituosos mas não admitem. Já debati sobre a ignorância intelectual que muitos gostam de possuir, seja ela por conta de medo religioso ou pura preguiça. E ontem foi a vez de debater bem humoradamente e civilizadamente o tema Nazismo, com o atendente da banca de jornais perto de onde estudo (ambos somos anti-nazismo). :D

O papo começou após eu me dirigir as revistas de História e Ciência. Eu estava a procura daquelas edições sobre grandes guerras, da qual possuo uma sobre as Cruzadas e outra sobre a era do império Romano; mais especificamente, eu estava atrás de qualquer coisa sobre as Grandes Guerras mundiais. Acabei me deparando com três especiais dedicados ao Nazismo, sendo que um era um livrinho.

Confesso que me assustei, pois não é nada comum ver uma editora fazendo uma revista especial abordando o nazismo de forma histórica; no máximo, fazem uma revistona sobre a 2ª Guerra Mundial e colocam o nazismo em algum capítulo. E o meu grande temor era me deparar com material que fizesse apologia ao Nazismo, com um acesso tão fácil quanto ao jornalzinho de empregos picaretas (e isso é proibido no Brasil, mas fiscalização é algo que nem sempre funciona por aqui).

Peguei uma das revistas e dei umas folheadas. Era uma edição "200 perguntas e respostas sobre o nazismo", da Editora Escala. A revista possui alguns erros grotescos quanto a 2ª Guerra, ao nazismo e até mesmo com relação a obras artísticas e literárias: a mais tosca foi ver V de Vingança intitulado como um quadrinho 100% baseado no regime nazista e fascista, quando na verdade o contexto histórico é baseado num temor da Inglaterra virar fascista devido a política totalitária de Margareth Taetcher. :gotinha:

Na busca por mais informações sobre a 2ª Guerra, bem como por erros dessa revista, me deparei com algo que eu nunca tinha reparado e que me ensinaram errado até hoje: há pouca informação sobre a perseguição do Nazismo aos negros e, em certo slocais (que nãos ei se são Revisionistas ou não), aparecem coisas como "o Nazismo exaltava o vigor físico e a estampa, não importando qual fosse a raça. Aquele que revelasse alguma musculatura e virilidade, harmonizada num belo corpo, tinha sua imediata aprovação(...) os alemães viam os negros como uma espécie de "beleza exótica"".

E eu não sabia dessa versão da história atrás das Olimpíadas de 1936, aonde tanto falam que Hitler se recusou a cumprimentar Jesse Owens, o atleta negro a ganhar ouro. Mais informações em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/alem_hitler_olimpiadas.htm


Falando sobre anti-semitismo, parei pra pensar numa coisa no mínimo intrigante: condenaram tanto o Nazismo - e com justiça - , mas se esqueceram definitivamente da Inquisição promovida pela Ingreja Católica, há séculos atrásl, que trambém perseguiu e exterminou judeus. Por que raios as coisas são omitidas quando uma religião "importante" está metida no meio??!!! :bored:

E o mais engraçado (e cruel) sobre anti-semitismo na 2ª Guerra Mundial: quem conseguiu fugir dos campos de extermínio relatou para "os caras do poder de detemrinados páises na época" sobre a crueldade e localização desses locais. Mas ninguém moveu um dedo para salvar judeus, homossexuais, ciganos e mais o que tivesse nos campos de concentração; demoraram demais dando desculpas a cada momento (e a cada dia, mais gente ia morrendo injustamente).  E vira e mexe encontramos informações falando que um dos maiores escopos dos Aliados era libertar os perseguidos e aprisionados nos campos de extermínio, sendo que isso foi uma das últimas coisas a serem feitas!  :neutral:
« Última modificação: Março 04, 2012, 10:45:58 am por Alassë »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #1 em: Março 15, 2008, 04:17:11 am »
Nossa pesado isso!  :eek:

Me surpreendi mesmo, nessas horas eu me pergunto quantas coisas desse tipo eu não devo tomar como verdade hoje.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #2 em: Março 15, 2008, 06:29:15 am »
A História é repleta de pequenas o grandes modificações (não estou fazendo apologia ao infame Revisionismo). A história do Brasil, por exemplo, é cheia de maquiagens que nos fazem engolir desde a educação infantil: que Tiradentes foi um exímio herói brasileiro pela independência do país, quando o grande herói mesmo foi outro; o quadro da Independência, que é uma cópia mal-feita de um quadro francês baseado em Napoleão e por aí vai. :bored:

Pra você ver como negros não eram perseguidos da mesma forma que os judeus: haviam alguém nos campos de extermínio pelo simples fato de ser negro? Não; se tinha algum negro, ele alí estava ou por ser judeu, ou por ser cigano ou por ser homossexual. Pelas informações que encontrei, a perseguição a negros era diferente da que ocorria com judeus, o alvo principal do Nazismo.

O mais intrigante com relação ao Nazismo vs Negros é que acabei encontrando algumas fotos da época, aonde é possível encontrar negros e outros estereótipos que fogem do padrão da Raça Ariana (altos, loiros e olhos claros) vestindo fardas da Wehrmacht. E há registros de negros nas frentes da Gestapo! :eek:

Me disseram que tem um filme chamado Lucien Lacombe. Falaram que aborda sobre esse tema todo. Preciso assistir pra confirmar!
« Última modificação: Março 16, 2008, 07:11:35 am por Idril »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #3 em: Março 15, 2008, 01:34:45 pm »
OLha as coisas que a gente acha na internet:

A coisa é, de fato, tão "cabeluda" que, embora seja um assunto controvertido, na época da guerra até o Papa Pio XII foi acusado de cumplicidade com o nazismo e o fascismo, associados ao Terceiro Reich e representados pela Alemanha e a Itália, esta na pessoa do seu ditador Benito Mussolini. Realmente, Pio XII recebeu várias visitas de altos oficiais nazistas, com os quais manteve diversas reuniões - e existem fotos que assim o atestam! Curiosamente, o Vaticano e os seus incontáveis tesouros não foram tocados pelas forças nazistas e se manteve aparentemente a salvo das suas investidas. Dizem as "boas línguas" (estas menos ferinas, porém sempre bem mais informadas do que as tradicionais "más línguas") que após o grande conflito e a derrota do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) alguns oficiais, cientistas e outros preponderantes membros do nazismo teriam tido as suas identidades e respectivas origens trocadas. E como num passe de mágica se tornaram "padres" e "cardeais", tendo supostamente se abrigado, precisamente sob a égide do Vaticano - um lugar autônomo e portanto a salvo de qualquer suspeita! E não é que essas "boas línguas" são mesmo terríveis? Elas até dizem que um desses colaboradores do Terceiro Reich, que inclusive afirmam ter trabalhado ativamente em uma fábrica de munições nazista na Polônia, após se fantasiar de "cardeal", teria algum tempo depois se tornado.... PAPA!!! Pitoresco, não?

Depois de falarem e "provarem" que o Papa atual era nazista, eu não duvido de mais nada - mas que o causo acima poderia ter citado fontes pra facilitar a pesquisa e atestar a veracidade de suas acusações! :roll:
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #4 em: Março 15, 2008, 02:05:55 pm »
Ah, Idril, mas todo mundo sabe que ele é o "Papaltine" :lol:


Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #5 em: Março 15, 2008, 11:27:16 pm »
Sim, sim. Quanto a ele todos sabem mesmo, até quem nunca viu Star Wars. :lol:

Embora eu não acredite que a igreja católica seja tão santa assim (a Inquisição já provou isso), gosto de acreditar em informações que têm fontes citadas, por mais tosca que ela possa ser. :dente:
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #6 em: Março 16, 2008, 01:34:42 am »
Isso do bento alguma-coisa (nunca decoro esses números) ser nazista (e ser o senador Palpatine :lol:) eu já sabia.
Já sabia também que o Papa Pio XII tinha negócios com o nazi-facismo, até pq sendo o Vaticano na Itália ele tinha que fazer esses acordos para se manter intacto...

Mas isso dos negros e nazismo eu não sabia mesmo.

Essa bobagens da história do Brasil até hoje me chocam...
Eu ainda me lembro quando descobri que a tão boazinha Tia Princesa Isabel, não libertou os tadinhos dos escravos só pq eles sofriam, mas por diversos interesse nacionais e internacionais.

Nessas horas que o velho ditado "de boas intenções o inferno tá cheio" realmente funciona.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #7 em: Março 16, 2008, 03:00:17 am »
Pois é, a do Papa Pio XII eu sabia também. Só não sabia o esquema de transformar nazistas em padres e similares, nem eu tinha parado pra pensar no motivo pros tesouros do Vaticano terem ficado intactos durante a II Guerra!  :bored:

Daí a gente faz uma associação daquelas e que faz sentido: Papa Bento CCCXVIID foi um dos beneficiados na transformação de Nazistas em "homens de fé". Não que as pessoas sejam proibidas de se arrependerem de seus erros, mas neste caso o fator de "conversão" foi mais interesse pra fugir de julgamentos do que qualquer outra coisa. :tsc:

Uma pena que ninguém investiga essas coisas por conta do medo de ser chamado de Neonazista ou Revisionista*.

* Revisionismo é um movimento que procura revisar a História, especialmente muitos fatos da II Guerra Mundial relacionados ao Holocausto e ao Nazismo. A maioria dos Revisionistas são Neonazistas, afirmando que Hitler não teve culpa alguma do Holocausto, pois este evento não aconteceu e, se ocorreu, Hitler não sabia dele. Tudo isto baseado no livro "O Drama Dos Judeus Europeus", de Paul Rassinier.

Paul Rassinier era um francês que fazia parte da resistência francesa e acabou sendo enviado para o campo de Buchenwald. Ao chegar lá, ele não encontrou câmaras de gás e concluiu que elas eram fruto da imaginação dos sobreviventes e fugitivos de outros campos. Só que ele não se tocou que Buchenwald ficava dentro da Alemanha e era um campo de concentração e de trabalho de forçados; a grande maioria dos campos de extermínio ficavam fora da Alemanha, sendo que a maioria ficava na Polônia (Treblinka e Auschwitz-Birkenau, os dois principais ficavam na Polônia, por exemplo). :bored:

Ou seja, mais um exemplo de que acreditar piamente no que se vê e negar o que se escuta pode se tornar uma bola de neve daquelas.
« Última modificação: Março 16, 2008, 07:48:32 am por Idril »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #8 em: Março 16, 2008, 06:50:25 am »
Aliás, achei uma foto de um japonês tosco, numa comunidade do Orkut. Está relacionada com a miscigenação de "raças" no exército nazista.

A foto é coisa recente. Provavelmente, o japa conseguiu o uniforme numa loja de militaria ou mandou fabricar uma réplica. Daí, el a vestiu e bateu uma foto, pitorescamente em preto e branco e com cara de que é uma foto recente.

O pior é ver gente acreditando que aquela foto é da época da II Guerra. :roll:



Quanto aos negros: Você acha pouquíssimos textos confiáveis sobre a perseguição nazista a negros, bem como sobre alguns soldados negros terem feito parte do Africa Korps ou WTF eles estavam fazendo nos exércitos nazistas! :dizzy:

Achei um texto no Museu Americano Em Memória do Holocausto (USHMM), falando um pouco sobre a discriminação que alguns negros sofreram naquela época em terreno alemão, bem como uma notícia recente do The Guardian sobre o primeiro memorial construído ao genocídio de negros feito pelo nazismo, que mais foi baseado na morte de um negro do que na de vários (Crica aqui)..

EDIT: Achei uma em português agora (a única também). É um texto que vale a pena ler e graças a ele, achei a primeira foto de um negro num campo de concentração nazista (Campo de Dachau):
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,675862,00.html

Corrigi algumas informações em duas mensagens minhas a respeito dos negros, pois FINALMENTE encontrei algumas informações que falam a respeito de perseguição nazista a negros!
« Última modificação: Março 16, 2008, 07:25:28 am por Idril »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #9 em: Março 19, 2008, 03:55:33 am »
Gente, como vocês não criam interesse em nada na SdP!!! Eu me mato ao criar tópicos que poderiam gerar grandes discussões, mas vocês simplesmente não postam ou não discutem; vocês preferem os tópicos sem conteúdo! :bored:

Isso é desanimador, gente!!!


Como sou insistente em certos momentos, eis mais um texto interessante e que só vem a acrescentar a temática deste tópico: a falta de conhecimento e a disseminação de ignorância sobre os fatos da II Guerra Mundial:

Nazismo: a conexão norte-americana
http://diplo.uol.com.br/2007-07,a1501
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Beleg Cúthalion

  • Arcoforte
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 326
  • Avaliação de posts: +47/-49
  • Sexo: Masculino
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #10 em: Março 19, 2008, 05:55:08 am »
Nossa eu acho a II Guerra Mundial interessante ( nao a desgraça das pessoas mas o tema, sou mt fã de historia ) mas a cada dia e topico da Idril se aprende mais.  Essas coisas de americanos apoiando o nazismoe talz é surpreendente.

É incrivel a diferença emtre oq se le nos livros de historia e a verdade obscura.

Offline Luinwen

  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1705
  • Avaliação de posts: +7/-3
  • Considere as aternativas
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #11 em: Julho 09, 2008, 01:05:12 am »
E o nazismo no Brasil, todo mundo fica caladinho, né? Getúlio Vargas era um grande simpatizante, chegou até a implantar algumas coisas por aqui que quando fiquei sabendo me arrepiou os cabelos, como queimar em cerimônia as bandeiras dos estados, pois a bandeira do país deveria ser única (nacionalismo...) - e claro que, com isso, diminuir o poder dos governadores...
"I´m shieldmaiden, and my hand is ungentle."

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #12 em: Julho 09, 2008, 01:35:32 am »
SIm, sim, não pdoemos nos esquecer do nazismo no Brasil e a imensa simpatia de Getúlio Vargas por esta ideologia.

Getúlio só ficou contra o Nazismo após uma jogada da Inglaterra e dos EUA, que criaram uma carta falsa assinada por Hitler aonde o führer chamava os brasileiros de "macacos" e outras coisas mais.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #13 em: Julho 09, 2008, 03:52:05 am »
Achei que tinha sido aquela história do submarino alemão que destruiu um navio brasileiro ou algo do tipo.
E ainda teve alguma outra coisa por trás disso que não lembro agora, nem lembrava dessa história da carta.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #14 em: Julho 09, 2008, 05:53:11 am »
A história do submarino provavelmente foi apenas uma jutificativa plausível que "arranjaram".
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica: