Autor Tópico: A Pasteleira Eli Nerwen, focaccia e porta copo artesanal - #4  (Lida 6904 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
A Pasteleira Eli Nerwen, focaccia e porta copo artesanal - #4
« em: Novembro 23, 2008, 02:25:39 am »
Título: Menos Você - Programa 4: A Pasteleira Eli Nerwen, focaccia e porta copo artesanal.
Autora: Dagny "Luinwen" Bocca
Publicado originalmente em: 07 de outubro de 2004
Nota: Este programa volta a ser disponibilizado na comunidade após ter sido recuperado nos arquivos da SdP. Aproveitem para rever um dos primeiros materiais humorísticos da SdP ou lê-lo pela primeira vez. Antes da íntegra do programa, segue a apresentação original feita pela Idril, na data de sua publicação.


De 4 em 4 semanas, Luinwen interpreta Galadriel comandando um programa de culinária típico da Terra-média, o Menos Você. O conteúdo, quase que inteiramente ficitício (se não fossem pelas receitas e trabalhos artesanais) proporciona uma leitura agradável e boas risadas. Gollum José, seu assistente, é um dos responsáveis por tais risos. No progrma de número 4, Luinwen nos traz uma entrevista com a pasteleria Eli Nerwen, que não é uma personagem inventada, mas sim uma pessoa como nós. Vale a pena conferir.

Programa 4: A Pasteleira Eli Nerwen, focaccia e porta copo artesanal.
Por Luinwen “Galadriel Brega”

Galadriel Maria Brega - Bom dia, amigos da Sociedade do Pastel! Aqui é a sua amiga Galadriel Maria Brega com mais um programa especial, onde tem de tudo, Menos Você! Diga bom dia ao público, Gollum José.

Gollum José - Bom dia, presssciosssso público!

GMB - Hoje teremos um trabalho manual muito fácil e bonito de fazer. Com a chegada da Primavera, o tempo esquentando, que tal uns bonitos porta-copos para colocar os copos de suco gelado sem ficar molhando e manchando a mesa? Então vamos lá:

  • PORTA COPO ARTESANAL

    Peça para sua mãe um pedaço grande de feltro de qualquer cor - prefira cores escuras, a sujeira aparece menos

    Fitas de cetim de um centímetro de largura, da cor desejada, ou de várias cores, num total de 14,40 m ou um pouco mais, por medida de segurança

    Agulha de costura e linha na cor da fita
    Tesoura
    Caneta esferográfica
    Régua
    Alfinetes (opcional)

    Usando a régua e a caneta, marque o feltro em 6 quadrados de 10 x 10 cm. Corte.

    Corte 20 pedaços de 12 cm cada das fitas na cor desejada para cada porta-copos. Para o jogo de seis, serão 120 pedaços de fita

    Costure dez pedaços de fita numa borda do feltro, bem juntos mas sem sobrepor, dobrando um centímetro de fita para dentro. Vamos chamar essa borda, e as fitas dessa borda, de borda "A" e fitas "A"

    Costure mais dez pedaços na borda contígua (nunca na oposta). Essa será a borda "B", com suas fitas "B"

    Comece pelo canto onde tem fita das duas bordas. Pegue uma fita A, passe por cima da primeira fita B, por debaixo da segunda, por cima da terceira, e assim sucessivamente até o fim. Prenda na borda dobrando um centímetro para dentro, ou usando um alfinete, ou costurando direto. Se você usar um alfinete, poderá costurar todas as fitas de uma vez no final.

    Pegue a segunda fita A, passe por baixo da primeira fita B, por cima da segunda, por baixo da primeira, e assim por diante, até chegar ao final. Proceda como com a fita anterior.

    Continue trançando as fitas, obtendo um bonito efeito xadrez, até terminarem. Costure todas as fitas B, também dobrando um centímetro para dentro.

    Faça da mesma maneira para todos os quadrados de feltro.

    Alternativas: se você souber usar uma máquina de costura, prenda todas as fitas com um alinhavo (costura manual sem muito capricho, que vai ser retirada depois), faça o trabalho e depois costure tudo à máquina. Se sua mãe costura, peça para ela fazer ou te ajudar.

