Autor Tópico: Por quê há números representados por Tengwar?  (Lida 5139 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Por quê há números representados por Tengwar?
« em: Março 22, 2008, 08:31:15 am »
Estava vendo as tabelas das tengwar no livro "Explicando Tolkien", do R. Kyrmse, e pintou uma dúvida: se as letras élficas tengwar representam fonemas - e daí a diferenciação quando se escreve "e" ou "é" numa palavra, p. ex., como um traço diagonal e dois pontos, respectivamente - por que há números representados por tengwar? Não tem como pronunciar o símbolo "2", se não dizendo "dois" (união de 4 letras e 4 fonemas), pois este não possui fonema próprio.
Como se explica isto?
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Círdan

  • O Armador
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 420
  • Avaliação de posts: +39/-34
  • Sexo: Masculino
  • Rock & rolling
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #1 em: Março 22, 2008, 08:51:37 am »
Talvez, esse números não sejam necessariamente tengwar, se é que me entende.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #2 em: Março 22, 2008, 08:55:13 am »
Não. São descritos como algarismos tengwar.
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Círdan

  • O Armador
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 420
  • Avaliação de posts: +39/-34
  • Sexo: Masculino
  • Rock & rolling
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #3 em: Março 22, 2008, 08:58:12 am »
Então de fato é uma coisa confusa. Se os números fossem pronunciados como fonemas únicos isso poderia ser explicado. Qual é a definição exata de Tengwar?

Offline Beleg Cúthalion

  • Arcoforte
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 326
  • Avaliação de posts: +47/-49
  • Sexo: Masculino
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #4 em: Março 22, 2008, 11:26:50 pm »
Talvez nao sejam tengwars foneticos, e sim apenas forma de representaçao  :think:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #5 em: Março 23, 2008, 02:20:35 am »
Eu acho que é somente por conta da funcionalidade, oras. Realmente, as Tengwar (que já um plural, Beleg, seu singular é Tengwa) representam "sons"  e no caso dos números não faria muito sentido utilizá-las. Porém, como aquele era o modo de escrita vigente, de que outra forma se poderia representar esses números? Escrevendo por extenso é que não, né? Imagine como seria para representar um determinado ano, num registro qualquer: "três mil quatrocentos e cinqüenta e dois"... Meio inviável de escrever com as tengwar dos fonemas, não acha?

O que pode ser que haja, e isso eu não faço a menor idéia, é uma outra denominação para as "tengwar de números", que não seja "tengwar" mesmo.

Offline Círdan

  • O Armador
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 420
  • Avaliação de posts: +39/-34
  • Sexo: Masculino
  • Rock & rolling
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #6 em: Março 23, 2008, 02:27:51 am »
Concordo plenamente com Alassë. A final, não há nada mais óbvio ou prático do que símbolos (tengwar) para números.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #7 em: Março 23, 2008, 10:40:45 am »
Talvez seja praticidade mesmo, eu concordo. Mas não entendi porque o Kyrmse coloca no livro dele exatamente como "tengwar". Nunca reparei algum trecho que o Tolkien tenha escrito com os algarismos: há informações a respeito para esses símbolos dos números? O Tolkien apresenta em algum livro (pode ser que tenha, mas não me vem à memória no momento)?

Mas também podem ser compreendidos como símbolos tengwar não-fonéticos, mas funcionais. :think:
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #8 em: Março 23, 2008, 12:58:36 pm »
Hum, realmente, não lembro de ter visto os numerais "tengwar" em lugar nenhum "oficialmente". Só os conheço pelo "MTP" do Kyrmse, que distribuíram numa palestra que ele deu na Bienal do Livro em SP em 2002. Será que ele mesmo quem inventou?

Offline Círdan

  • O Armador
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 420
  • Avaliação de posts: +39/-34
  • Sexo: Masculino
  • Rock & rolling
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #9 em: Março 23, 2008, 11:08:14 pm »
Talvez seja praticidade mesmo, eu concordo. Mas não entendi porque o Kyrmse coloca no livro dele exatamente como "tengwar". Nunca reparei algum trecho que o Tolkien tenha escrito com os algarismos: há informações a respeito para esses símbolos dos números? O Tolkien apresenta em algum livro (pode ser que tenha, mas não me vem à memória no momento)?

Mas também podem ser compreendidos como símbolos tengwar não-fonéticos, mas funcionais. :think:

Nunca ví também tal textos. Mas não se deve esquecer a importância dos números na história da TM, com certeza os elfos já precisaram escrever com números. A final, o Anel é Um....  :dente:

Offline Beleg Cúthalion

  • Arcoforte
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 326
  • Avaliação de posts: +47/-49
  • Sexo: Masculino
Re: Por quê há números representados por Tengwar?
« Responder #10 em: Março 24, 2008, 12:40:02 am »
Realmente textos assim se existentes sao raros por aqui.  :dead: