Sociedade do Pastel

Feira de Domingo => Na cozinha da SdP => Tópico iniciado por: Idril em Fevereiro 18, 2008, 12:00:17 pm

Título: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Fevereiro 18, 2008, 12:00:17 pm
Parte 1 - No Wal-Mart

Lá ia Idril, toda saltitante ao Wal Mart, comprar coisas de culinária japonesa.

Ao chegar no mercado, que costumava ter bastante coisas japonesas em um único lugar, eis que ela se depara com os quitutes espalhados pelo mercado afora - ou estes estavam escondidos em algum lugar inimaginável, como por exemplo, na seção de queijos e vinhos.

Na parte de Arroz e Feijão, a elfa míope encontrou quatro marcas de arroz japonês: Tio João Edição Especial Culinária Japonesa, Belle Ville e mais dois sacões de 5Kg de marcas com nomes japoneses, embora elas sejam nacionais. Após tanto olhar os preços e se decidir entre um Tio João e um Belle Ville, marca da qual ela costuma adquirir arroz integral, eis que ela pegou um pacote de 1Kg do Belle Ville e foi rondar o mercado em busca de outros ítens japoneses.

Após muito rodar e só se deparar com molho shoyo de diversas marcas e feijão azuki, a garota teve um xilique, saiu do Wal Mart sem levar nada e foi até ao shopping, pensando se pegava um ônibus para ir ao Pão de Açúcarou se ia no Carrefour que estava mais próximo dela.


Parte 2 - Decisão

Enquanto ia em direção ao shopping, Idril decidiu ir até o Pão de Açúcar. Para isso, tomaria um ônibus. Porém, o fato dela estar sem a 7ª maravilha paulistana (Bilhete Único) a fez desistir desse trajeto e ir em direção ao Carrefour.

Embora soubesse que o Carrefour esteja numa situação pior que a do Wal Mart, com relação a produtos japoneses, Idril entrou decidida no mercado, desviou dos promotores do cartão Carrefour e foi em direção ao quiosque de produtos japoneses.

Lá, ela encontrou o de sempre: gergilim, gelatinas, macarrões de vários tipos, saquês, os shoyos mais caros do mercado todo, chás, arroz japonês meio duvidoso e um anúncio de raiz forte (wasabi) em promoção sem exisitir tal coisa alí. Ela pegou o saco de arroz, olhou bem o preço e quase caiu pra trás: o saco de 1KG alí no Carrefour estava com o preço bem próximo do saco de 5KG no Wal Mart (e a marca de lá era bem melhor); mesmo assim, ela pegou o saco e, por via das dúvidas, se direcionou a seção de arroz do mercado.

Chegando lá, eis a decadência se mostrando: vários pacotes de 1Kg de arroz misturados e derrubados. Na sorte, ela encontrou o mesmo Tio João que vira no Wal Mart. Eis que ela pegou um saquinho, analisou e, apesar da aparência estar muito melhor e do preço estar mais em conta, ela resolveu que ia levar aquele arroz duvidoso.

- Idril, aqui quem fala é a Idrila.
- Ahn?
- Besta, sou eu mesma falando contigo... Ou seja lá quem for.
- Ah tá, fale.
- Leva o Tio João. É de marca conhecida, tá bunitinho, tá mais barato... Vai por mim!
- Mas esse outro aqui... Meu, a Tio João nunca vendeu arroz japonês!!!
- Ok, mas leve-o. É garantia de que não vai estar estragado.
- Tá... Ah não, ou levar esse outro aqui.
- Teimosa.... ¬¬

E lá foi a elfa, pagar seu arroz e encaminhar-se rumo a sua casa.


