Autor Tópico: [Ecologia/Cidades]'Aquecimento local': temperaturas podem variar mais de 10ºC en  (Lida 2798 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!


Um dia de calor pode não ser sentido da mesma forma por dois moradores da cidade de São Paulo. As variações de temperatura podem ultrapassar os 10ºC entre uma região e outra. "O pico de variação em São Paulo chegou a 12ºC em 2007, a maior do mundo e o dobro de Nova York, que é de 6ºC", afirma a geógrafa e professora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Magda Lombardo.

As chamadas ilhas de calor se formam em áreas que concentram baixa vegetação, pouco contato com fontes de água, poluição, alto número de edificações e pavimentação, entre outros fatores. Nestes locais, as temperaturas são maiores e a umidade relativa do ar, menor. "São Paulo é um arquipélago de ilhas de calor", afirma Lombardo.

As regiões mais quentes estão no centro da cidade, como o bairro do Bom Retiro, e em áreas de grande aglomerado urbano, como o bairro de Itaquera, na zona leste, Santo Amaro, na zona sul, e Lapa, na zona oeste. "No centro, há registro de apenas 0,6% de cobertura vegetal em determinados pontos, em Itaquera tem pouquíssimas praças e toda a zona leste tem muita construção", exemplifica Lombardo, que estuda as ilhas de calor desde 1985.

Mais em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/02/19/ult5772u2870.jhtm




Destaco o último parágrafo da reportagem:

Citar
A prefeitura planeja construir 31 parques lineares, voltados para a recuperação de fundos de vale e margens de rios e córregos: seis foram implantados, quatro estão em implantação e os outros 21 ainda estão no papel. "Em áreas muito urbanizadas não dá para demolir ruas ou derrubar favelas", afirma Sepe. "Teria que começar a desapropriar áreas não utilizadas para fazer pequenos parques", completa.


Então por que não começam logo a levantar quais são as áreas não utilizadas e, posteriormente, verificar quais são viáveis para a criação de novas áreas verdes em São Paulo?

Sabem, me irrita muito ver os outros jogando a responsabilidade para outras pessoas, criando barreiras e só enxergando as dificuldades ao invés de preocuparem-se em colocar as mudanças em práticas, estudá-las e exigí-las.

Gente prefeitura de Sampa, cidadãos que votaram ou não no Kassab, vamos nos mexer!!! Ficar parado dependendo dos outros nunca resolveu nada! :bored:
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [Ecologia/Cidades]'Aquecimento local': temperaturas podem variar mais de 10ºC en
« Responder #1 em: Fevereiro 20, 2009, 06:50:47 am »
Se fossem rodovias, mais prédios ou pontes estaidas nem ia ser tão complicado, pq tem toda uma idustria de infra-estrutura e automóveis que influenciam nisso (tá, eu exagerei, mas é bem por aí).

Parques viraram necessidade, não é nem mais algo bom.
Eu não voto em SP (ainda), mas como morador eu tbm exijo mais qualidade de vida.