Autor Tópico: [Brasil] Correios  (Lida 3664 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
[Brasil] Correios
« em: Fevereiro 16, 2007, 12:04:54 pm »
Eu fico brava quando alguém me diz que os Correios é a única instituição pública que funciona neste país.

Já vivi situações muito constrangedoras e chatas com esse nosso (ine)ficaz serviço de postagem. E vou listar algumas.

Em junho do ano passado, recebi um Aviso de Recebimento de um SEDEX a cobrar com o prazo quase expirado (recebi na véspera do último dia para retiada do produto) e de noite, pra piorar. Se já não bastasse esse atraso, tive que sair do tabalho uma hora mais cedo (17:00) pra conseguir retirar o SEDEX (não tinha ninguém que pudesse fazer isso por mim) antes da agência que serve a minha casa fechar. RESULTADO: Fiquei até 19:40 na agência devido a um erro grotesco de um funcionário, que passou por outro usuário que não deu a minima pro erro e que acabou prendendo o produto na agência, comigo lá, uma vez que não era possível liber o roduto devido esse erro.... E o PIOR é que os Correios simplesmente não buscam uma outra alternativa que facilite a vida do cliente e nem possuem um sistema eficaz pra evitar erros estúpidos como foi o meu caso.  :gen:

Vira e mexe tem atraso em algumas correspondências, em especial contas. Todos nós daqui de casa já verificamos se era ulpa da portaria do condomínio, mas constatamos que 70% dos atrasos é de responsabilidade dos Correios.  :gotinha:

Com relação a SEDEX simples, não tenho nada a reclamar. Recebi todos normalmente até hoje. Encomendas Normais com prioridade tambem chegaram sem atrasos.  Ponto a favor dos Correios. =]

E agora estou vivendo aquele momento de suspeita total, de desconfiança e de expectativa com relação ao serviço dos Correios quando o assunto é Encomenda Internacional. Efetuei uma compra no exterior, via internet, no começo deste mês. A mercadoria foi despachada e vai chegar aqui via Correios. O prazo estipulado é de 10 dias úteis pro produto entrar no Brasil e de 15 a 20 dias uteis para que eu receba a mercadoria (o Aviso de Recebimento, creio). A mecadoria já está em nosso país, mais especificamente lá no Rio de Janeiro, chegando dia 12 deste mês, no sexto dia dos dez pra entrar no país, ou seja, tá no prazo. Só não entendo o motivo da tamanha demora pra mandarem o produto pra cá, São Paulo, e tô desconfiada que vou receber um Aviso de Recebimento me obrigando a retirar o produto na agência  (e a pagar algo a mais :¬¬:) e isso vai chegar no talo, no limite, me causando mais dor-de-cabeça com os Correios.  :dead:

E pra ajudar a piorar a minha ansiedade, encontrei este texto durante uma busca. Vale a pena ser lido:
http://www.cfgigolo.com/archives/2006/07/decepcao_correios.html
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
Re: [Brasil] Correios
« Responder #1 em: Fevereiro 16, 2007, 12:18:53 pm »
Isso sem contar os cartões de Natal que ainda não chegaram :humpf2:
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Brasil] Correios
« Responder #2 em: Fevereiro 17, 2007, 12:38:04 am »
Eles vão chegar só no Natal deste ano, Isa. Fica sussa! :roll:
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
Re: [Brasil] Correios
« Responder #3 em: Fevereiro 17, 2007, 02:34:29 am »
Ah, sim, claro =]
O engraçado é que a Feanari colocou o dela no correio num dia e no dia seguinte eu recebi...
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: [Brasil] Correios
« Responder #4 em: Fevereiro 17, 2007, 04:14:15 am »
É, a coisa é chata mesmo, especialmente quando se trata de enviar/receber coisas para/de outros estados. Tudo bem que eu estava enviando como Carta Social, pagando 1 centavo, mas 2 cartas minhas sumiram sem deixar vestígios e nunca chegaram ao seu destino ou voltaram para minha casa.

De resto, nunca tive graaandes problemas. Os atrasos daqui são só e exclusivamente culpa do Condomínio.

Offline Bubosh

  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 904
  • Avaliação de posts: +6/-2
  • Sexo: Masculino
Re: [Brasil] Correios
« Responder #5 em: Fevereiro 17, 2007, 06:41:06 am »
Citação de: Idril
E o PIOR é que os Correios simplesmente não buscam uma outra alternativa que facilite a vida do cliente e nem possuem um sistema eficaz pra evitar erros estúpidos como foi o meu caso. 

Primeiro porque é um órgão pública e segundo que não há concorrência, então não tem necessidade de eles melhorarem o serviço.


Citação de: Idril
Vira e mexe tem atraso em algumas correspondências, em especial contas. Todos nós daqui de casa já verificamos se era ulpa da portaria do condomínio, mas constatamos que 70% dos atrasos é de responsabilidade dos Correios. 

Aqui em casa aconteceu isso com o IPTU. E agora entrou na dívida ativa (acho que é assim que eles falam quando passa o dia) e nenhum banco ou lotérica recebe, ou seja, minha mãe vai ter que ficar na fila enorme da prefeitura para pagar uma conta que não chegou no dia por erro dos correios.

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: [Brasil] Correios
« Responder #6 em: Fevereiro 17, 2007, 07:25:06 am »
Primeiro porque é um órgão pública e segundo que não há concorrência, então não tem necessidade de eles melhorarem o serviço.

Isso é verdade. Se houvessem outras opções para o envio de cartas, o serviço seria beeem melhor. E mais barato, para encomendas ou transporte de coisas maiores. É a concorrência e taus.

Capitalismo comanda.  :dance2:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: [Brasil] Correios
« Responder #7 em: Fevereiro 17, 2007, 12:43:27 pm »
A ECT tem concorrência sim. Tem a FEDEX, a DHL (que só perde pro prórpio Correios), a Logistech, a Flash Courrier; A TNT era concorrente, mas resolveu unir-se a ECT e hoje opera o serviço de Sedex Mundi. E têm as transportadoras e motoboys, que podem cobrar menos que o serviço cobrado pelos Correios para se efetuar uma entrega simples ou outras maiores.

O problema todo é que essas opções não tem um marketing forte e agressivo o suficente pra quebrar a forte imagem que os Correios tem entre os consumidores. Sem falar que a preferência toda é dos Correios, eles tem um monopólio garantido (o que gera liderança no mercado), além de ser um serviço público (governo federal do lado deles), ter milhares de agências, etc. Logo, todo o serviço de postagem é mais fácil de ser entregue pelos Correios do que por outros serviços particulares. :neutral:

Têm outro fator também: os Correios intimidam a concorrência através de ações na justiça, notificações da PF e o escambal, pois existe uma lei de 1978 que garante o monopólio postal a ECT. Só que parece que a Constituição de 1988 anula essa lei.... É uma confusão lascada!
« Última modificação: Fevereiro 17, 2007, 01:02:08 pm por Idril »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica: