Autor Tópico: Metallica  (Lida 9555 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Metallica
« em: Setembro 25, 2006, 04:24:17 am »
Metallica é uma banda que com certeza marcou profundamente o cenário do metal. Para alguns, é a maior banda de metal que já houve, além de ser responsável por levar o estilo ao topo das paradas como nenhuma outra banda anterior. Se isso foi bom ou mau, é outra história.

A história da banda começa em 1980, quando James Hetfield (vocais e guitarra) e Lars Ulrich (bateria) se juntam para gravar a demo tape "No Life 'til Leather". Influenciados por bandas como o Venom, desde o início po obketivo era constgruir algo extremo, bem ao estilo thrash metal. Nesse início de carreira, eles contavam com o guitarrista Dave Mustaine e o baixista Ron McGovney. Porém McGovney saiu da banda em 1982 por causa de desavenças com Mustaine. No lugar de McGovney entrou Cliff Burton, que até os dias atuais é considerado um dos baixistas mais importantes do cenário musical. Pouco depois, foi a vez de Dave Mustaine sair da banda, sendo expulso em 1983, e acabou fundando o Megadeth mais tarde. Para o lugar de Mustaine foi chamado Kirk Hammet.

Com essa formação, eles gravaram o primeiro álbum, Kill 'em All, em 1983. Um marco na história o thrash metal:



Pela primeira um álbum de thrash alcançava repercursão na mídia especializada. Agressivo do início ao fim, com um James sem técnica vocal, e com performances instrumentais rápidas, os destaques desse álbum são Anesthesia, com um solo de baixo sensacional de Cliff, Metal Militia, Motorbreath e Seek and Destroy.


Em 1984 vem o segundo álbum, Ride The Lightning:



A agressividade do álbum diminuiu pouco do 1º álbum, e em compensação as letras são mais trabalhadas. Tratando de temas como guerra, suicídio e pena de morte, esse album contém muitos dos maiores clássicos da banda, como as geniais: Fight Fire With Fire, Ride The Lightning, For Whom the Bell Tolls, The Call of Ktulu, e a "balada" Fade to Black.
Fade to Black inclusive foi alvo de muitas controvérsias. Muitas pessoas acusavam o Metallica de fazer "apologia ao suicídio" na letra da música, quando na verdade era o contrário: a música retrata as dificuldades e o desespero de quem está pretendendo suicidar-se, colocando que a própria pessoa deve se ajudar. Rolam histórias de que algumas pessoas teriam "abortado" o suicídio após ouvir a música.

Na seqüência, em 1986, temos o primoroso Master of Puppets:



O som do Metallica torna-se cada vez mais elaborado, sem perder sua agressividade. O álbum possui uma temática que aborda a dependência de drogas e a loucura. Os destaques do álbum são: Battery, Master of Puppets, Welcome Home, e a épica Orion, uma obra prima instrumental.

Durante a turnê do Master, aconteceu uma tragédia que quase encerrou as atividades da banda. Um acidente com o ônibus da banda vitimou fatalmente o baixista Cliff Burton. Cliff já atingira um estágio de idolatria e genialidade entre os fãs da banda e do baixistas em geral, e esse foi um golpe muito forte para a banda. Porém a banda decidiu prosseguir, chamando o baixista Jason Newsted. Apesr de ser considerado pela maioria como inferior à Cliff, Jason deu conta do recado muito bem, e a banda resolveu apresentar o novo integrante com o EP "Garage Days Re Revisited", com covers de outras bandas.

Em 1988 é lançado o álbum ...And Justice for All:



Nesse álbum, a banda atingiu o seu ápice de técnica e elaboração. Com composições longas e letras geniais, esse álbum é uma dura crítica à mídia, aos sistema judiciário e político, à guerra, às atitudes do homem em geral. A banda já não está tão thrash quanto antes, mas o som continua pesado. Enquanto aguns fãs vêem nesse álbum o melhor da banda, outros criticam a mudança. Independente da opinião a respeito de estilo, o álbum éuma verdadeira obra prima. Os destaques ficam para Blackened, Eye of the Beholder, a linda To Live is To Die, e a famosíssima One, que foi a primeira música da banda a possuir um clipe.

Em 1991, a banda lança o álbum Metallica, ou Black Álbum, para alguns:



Esse álbum é digno de muitas opiniões diversas entre os fãs. Para alguns, é uma prova cabal de que o Metallica tornara-se popular, enquanto outros colocam que o álbum é um marco positivo da banda. De fato, o Black Álbum atingiu a surpreendente marca de 10 milhões de cópias, consagrando-se em toda a mídia. O álbum perdeu muito de sua agressividade original, e até mesmo a técnica do And Justice decaiu um pouco, mas esse ainda pode ser considerado como um bom álbum, ainda mais com músicas tão boas quanto Nothing Else Matters, The Unforgiven, Of Wolf and Man e My friend of Misery. Mas a música que atingiu mais sucesso desse álbum foi a não tão boa Enter Sandman.

Após uma tunê gigantesca e 5 anos depois, a banda lança o criticado Load, em 1996:



O Load é o álbum onde os fãs já descontentes com o Metallica tiveram a certeza de que a banda já não era mais a mesma. Duramente criticado, o álbum possui uma sonoridade totalmente diferente dos trabalhos anteriores, sendo que não há nada mais de thrash. Apesar disso, algumas músicas ficaram bem famosas e caíram no gosto popular, como Hero of The Day, Mama Said, Until it Sleeps e Bleeding Me. São músicas belas, mas com certeza já não é mais o mesmo Metallica, famoso por sua agressividade e estilo marcantes.

Como espécie de promessa aos fãs em fazer um álbum mais agressivo, é lançado na seqüência o Reload, em 1997:



Apesar de ser de fato um pouco mais agressivo, o álbum não foi poupado de críticas pesadas. O Metallica continuava "irreconhecível", e alinha básica do Load não mudou. Onde estavam o thrash e as melodias altamente elaboradas?
Destaques (?) ficam por conta de The Unforgiven II, The Memory Remains, Low Man's Lyric, e a grudenta Fuel.

Em 1998 a banda lançou o "Garage Inc", só com de covers de várias bandas, como Motörhead, Black Sabbath, Mercyfull Fate, Misfits, entre outras.
Em seguida, em 1999, veio o "S&M", álbum ao vivo gravado com a Sinfônica de São Francisco, contendo os maiores sucessos da banda. De fato, serviu para os fãs se esquecerem um pouco dos fracassos anteriores, já que as composições em geral ficaram muito boas.

Em 2001 Jason Newsted abandona a banda, depois de se desentender com James e Lars. O Metallica inicou então a gravação de um novo álbum, com o produtor Bob Rock ( :humpf2:) no baixo. É uma época muito conturbada para os membros da banda, inclusive com tratamentos psicológicos.
Em 2003 o baixista Robert Trujillo (ex-Ozzy e ex-Suicidal Tendences) entra para a banda, e no mesmo ano é lançado o álbum que é considerado pela maioria como o fundo do poço para o Metallica: St. Anger



Tipo, eu preciso mesmo falar dessa m... ?
Apesar do sucesso comercial, o som da banda ficou horrível, em uma tentativa patética de voltar com sonoridade pesada. Bateria (bateção de lata?) estranha e ausência de solos de guitarra conquistaram o desprezo total dos antigos fãs da banda.


Para o ano que vem, o Metallica já está prouzindo um novo álbum. O que vem por aí? Mais tragédia? Ou algo que possa fazer com que os antigos fãs voltem a demonstrar respeito pela banda?
Por enquanto já foram divulgadas duas músicas gravadas em shows, que mostram que ao menos a bateria voltou a melhorar, assim como os solos de guitarra. Resta-nos esperar.

Offline Húrin

  • Dead Winter Dead
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 296
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Metallica
« Responder #1 em: Setembro 25, 2006, 08:05:53 am »
Ótima banda. =]
Ótimo post. =]
E eu até gosto dos hits do Load/Reload. =]
E Megadeth é melhor. =]

I've lost my way, kneel down and pray
It all decays, it takes me down, down, down
Like the minister said, like the minister said
Where this all has led...dead winter dead

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Re: Metallica
« Responder #2 em: Setembro 25, 2006, 08:09:23 am »
E Megadeth é melhor. =]

Não para mim. =]

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: Metallica
« Responder #3 em: Setembro 25, 2006, 08:20:19 am »

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Metallica
« Responder #4 em: Setembro 25, 2006, 08:27:58 am »
Eu gosto bastante de Metallica!!
O album Metallica (que eu demorei um tempão p/ me tocar q é o mesmo que Black Album :dente:) e o reload são fantásticos...

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Metallica
« Responder #5 em: Setembro 25, 2006, 08:50:00 am »
Não gosto de comparar Megadeth e Metallica, mas acho o som do Blind Guardian, ao menos no "Follow The Blind", bem parecio com a fase inicial do Metallica. :lol:

Enfim, Metallica pra mim acabou após o sucesso de ...And Justice For All.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Húrin

  • Dead Winter Dead
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 296
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Metallica
« Responder #6 em: Setembro 25, 2006, 09:40:46 am »
E Megadeth é melhor. =]

Não para mim. =]
Claro que não. EU defino o que é bom e o que é ruim. E o que é melhor e o que é pior.
E Megadeth É melhor que Metallica.
Pronto.

 :idril:

I've lost my way, kneel down and pray
It all decays, it takes me down, down, down
Like the minister said, like the minister said
Where this all has led...dead winter dead

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Re: Metallica
« Responder #7 em: Setembro 25, 2006, 12:11:06 pm »
Claro que não. EU defino o que é bom e o que é ruim. E o que é melhor e o que é pior.
E Megadeth É melhor que Metallica.
Pronto.

 :idril:

 :uhum:



Se for comparar com os últimos álbuns deles, realmente, muitas bandas superam os caras. Mas os 4 primeiros álbuns deixam muita coisa no chinelo.

Offline aurora

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 32
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Feminino
Re: Metallica
« Responder #8 em: Setembro 28, 2006, 09:31:07 am »
Apesar de nao ouvir mais o Metallica tanto quanto antes, ainda é uma das minhas bandas preferidas. Ouço desde sempre o Master of Puppets, Justice for All e Ride the Lightning por causa do meu pai.
A banda mudou bastante com o tempo, mas isso deve ser encarado como uma evolucao. Os integrantes da banda mudaram como pessoas nesses anos todos, nao tinha como continuarem a fazer o mesmissimo som pra sempre né?
Sou doente pelo Black Album e pelo Load mas nao chego ao extremo de gostar do St. Anger. Pra outras bandas ate seria uma boa, mas isso NÃO É METALLICA.
E acho que até o James ( :grinlove:) e companhia perceberam isso! Esse mês passou na mtv um show que eles fizeram na Alemanha e eles só tocaram primórdios, entao acho que ainda existe uma esperança para os fãs!!
1 : 0,02 = 50

Impressionante, não?