Aguardem as partes seguintes dessa história!
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Bubosh em Fevereiro 19, 2008, 05:17:52 am
Por**, pra que me matar de curiosidade?
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Beleg Cúthalion em Fevereiro 19, 2008, 07:00:21 am
Uma historia com açao, aventura, misterio ( e mt bem escirta por sinal  :cerva: ) e.....e..............e.................... e uim final aberto  :mah:

Tb to curioso pra sabe o final dessa historia  :D
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Círdan em Fevereiro 19, 2008, 07:55:45 am
A culinária japonesa sempre é uma ótima inspiração para óperas de ficção científica  :dente:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Fevereiro 20, 2008, 05:04:28 am
Calma, gente. Tempo é preciosos e gera dinheiro, logo, não posso passar o tempo todo aqui contando meu caso de ódio com carunchos japoneses. :dente:



Parte 3 - Casa

Indo a pé pra casa. Pensando em como preparar o arroz - muito provavelmente, Idril faria um simples e não muito autêntico gohan. E eis Gondolin, ou melhor dizendo, o apartamento aonde a elfa míope mora!

Após trocar de roupa, se refrescar um pouco e pensar mais ainda, Idril encaminhou-se a cozinha, pegou o saco de arroz e todos os utensílios necessários para prepará-lo: panela, escorredor e uma colher bem grande pra ajudar na separação do arroz.

O saco de arroz é aberto.

Idril pega dois punhadinhos de arroz, com a colher (assim ela tentou) e joga no escorredor. Água jorra da torneira em direção ao arroz branco japonês no escorredor, quase jogando todos os grãos pra fora em direção a pia; a elfa diminiu a quantidade d'água escorrendo na torneira.

Após jogar bastante água, Idril começa a passar a colher no arroz pra separar e ver se encontra pedras, outros tipos de grãos e, quem sabe, algum bicho su...SSSPEEEEEITOOOOOO!!!!

- Que grão estranho é esse, com ponta preta, meio queimado... - Idril pega o "grão" com a colher e est "grão" se meche de leve. - AAARRRGHHHHHH!!! BICHO DE ARROZ!!! BICHO DE ARROZ!!! ARROZ VIVO!!! LARVA DE CARUNCHO!!

Inicia-se então a Operação Xô Caruncho.

A elfa despejou o arroz todo do saco numa vasília grande, deixando uma vasília vazia para a qual o arroz separado e livre de carunchos iria. Uma colherada do arroz carunchento era posta num coador pequenino e, alí mesmo, Idril ia fazendo a triagem, procurando por carunchos. Conforme os punhados encontravam-se sem carunchos, ela despejava na vazia limpa, mas se aparecesse algum bicho infeliz em meio ao punhado, dá-lhe a remover o bicho, jogá-lo numa outra vasilha cheia de Coquetel Da Tia Arwen.*

- Não, isso aqui é só um arroz quebrado ao meio... Esses daqui são outros provavelmente mastigados por esses bichos asquerosos... E esses daqui são arroz miraculosamente intactos..... E esse daqui é uma larva mesmo, jamais que um arroz fica curvado nessa posição em forma de O. :gotinha:
 - É, Idril, - torna a consciência dela, ou o que seja - eu te falei pra comprar do outro arroz, mas você não me deu atenção.
- Cala a boca. Já tô morrendo de ódio e nojo desses bichos, e agora lá vem você colocar raiva em mim contra eu mesma. :humpf:
- Vai, deixa esse arroz de lado, joga ele num saco, numa vasília, liga pro Carrefour e entra em contato com o fabricante. De repente, eles te enviam um saquinho de Furikake e vidros de shoyo como um "fique quieta".
- Sim, sim, talvez mandem também junto com um arroz NOVO! :gotinha:
- Então? Larga isso logo, mulé!
- Já largo... Olha só que filho dumqa pu**! Tá se fingindo de morto, ou melhor, de grão de arroz, só pra eu não pegá-lo e jogá-lo no Coquetel da Tia Arwen!!! Além de japoneses, são carunchos adestrados!!! :o.o:
- Eles se fingem de mortos como muitos animais, pra se protegerem...:uhum:
- Como se o fato dele "estar morto" fosse fazer co mque eu o mandasse pra panela junto com o arroz. :muro:

O pai de Idril entra na cozinha.

- O que é isso? Tem muito bicho aí?
- Aham. E tô pensando seriamente em preparar gohan de caruncho.
- Exagerada - responde a mente de Idril.
- Esse arroz é aquele que você compra sempre, o integral?
- Não, pai. E se fosse, eu estaria perdida: já é difícil achar essas larvas nojentas no arroz branco, quem dirá em arroz integral (que é moreninho).
- Ah, tá.

Após se irritar com as larvas (umas cinco, mais ou menos), bem como com um caruncho criado, o besourinho em sí, a elfa se irritou e jogou todo o arroz numa sacola do mercado e o enfiou dentro de um pote velho de sorvete.

Agora vinha a parte mais chata de tudo: reclamar com o mercado, por ter vendido coisa velha e estragada, bem como com o fabricante, que tem como obrigação trocar um produto estragado ou imrpórpio para o consumo.
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Bubosh em Fevereiro 20, 2008, 05:32:06 am
Eca, nuca vi tantas larcas em um só saco.
Enfim, você reclamou?
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Fevereiro 20, 2008, 07:27:04 am
Sim, reclamei, falei que se uma providência não fosse tomada por parte do Carrefour ou do fabricante, o PROCON seria acionado - e o próprio PORCON me orientou a ir mais além ainda.

O fabricante falou que vai trocar o produto, vai vir aqui em casa e tudo mais dentro de 5 dias, contando a partir de ontem. =]
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Beleg Cúthalion em Fevereiro 20, 2008, 08:49:28 am
Nossa que horror  :dead: Mas e ai....... vc conseguiu seu gohan ?? ( obs : ler essa historia me deixou com uma enorme vontade de comida japonesa. É só eu n compra arroz q contenha mais do que simplesmente arroz  :mah: )

No fim da historia q marca vc indica e q marca vc n indica Idril ??
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Fevereiro 20, 2008, 11:48:15 am
Não fiz, né. Não ia usar um arroz bichado, estragado, no estado que estava. Paguei caro pra ter 1Kg de arroz saudável, limpo, em condições de consumo! :bored:

Marca é algo relativo e, muitas vezes, depende de como o produto é guardado; qualquer marca está sucetível a ter carunchos. Se for armazenado em lugar úmido e sem luz, a chance é grande de que surjam esses bichos - e isso vale pro produto no depósito do fabricante, no estoque do mercado e na dispensa de sua casa.

Mas a dicapra previnir disabores é básica: prefira sempre as de nome, as conhecidas, pois aí as chances de você pegar um carunchento é mínima - e isso vale pra qualquer tipo de arroz!

No caso do japonês, tirando as edições especiais da Tio João, Camil e Belle Ville, vale a pena comprar o sacão da Momiji. Já de outros tipos menos específicos, Camil, Tio João, Belle Ville (especialmente o integral) e Uncle Bens devem ficar na lista preferencial na hora de comprar. =]

E não recomendo, obviamente, as menos conhecidas. O carunchento que peguei é da marca Miyaco, e creio que o fato do produto ter estragado foi por conta do armazenamento nos depósitos deles, conforme a atendente me disse dando a entender que o controle de qualidade deles é fraco, bem como pelo mal-armazenamento nos estoques do Carrefour (a loja na qual comprei não tem um bom histórico, minha gente). :tsc:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Beleg Cúthalion em Fevereiro 21, 2008, 08:56:37 am
Eu n pensei que vc tinha comido o arroz bichado  :dente: Me referia à comida japonesa qualquer  :D e valeu pelas dicas de arroz  :cerva:

