Autor Tópico: [Geral] Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)  (Lida 7845 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #15 em: Agosto 14, 2008, 09:22:41 am »
Tou vendo que até o final deste post eu vou levar umas bordoadas na cabeça, mas vamos lá.

Em primeiro lugar, eu não gosto muito dessa história de dividir o mundo entre o lado bom e o lado mau. O nazismo foi sim um movimento com conseqüências terríveis, porém foi fruto de um momento histórico-social único. Vale lembrar, também, que diversas guerras e vários ditadores mataram bem mais do que o nazismo. As próprias bombas nucleares, por exemplo, destruiram cidades inteiras e foram lançadas por uma das civilizações mais respeitadas internacionalmente. Seiq ue isso não justifica nada, mas vale para comparar proporções.

Quanto aos negros, eu pergunto: qual seria a porcentagem de negros na Alemanha lá na época do nazismo? Digo, havia muitos motivos para se perseguir povos que iam além das justificativas de superioridade racial (judeus eram ricos, por exemplo, e o dinheiro tomado deles foi bem vindo). Agora, quantos negros haviam por lá? Os negros são tão poucos na Alemanha hoje em dia, quanto mais naquele tempo! Deviam poucos e ocupar importância pequena num contexto mais amplo, um grupo minúsculo demais para valer uma perseguição sistemática (considerando uma possível visão nazista).

Btw, vale lembrar que a raça ariana não tem nada a ver com loirinhos de olho azul. Hitler mesmo era moreno. Até os povos com cara de árabes (como iranianos) são considerados arianos, eu acho. Vejam uma nota osbre isso da wikipédia:

Citar
Os etnólogos do século XIX propuseram que todos os povos europeus de raça branca eram descendentes do antigo povo ariano.

Até onde eu sei, os negros eram perseguidos sim, mas eram poucos em relação aos outros povos que os nazistas odiavam.

Ah, o Brasil nunca teve nazismo, teve movimentos facistas. Nazismo é o facismo da Alemanha. E esse lance de armação dos EUA é papo furado. Houve um monte de estratégias envolvidas na escolha de um posicionamento pelo Brasil.

Gente, eu sei que posso parecer um pouco a favor da nazismo, mas não tem nada a ver. Eu simplesmente não consigo ver um mundo preto-no-branco. As coisas são mais  complexas do que um monte de gente que resolveu ser malvada ao mesmo tempo e perseguir coitadinhos.

Trazendo a discussão para os dias atuais, eu acredito que não tolerar intolerância é, paradoxalmente, uma forma de intolerância. As pessoas devem ser livres para se expressar, mesmo que elas expressem o desejo de matar meio mundo. Contanto que tudo permaneça na especulação, na expressão, todo mundo está em seu direito.

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [Geral]Falta de Conhecimento dissemina discriminação (e ignorância)
« Responder #16 em: Agosto 14, 2008, 11:48:31 am »
Citar
Em primeiro lugar, eu não gosto muito dessa história de dividir o mundo entre o lado bom e o lado mau. O nazismo foi sim um movimento com conseqüências terríveis, porém foi fruto de um momento histórico-social único.
De fato, um país falido, cheio de interdições por causa da derrota na 1º GM, inflação em coisa de 1000% (não é exagero, é bem por aí mesmo). Tudo o que aconteceu é justificável do ponto de vista caótico alemão da época. De fato essa coisa de bom e mal é propaganda histórica, até porque são conceitos mutáveis, mas dada a cultura ocidental atual (de forma predominante, porque há diversificação de pensamento) o nazismo foi ruim ponto.

Citar
Vale lembrar, também, que diversas guerras e vários ditadores mataram bem mais do que o nazismo. As próprias bombas nucleares, por exemplo, destruiram cidades inteiras e foram lançadas por uma das civilizações mais respeitadas internacionalmente. Seiq ue isso não justifica nada, mas vale para comparar proporções.
E a gente julga como erro do mesmo jeito. Não posso falar muito de forma geral, porque não conheço a opinião popular (só posso supor, mas sem muita base real), mas a maioria, senão todas, as pessoas que eu conheço que falam mau do nazismo metem o pau na bomba A, na invasão ao Afeganistão e etc. EUA é um país economicamente, militarmente e politicamente importante demais para as nações amigas/aliadas/dependentes se posicionarem contra firmimente, mas suponho o povo desaprova. Exceto por eles próprios creio.

Citar
Quanto aos negros, eu pergunto: qual seria a porcentagem de negros na Alemanha lá na época do nazismo? Digo, havia muitos motivos para se perseguir povos que iam além das justificativas de superioridade racial (judeus eram ricos, por exemplo, e o dinheiro tomado deles foi bem vindo). Agora, quantos negros haviam por lá? Os negros são tão poucos na Alemanha hoje em dia, quanto mais naquele tempo! Deviam poucos e ocupar importância pequena num contexto mais amplo, um grupo minúsculo demais para valer uma perseguição sistemática (considerando uma possível visão nazista).
População não significa muito nessas situações. Por exemplo a Argentina no final do século XIX promoveu uma limpeza étnica pesada em seu território, pouca gente de fora sabe disso, mas os negros foram massacrados, tanto que praticamente não há negros lá e eles eram um grande minoria (lembrando que a Espanha não usava tanto escravidão negra, era mais indígena mesmo).

Quando a isso da raça Ariana eu vi um documentário certa vez da origem disso. Hitler enviou muitos exploradores alemães para percorrer áreas com a intenção de mapear a genética ariana, os caras varreram a Asia em busca de dados nesse sentindo, mas não descobriram nada de excepcional. E Hitler era A excessão, porque ele não só era moreno como era descendentes de judeus, então usá-lo como exemplo nessas questões não é muito apoio.

Depois eu termino de comentar tou com sono :dente: