Autor Tópico: Waffle e Panqueca: receita simples  (Lida 18583 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Waffle e Panqueca: receita simples
« em: Janeiro 05, 2013, 11:44:05 am »
Semana passada eu quis porque quis fazer waffle mas sem a máquina de fazer waffles (coisas de Idril).

Pois então, o desafio era fazer na frigideira seguindo a receita de um bar carioca: challenge accepted!

Descobri que a massa de waffle também serve e muito bem como massa de panquecas! Ou seja, você faz a massa, que pode ser guardada na geladeira por até três dias, faz waffles no café da manhã de hoje, panquecas no de amanhã e usa o resto pra fazer um "wafllequecas" no último dia.  8)


Ingredientes:

3 ovos
3 xícaras de leite
3 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícaras de manteiga derretida
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de café de sal


Preparo:

Junte tudo isso num liquidificador ou batedeira. E bata tudo, sem dó, até formar uma massa uniforme - vocês notarão que esta massa é bem leve, portanto não fiquem com medo de estourar.

Se forem fazer panquecas, untem a frigideira (tem que ser Teflon) com manteiga antes e aqueça por um minuto ou menos que isso. Usem uma concha para despejarem a massa na frigideira ou na máquina de waffle ou despejem direto do liquidificador mesmo (com calma).

Lembrem-se: essa massa vai crescer, portanto não sem empolguem na quantidade que colocarem na frigideira ou na máquina de waffles (o suficiente pra cobri-la gera uma boa panqueca ou waffle, um pouco mais que isso na frigieira gera um gostoso "wafflequeca" e muita massa gera uma meleca massuda nada gostosa).

Fritem/assem até começar a dourar. Cuidado pra não queimar!

A cobertura fica a critério de vocês: pode ser mel puro, alguma geleia de sua preferência, Nutella, doce de leite, queijo, requeijão, cream cheese, alguma mistura de frutas com alguma calda e por aí vai. Usem a criatividade!

NOTA: não recomendo passar manteiga depois de assado, pois a massa já tem manteiga e vocês untaram a frigideira ou máquina antes disso. Menos gordura na vida, please!

DICA: Algumas pessoas gostam de separar a gema da clara e bater as últimas em neve. Neste caso, todos os ingredientes são batidos juntos, exceto as claras em neve e o fermento, que são adicionados depois. Vocês podem fazer desta forma sem problemas!
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Waffle e Panqueca: receita simples
« Responder #1 em: Janeiro 05, 2013, 02:08:46 pm »
Qual a diferença entre waffle e panqueca?
Quando minha mãe faz panqueca no almoço sempre peço que ela faça umas sem recheio pra eu comer com geléia no dia seguinte. Fica muito bom. Mas eu bem que queria que fossem mais grossinhas.

Offline Tilion

  • Robin Hood
  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 592
  • Avaliação de posts: +16/-2
  • Sexo: Masculino
  • Keep Yourself Alive
Re: Waffle e Panqueca: receita simples
« Responder #2 em: Janeiro 06, 2013, 06:24:41 am »
Waffle:



Panqueca:



Panqueca dá pra rechear e enrolar porque a massa é mais fina (pelo menos as nossas; as americanas são mais grossas e eles comem abertas, com coberturas por cima).

Waffle é sempre mais grosso e não se enrola, no máximo passa alguma coisa em cima, como geleia etc.
Alassë :grinlove:

Offline felipe corrêa

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 14
  • Avaliação de posts: +0/-0
Re: Waffle e Panqueca: receita simples
« Responder #3 em: Março 10, 2013, 12:35:31 pm »
Só de ver a foto fiquei com agua na boca. Vou pedi pra esposa fazer pra mim ;-)