Depois nos conte sobre o que o procon fez  :wink:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Círdan em Fevereiro 23, 2008, 02:28:54 am
por Eru, ainda bem que eu não cozinho. Boa sorte com o procon  :dente:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Bubosh em Fevereiro 23, 2008, 06:27:00 am
O procon também é enrolado??
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Círdan em Fevereiro 23, 2008, 06:50:54 am
Acho que depende, minha irmã já trabalhou ´lá. Não me pareceu muito ruim
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Bagrong em Fevereiro 24, 2008, 12:52:46 am
:lol:

Tudo isso pra tentar comer arroz. Se ainda fosse uma lasagna...! :dente:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Fevereiro 24, 2008, 04:24:10 am
Gente, calma! Eu só posso dar queixa no PROCON caso ninguém troque o produto! O Carrefour já pediu pra eu ir lá trocar o arroz, porém estou epserando o fabricante vir aqui trocar (quero ver se eles realmente vão fazer isso).
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Beleg Cúthalion em Fevereiro 25, 2008, 06:27:15 am
Sabia decisao Idril  :mrgreen:

Com sorte vc mete um protesto e é indenisada  :D
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Fevereiro 28, 2008, 11:56:47 am
Eis que terminou tudo!

Troquei o arroz no Carrefour por um da Tio João edição especial culinária japonesa!!! De quebra, aproveitei e comprei algas Hakinori - ou seja, em breve teremos sushi élfico aqui em casa! =]

Aliás, o Carrefour aonde costumo ir está numa desorganização do caramba!!! Ao invés de terem uma única seção para produtos culinários orientais, eles fizeram o favor de criar duas seções sem a menor necessidade: uma fica na seção de feira,à esquerda da peixaria; a outra dá de frente pro açougue, à direita da peixaria. :gotinha:

Para fazer meu almoço comemorativo aos 100 anos de imigração japonesa, me falta comprar um bom Saquê, raiz forte (Wasabi), macarrão para udon ou yakissoba, kani kama (para o sushi), furikake (pra colocar no gohan, quando enjoarmos de comer arroz sem tempero), salmão e outro peixe pro sashimi e.... caramba, como eu vou gastar! :bored:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Beleg Cúthalion em Fevereiro 29, 2008, 02:36:31 am
Hehe........ salve a culinaria japonesa  :dente: Realmente comida orientao (de qualidade ) n é mt barata hj em dia  :humpf2: Sabe isso é uma boa ideia :comemorar os 100 anos da imigraçao japonesa com uma bela refeiçao  :D
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Luinwen em Fevereiro 29, 2008, 11:25:27 am
Vê se acha uma feira na Liberdade.
Já experimentou raiz forte fresca? É completametne outra coisa do que a "pastinha verde" que encontra-se nos supermercados. Parece uma raiz de mandioquinha, só que branca e mais fina. Lave e raspe a casca (como se faz com cenoura) e depois rale no ralador fino. Sirva em seguida.
Nunca usei furikake, mas se for para o sushi ou maki (maki é o sushi enrolado em alga;  o sushi sushi mesmo é só arroz com peixe em cima, mais temperos), costumo temperar com saquê, vinagre de arroz, sal e açúcar.
Se tiver alguma antecedência, compre gengibre, lave e raspe a casca, fatie bem fino e ponha em conserva com vinagre, sal e açúcar. Em uma semana já fica ótimo. Combina tanto com culinária japonesa quanto com carnes em geral.
Dica de um sushiman chato: quando coemr um sushi, o lado do peixe vai em contato com a língua, o arroz vai por cima. Porque o arroz é o tempero do peixe. Por isso, passe shoiu no arroz, e não no peixe.
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Beleg Cúthalion em Março 01, 2008, 03:14:41 am
Essas sao boas digas Luinwen, valeu  :cerva: Algum dia eu ainda tento fazer  :mrgreen: Mas como eu sou um disastre na cosinha acho melhor frequentar o restaurante  :lol: Sabe.......... vc devia escrever um livro sobre culinaria japonesa  :wink: Vc sabe até como comer o sushi  8)
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Março 01, 2008, 04:19:35 am
Vê se acha uma feira na Liberdade.
Já experimentou raiz forte fresca? É completametne outra coisa do que a "pastinha verde" que encontra-se nos supermercados. Parece uma raiz de mandioquinha, só que branca e mais fina. Lave e raspe a casca (como se faz com cenoura) e depois rale no ralador fino. Sirva em seguida.

Vou experimentar isso. =]

Citar
Nunca usei furikake, mas se for para o sushi ou maki (maki é o sushi enrolado em alga;  o sushi sushi mesmo é só arroz com peixe em cima, mais temperos), costumo temperar com saquê, vinagre de arroz, sal e açúcar.

Conforme eu disse, o furikake é tempero pra Gohan, na hora de comer. Você poem o quanto quer no arroz que está no seu prato (não façam isso no arroz todo!).

Já no caso do sushi ou maki, vou usar o mesmo tempero que você, pois é o correto, assim por dizer, e o mais recomendado. :D
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Galdor em Março 24, 2008, 06:20:41 am
não gosto muito da culinária japonesa, prefiro outras.
ainda bem que trocaram o arroz para você. Se fosse alguma coisa muito cara eu tenho quase certeza de que eles iriam demorar muito mais pra trocar, se trocarem.  :gotinha:
VIVA os 100 anos de imigração japonesa no Brasil !  :cerva: :D
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Março 24, 2008, 06:30:33 am
Depende muito de empresa pra empresa quando o assunto é "troca de produtos mais caros".

E depende muito também do produto em questão; por exemplo, um aparelho eletrônico com defeito tem de passar por uma análise antes, pois eles querem saber se o defeito é de fábrica ou se o consumidor está agindo de má fé (sabichões que queimam um produto que estava funcionando, por exemplo).

Em alguns casos, um simples CD ou DVD que não é tão caro assim passa por uma burocracia chata, dependendo do lugar. Se você alega um arranhão que você não causou, eles vão olhar a superfície da mídia inteirinha e procurar por detalhes que indiquem "esse cliente tentou limpar o CD"; se eles encontrarem esse tipo de indício, mesmo que a mídia tenha um arranhã de fábrica DIFICILMENTE será trocada.
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Galdor em Março 24, 2008, 08:43:25 am
Foi isso que eu quis dizer mas me expressei mal.  :humpf2:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Março 24, 2008, 10:26:35 pm
Hihihihi. :dente:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Beleg Cúthalion em Março 25, 2008, 05:29:44 am
Hoje em dia trocar mercadoria é muito chato. Eu pelo menos nunca tive uma experiencia nao desgastante  :humpf2:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Luinwen em Abril 19, 2008, 06:16:43 am
Ontem fui trocar uma mercadoria com o meu Elfinho. Ele ganhou uma pista do Hot Wheels que ele já tinha, então, aproveitei a deixa e contamos as moedas do cofrinho que ele juntou durante o ano para gastar no aniversário. Nãoé que o mercenariozinho juntou R$43,74?!?! :dizzy: E lá fomos nós ao sshopping.
A troca em si foi tranquila, a moça viu o preço do produto na prateleira e era só escolher o que quiséssemos no lugar. O duro foi escolher....  :bua: O Ohtar não quis pegar um brinquedo único próximo do valor total do dinehiro, ele preferiu zanzar na loja inteira, ver TODOS os brinquedos disponíveis e pegar um de cada seção.  :dead:
Uma hora e vinte minutos (sim, 80 minutos) depois saímos da loja com uma sacola cheia de quinquilharias e um garotinho explodindo de alegria. Cansei. Mas valeu a pena!  :grinlove:
Título: Re: Idril e o Arroz Japonês Carunchento
Enviado por: Idril em Abril 19, 2008, 08:34:46 am
Citar
O Ohtar não quis pegar um brinquedo único próximo do valor total do dinehiro, ele preferiu zanzar na loja inteira, ver TODOS os brinquedos disponíveis e pegar um de cada seção.

Parece eu! :rofl: