Autor Tópico: História dos Botecos  (Lida 14290 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Luinwen

  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1705
  • Avaliação de posts: +7/-3
  • Considere as aternativas
História dos Botecos
« em: Março 31, 2006, 05:14:18 am »
Artigo obtido no Msn-Brasil. Coloco o link,m mas como não sei se ele vai continuar no site, transcrevo o texto abaixo.
http://www.msn.com.br/diversao/baladas/extra/

Um bom papo com cerveja gelada e petiscos

Você sabe o que é uma "pequena venda tosca onde servem bebidas"? Já ouviu falar de "birosca"?

Bem, essa definição é encontrada no dicionário para o termo "boteco". Desde o século passado, estes estabelecimentos estão espalhados por todas as cidades do país, e a cada dia que passa, surgem mais botequins em "cada esquina".

São verdadeiros pontos de encontro entre amigos e pessoas que simplesmente buscam passar o tempo com uma boa conversa, que acontece entre a famosa cervejinha gelada e as tradicionais porções de petiscos.

Se você já é um grande freqüentador, quer conhecer um pouco da origem, ou apenas procura algumas dicas sobre os principais botecos do Brasil, confira este especial.

Botequeiros, fiquem à vontade e "não passem a régua" antes da "saideira" chegar.

Informalidade e tradição

Muitas pessoas freqüentam "botecos" sem saber realmente o que significa este termo, ou até mesmo como se definem estes lugares.

Pois bem, a palavra "boteco" surgiu da abreviação de "botequim", que teve sua origem em um outro termo: "botica".

Segundo o dicionário Houaiss, sua definição é: "pequena venda tosca onde servem bebidas, algum tira-gosto, fumo, cigarros, balas, alguns artigos de primeira necessidade, geralmente situado na periferia das cidades ou à beira de estradas".

Antigamente, os botecos eram caracterizados por venderem diversos produtos e serem um ponto de encontro entre os fregueses. Já no início do século XX, os proprietários passaram a oferecer aperitivos e bebidas aos clientes, como forma de agrado.

Vistos como um espaço de socialização e entretenimento, eles passaram a ser freqüentados pelo público masculino e aos poucos foram deixando de ser um local apenas para compras rápidas. Posteriormente, os botecos também passaram a receber as mulheres.

Independente de beira de estradas ou periferia, o que se vê hoje é a tradição que esses bares ainda mantêm. Alguns preservam a imagem de um local mais simples e antigo e preparam suas refeições da mesma forma como se fazia no início do século. Há aqueles que oferecem um atendimento personalizado, e outros que atualizaram seus cardápios, se modernizando.

Estes novos tipos de estabelecimentos possuem um estilo de "boteco elitizado", freqüentado muitas vezes por jovens de classe média alta e estudantes universitários.

Além das bebidas e petiscos, outra grande característica da identidade dos botequins é o happy hour. Depois de um dia estressante, os trabalhadores se juntam para tomar uma cervejinha e relaxar. Para muitos, uma parada quase que obrigatória.

É praticamente impossível sentar no balcão e não experimentar também um petisco. Pastel, coxinha, peixe frito, bolinho de bacalhau, amendoim, acepipes ou qualquer outro tipo de tira-gosto compõem o cenário, junto com a clássica decoração e a cerveja gelada.

O lema dos "botequeiros" de plantão é curtir o ambiente, comer as variadas porções e beber acompanhado dos amigos, jogando conversa fora.

Um brinde à conversa de bar - antes de pedir a "saideira", ou melhor a "ficadeira", e "passar a régua" - como muitos preferem dizer.

« Última modificação: Dezembro 14, 2011, 12:29:55 am por Alassë »
"I´m shieldmaiden, and my hand is ungentle."

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Hitório dos Botecos
« Responder #1 em: Abril 30, 2006, 11:13:24 am »
Bom artigo, hein, Lu! Seria mais completo se fizessem visitas a botecos, contassem suas histórias e tudo o mais.

Mas enfim, boteco é a melhor saída na falta de grana, além de serem locais agradáveis até para encontrar amigos e jogar uma conversa fora - existem botecos e botecos, alguns ruins para esse tipo de encontro. Não sou de ficar indo em botecos todos os dias ou de finais de semana; raramente saio pra beber num local desses com os amigos, o que é uma pena... beber sozinha é um porre!
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica: