Autor Tópico: [Brasil] No Brasil, debate sobre aborto intensifica-se  (Lida 1229 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
[Brasil] No Brasil, debate sobre aborto intensifica-se
« em: Março 29, 2009, 02:05:19 »
No Brasil, debate sobre aborto intensifica-se à medida que aumentam casos de abusos contra meninas

A sala de espera do Hospital Pérola Byington lembra sob vários aspectos um pequeno parque infantil. Garotas brincam no piso frio ou balançam-se para frente e para trás de maneira hiperativa em cadeiras de plástico, enquanto as suas mães olham com a expressão triste para o painel digital de números vermelhos na parede, que indica a vez de cada uma na fila.

Mas esta é uma clínica de saúde para mulheres, especializada no tratamento de vítimas da violência sexual. Dos 15 casos do gênero que o hospital atende em média a cada dia, quase a metade envolve crianças de menos de 12 anos.

(...)

A ação dos médicos gerou uma onda de controvérsia. Um arcebispo brasileiro excomungou sumariamente todos os envolvidos - os médicos por terem realizado o aborto e a mãe da mulher por ter permitido a operação -, exceto o padrasto, que é acusado de ter estuprado a menina durante vários anos.

"A lei de Deus está acima de qualquer lei humana", disse José Cardoso Sobrinho, o arcebispo, que argumentou que, embora o estupro tenha sido ruim, o aborto foi ainda pior.


(...)

Há 20 anos, o Brasil contava apenas com um centro para a realização do aborto. Hoje, além das 55 clínicas que fazem aborto, cerca de 400 outras tratam pacientes que foram vítimas de abuso sexual.

"Ainda não é suficiente", afirma Beatriz Galli, advogada de direitos humanos da Ipas, uma organização que exerce pressões pela expansão dos direitos reprodutivos da mulher. A maioria das clínicas financiadas pelo Estado fica em capitais que, em certas regiões, só podem ser alcançadas após uma viagem de barco de até 11 horas de duração, e elas encontram-se concentradas na região sudeste, que é a mais rica do país.

(...)

O acesso às clinicas legais de aborto é um desafio. A menina de nove anos de Alagoinha procurou ajuda médica após reclamar de dores. Mas, como não havia um centro legal de aborto perto da sua casa, ela teve que ser levada a uma clínica pública em Recife, a 225 quilômetros da sua cidade. Lá, os médicos afirmaram que o útero dela era muito pequeno para abrigar um bebê, e muito menos dois.

(...)

Aqui no Hospital Pérola Byington, os médicos dizem que os abortos são muitas vezes necessários para proteger a vida das vítimas da violência sexual. Dos 47 abortos que o hospital realizou no ano passado, 13 foram feitos em garotas de menos de 18 anos de idade, todas elas vítimas de estupro.

Segundo os médicos da clínica, em mais de 80% dos casos, pais e padrastos cometeram abuso sexual.




LEIAM TUDO E ASSISTAM O VÍDEO EM: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/03/28/ult574u9257.jhtm


« Última modificação: Março 29, 2009, 02:15:01 por Idril »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Brain

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 72
  • Avaliação de posts: +1/-0
  • Sexo: Feminino
Re: [Brasil] No Brasil, debate sobre aborto intensifica-se
« Responder #1 em: Março 31, 2009, 06:51:15 »
Nossa, vcs estão advinhando nossas discussões??

Outro dia eu, Prov e um amigo nosso ficamos discutindo isso.
Bom, os argumentos foram grandes e não chegaram a lugar nenhum pq insistimos em ficar no "eu acho que sim" "eu acho que não", mas resumindo: Eu sou a favor, contanto que seja feito bem no princípio pq isso já acontece na ilegalidade resultando em várias sequelas para as mulheres e, afinal, a mulher é dona de seu corpo pra escolher o que faz com ele e fim.
Ninguém pode me impedir de fazer uma tatuagem, pôr um brinco, me cortar um dedo ou fazer um aborto.
Are you pondering what i'm pondering?