    Você pode tranças as fitas de outra maneira que o xadrez 1x1. Experimente passar a fita A1 por cima de duas fitas B, por baixo de duas, etc. Passe a fita A2 por cima de uma, por baixo de duas, por cima de duas, etc. Passe a fita A3 por baixo de uma, por cima de duas, por baixo de duas, etc. Passe a fita A4 por baixo de duas, por cima de duas, etc. Fica interessante!

Pronto, agora finalmente sua mãe vai achar que na Sociedade do Pastel tem coisas úteis e pára de pegar no seu pé!

GMB - Amigos telespectadores da Rede Arda, a nossa convidada especial de hoje é nada mais nada menos que Eli Nerwen, uma das Originais da Sociedade do Pastel, e uma pasteleira de verdade! É um prazer muito grande ter a oportunidade de conversar com uma pasteleira tão especial, não é, Gollum José?

GJ - Ssssim, muito esspecial... massss.... é passstel essspecial?!?!?!?

GMB - Querida Nerwen, conte, como você se tornou uma Pasteleira?
Eli Nerwen - Primeiramente, é um prazer estar aqui falando com vocês. Bem, desde pequena eu gosto muito de pastel e, depois que eu descobri que fazê-los em casa é mais barato, divertido e rende mais, me tornei (modéstia à parte) uma pasteleira e tanto!

GMB - Hmmm, isso vai dar uma receita no final, viu! E como foi seu primeiro contato com a Sociedade do Pastel?
EN - Meu primeiro contato foi através do meu irmão, o Faramir Estel, que sempre morreu de curiosidade de saber o que era a SdP, já que ele sempre via nas assinaturas dos pasteleiros da Valinor. Ele entrou na Sociedade e eu vim junto .

GMB - Aaaah, então são dois pasteleiros na mesma casa... Isso não dá briga? Algo do tipo, "este pastel é meu" "não, não é, é meu" "mas fui que fiz" "mas fui que peguei primeiro" ?
EN - Briga não dá não. Os primeiros pastéis que saem são meus e eu os como antes do Fara saber que eles já estão prontos .

GMB - A propósito, onde você costuma comer pastel, além dos que vc fz em casa? Você é uma pasteleira solitária, do tipo que sai sozinha para comer pastel, ou gregária, vai uma éored inteira para a pastelaria?
EN - Pastelarias boas aqui tem várias, mas eu costumo comer em dois supermercados que tem pastelarias nos seus estacionamentos. Geralmente eu como com o Fara mesmo, quando acabo de fazer compras. Andar em supermercados é cansativo, e nada melhor do que pastel para repor as energias!

GMB - Qual a coisa mais engraçada que já te aconteceu relacionada a pastel?
EN - O episódio mais engraçado relacionado a pastel que já aconteceu comigo foi no prédio de uma amiga minha. Toda sexta-feira a gente se reúne na casa de alguém para comer, conversar, assistir filme e jogar truco e numa sexta o prato escolhido foi pastel. A gente comprou 80 pastéis (e estávamos em 8 pessoas... ô exagero) e um botijão de gás inteiro. Na hora de abrir o botijão, as inteligentes quebraram o lacre. Para abrir o bujão, tiveram a feliz idéia de usar uma faca... conclusão: ele começou a vazar. Por sorte veio um garotinho e conseguiu abrir o bendito bujão. Na hora de fritar os pastéis, o óleo ficou quente demais e os primeiros queimaram. Tirando o fogãozinho de uma boca que pegou fogo. Mas foi muito legal: pastel, refrigerante e muito truco!

GMB - Eli, vamos então à sua receita de Focaccia, que você já disponibilizou no fórum.
EN - É uma receita muito boa que eu faço de vez em quando (se até eu faço, é porque é realmente fácil e não há riscos de incêndio, explosões, indigestões, mortes por envenenamento...).

  • Focaccia (um pastel sofisticado..)

    15 g de fermento biológico
    1 colher de açúcar refinado
    1 colher de sal
    30 g de manteiga
    1 1/4 xic de água
    500 a 600 g de farinha

    Misture com as mãos até dar o ponto de pão, abra a massa com um rolo (como se estivesse fazendo um pastel mesmo...), recheie como quiser e frite. O óleo tem que ser suficiente para mergulhar a focaccia.

Fica muuuitooo bom mesmo...

GMB - Hmmm, entao deixe eu dar umas sugestões de recheio:

 - Pizza: muzzarela em fatias, presunto em fatias, rodelas de tomate, azeitonas sem caroço e orégano
- Carne: doure meia cebola picada bem fininho em dua colheres de sopa de óleo; acrescente meio quilo de carne moída e refogue, acrescentando seus temperos preferidos; eu gosto de tomate sem semente cortado em cubinhos, uma pitada de orégano, duas de pimenta do reino, duas colheres de sopa de cheiro verde picado bem fininho e um dente de alho amassado .
- Frango com requeijão: cozinhe um peito de frango com os temperos que desejar; eu uso os básicos: cebola, alho, cheiro verde, pimenta do reino; pode usar um tablete de caldo de galinha ou caldo de legumes (se usar o tablete de caldo, não use sal). Depois de cozido, desfie bem desfiado, misture requeijão ou catupiry e seja feliz!

 
GJ - Messtra, chegou uma cartinha. Vamosss ler?

GMB - Mas é claro, Gollum José! E quem é o remetente?

GJ - Aqui essstá esscrito.... Ssssistema de Proteção ao Crédito...

GMB - Não, não, ESSA cartinha não, Gollum!

Amigos telespectadores, o programa Menos Você fica por aqui, e realmente esperamos a sua cartinha com sua sugestão, dúvida, opinião, receita, trabaho manual, problema sentimental, enfim, aquilo que todo mundo está curioso para saber, Menos Você!
« Última modificação: Dezembro 13, 2008, 11:50:23 am por Alassë »
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Mago do Alvejante

  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 892
  • Avaliação de posts: +3/-0
  • Sexo: Masculino
Re: A Pasteleira Eli Nerwen, focaccia e porta copo artesanal.
« Responder #1 em: Novembro 24, 2008, 02:04:33 pm »
auEHuaehAUEHAUEHAUehuh :rofl:

Nossa, eu não me lembrava mais disso. XD Esses programas eram muito bons! :lol:  Ooooold times da SdP *momento nostálgico*

Preciso tentar essa receita algum dia.


Aliás, isso me lembrou de que preciso tentar fazer de novo aquela receita do Lembas.
Tem alguam receita de Lembas mais atualizada do que a desse tópico? xD

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: A Pasteleira Eli Nerwen, focaccia e porta copo artesanal.
« Responder #2 em: Novembro 25, 2008, 12:03:53 am »
E você pode reparar que há pelo menos um, com certeza, ou talvez dois programas que não estão publicados aqui no Menos Você. Talvez a Lu tenha em seus arquivos pessoais, ou só mesmo dando a sorte de encontrá-los recuperados em arquivos de rede.

Quanto ao Lembas, eu lembro de ter feito a partir de outra receita. Mas agora eu não lembro onde encontrá-la especificamente. Mas se você encontrar, publique na nossa parte de culinária. :cerva:


[EDITADO em 24/11: Novidades!

Amigos, trago duas notícias boas!

1ª - Foi encontrado o programa inaugural do Menos Você. Publicaremos em breve aqui neste sub-fórum!

2ª - Encontrado também a apresentação original deste programa, feito pela Idril, lá em 2004. Segue: "De 4 em 4 semanas, Luinwen interpreta Galadriel comandando um programa de culinária típico da Terra-média, o Menos Você. O conteúdo, quase que inteiramente ficitício (se não fossem pelas receitas e trabalhos artesanais) proporciona uma leitura agradável e boas risadas. Gollum José, seu assistente, é um dos responsáveis por tais risos. No progrma de número 4, Luinwen nos traz uma entrevista com a pasteleria Eli Nerwen, que não é uma personagem inventada, mas sim uma pessoa como nós. Vale a pena conferir."]
« Última modificação: Novembro 25, 2008, 12:49:10 am por Smaug »
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!