Autor Tópico: Estrangeirismos: "Nem todos os termos têm tradução", diz gramático  (Lida 4005 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Estrangeirismos: "Nem todos os termos têm tradução", diz gramático

Citação de: Zero Hora
O principal argumento do deputado Raul Carrion, ao defender seu projeto de lei contra o uso de estrangeirismos, é rechaçado pelo gramático Claudio Moreno. O parlamentar afirma que a lei se faz necessária para proteger o idioma e evitar a subjugação do português ao inglês. Já o professor alega que a língua não desaparecerá pela incorporação de palavras de origem estrangeira.

— A língua portuguesa não precisa de defesa — garante o professor.

Infelizmente nessa notícia não veio bem elaborado tudo o que foi discutido na entrevista (ou, talvez, discussão) entre o deputado e o professor, que o Tilion me contou que assistiu na noite de ontem. Trata-se de projeto de um deputado estadual do RS, rebatido com vários argumentos pelo também gaúcho prof. dr. Claudio Moreno.

Talvez eu seja suspeita para opinar, porque admiro infinitos o prof. Moreno e consulto pelo menos uma vez por semana seu site, que tira minhas dúvidas de uma maneira simples e concisa, sempre (além de ter comprado sua coleção de livros de gramática :grinlove:). E também porque odeio esses políticos que não têm mais o que fazer. Já não basta sugarem o nosso dinheiro, ainda vêm com esses projetos que só enchem o saco e/ou prejudicam?

Espero realmente que o governador do estado não aprove essa insanidade, porque a Assembléia legislativa do RS já o fez.
Nos faz lembrar aquele outro (por sinal, do mesmo partido, PCdoB), que levantou essa discussão em nível nacional...

Offline Tilion

  • Robin Hood
  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 592
  • Avaliação de posts: +16/-2
  • Sexo: Masculino
  • Keep Yourself Alive
Re: Estrangeirismos: "Nem todos os termos têm tradução", diz gramático
« Responder #1 em: Abril 21, 2011, 05:45:10 pm »
O que é ainda mais dantesco é isso ter sido aprovado em peso pelos deputados do PT, que é de esquerda, e um projeto desse tipo, preocupado com a "pureza" da língua, é algo notoriamente de direita, particularmente fascista, sendo que o próprio Mussolini tinha um projeto desse com relação ao italiano, a direita francesa tem um para o francês, Franco tinha para o espanhol, projetos do tipo são apoiados pela direita alemã, etc.

Parece que a esquerda gaúcha não andou fazendo as lições de História – assim como não fez as de Português, é claro.
« Última modificação: Abril 21, 2011, 05:47:50 pm por Tilion »
Alassë :grinlove:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Estrangeirismos: "Nem todos os termos têm tradução", diz gramático
« Responder #2 em: Abril 21, 2011, 05:48:59 pm »
Como eu li num comentário: escrever em inglês não pode, mas em português errado, sim. Claro, pois banir estrangeirismos é muito mais importante do que educar o povo.