Autor Tópico: O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)  (Lida 12872 vezes)

Offline Bagrong

• Padawan de Pasteleiro
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Ele não morre jamais!
    • 42
O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
« em: Novembro 13, 2006, 08:22:35 »

O Guia do Mochileiro das Galáxias

O livro conta a história de Arthur Dent, um típico inglês que, num dia que pode ser considerado tudo menos típico, descobre não só que Ford Prefect, um de seus melhores e únicos amigos, é um extra-terrestre, mas também que a Terra está prestes a ser destruída pelos Vogons (uma raça alienígena extremamente burocrática e malquista em toda a Galáxia) para dar espaço a uma nova via intergaláctica.

Com a ajuda de Ford, Arthur foge momentos antes da demolição do planeta, pegando carona clandestinamente em uma das espaçonaves Vogons. Quando a presença indesejável dos dois é detectada, o comandante da Frota de Demolição Vogon, Prostetnic Vogon Jeltz, não hesita em expulsar e abandona-los à deriva no espaço. Mas, em um incrível golpe de sorte, a dupla é resgatada pela nave Coração de Ouro, comandada por Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia e Trillian, a terráquea que fugiu com Zaphod, logo depois de tê-lo conhecido em uma festa, seis meses antes da demolição da Terra. Outro personagem de destaque na trama é o robô Marvin, cujo desprezo pela vida só não se compara à sua depressão crônica e ao tamanho de sua inteligência.

Assim começa a jornada de Arthur Dent e Ford Prefect pelo Universo em busca da Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais, sempre guiados por um fantástico livro de viagens: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

O Restaurante no Fim do Universo

The Restaurant at the End of the Universe, no Brasil O Restaurante no Fim do Universo, é o segundo livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrito por Douglas Adams. Trata-se da continuação das aventuras das personagens do primeiro livro: Arthur Dent, Ford Prefect, Trillian, Zaphod Beeblebrox e o inigualável Marvin.

O que você pretende fazer quando chegar ao Resutaurante no Fim Do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangalática, assistindo de camarote ao momento em que tudo acaba numa explosão fatal?

Depois de escapar da destruição da Terra, o humano Arthur Dent faz amizades e se enturma com a mais estranha tripulação do Universo a bordo da nave Coração de Ouro, que é movida por um gerador de improbabilidade infinita. Depois de fazerem a mais estranha refeição de suas vidas eles seguem pelo espaço para encontrar o homem que rege o universo e acabam por quase desvendar a Questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

A Vida, o Universo e Tudo Mais

Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em O Guia do Mochileiro das Galáxias e O Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Este é o terceiro volume da "trilogia de quatro livros" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros indispensáveis para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo. Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e uma galeria interminável de fãs, a série que traz o inglês Arthur Dent e o extraterrestre Ford Prefect como protagonistas de loucas aventuras espaciais chega ao fim. Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer as mais extraordinárias criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação. Com sua peculiar ironia e seu talento aparentemente inesgotável para inventar personagens e histórias hilariantes - embora altamente filosóficas -, Douglas Adams nos presenteia com mais uma genial obra capaz de nos fazer refletir sobre o sentido da vida de uma forma bem diferente da habitual.

Praticamente Inofensiva

Até hoje inédito no Brasil, Praticamente Inofensiva é tão polêmico quanto seu criador. Muitos o consideram o último volume da série O Mochileiro das Galáxias e outros afirmam tratar-se de um título independente, que apenas utiliza os mesmos personagens. Parte dessa controvérsia se deve aos 13 anos que separam este livro da primeira aventura de Arthur Dent, já que Adams iniciou a coleção no final dos anos 1970 e somente em 1992 retomou a história.

As inúmeras mudanças políticas, culturais e, principalmente, tecnológicas que aconteceram nesse período influenciaram os rumos da narrativa e tornaram Praticamente Inofensiva uma obra singular. Mas, em vez de perder o tom, Adams parece ainda mais irônico e profundo ao divagar sobre a vida, o Universo e tudo mais.

Situações hilárias, personagens imprevisíveis, descrições poéticas e paisagens surrealistas se mesclam com perfeição, resultando numa trama cheia de suspense, comédia e filosofia. Depois de muitos anos, Arthur Dent, Tricia McMillan e Ford Prefect se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos.
Praticamente Inofensiva é o toque final de Adams nessa divertida história. Não importa se faz parte da "trilogia" ou não: ele é o último presente do autor para os mais de 15 milhões de fãs que adotaram sua obra como ícone de uma geração.

Fontes:
Wikipédia.
Submarino.

Bag-Comentário:

Se alguém me pedisse para dizer apenas uma coisa que SdP me trouxe de bom, O Guia do Mchileiro das Galáxias seria a minha resposta. Eu comprei esse livro (a série toda, exceto o último) por causa da insistência do Imadofus aqui na SdP - que vira e mexe falava de quão bom ele é!

Sério, se alguém ainda não leu, não sabe o que está perdendo. Adams é simplesmente brilhante com seu humor irônico. As personagens passam por situações que nos fazem rever o mundo, ou melhor, A Vida, O Universo e Tudo Mais.

E eu só fiquei sabendo da existência desse quinto livro agora de pouco, quando fazia a pesquisa para este tópico! Estou louco para lê-lo, terei de comprar o quanto antes!

Este tópico é para a gente comentar sobre os livros, as partes que mais gostamos e as que não gostamos (se é que isso é possível...) e também para falarmos sobre esse polêmico último livro da série.
« Última modificação: Outubro 30, 2008, 03:30:47 por Alassë »

Offline Alassë

• Administrador
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Imagine
Re: [Literatura] [Livros] O Guia do Mochileiro das Galáxias
« Responder #1 em: Novembro 13, 2006, 09:12:11 »
Bag, caça a capa original do primeiro livro pra colocar no post tb... aquela é baseada no filme... e diminui um tiquinho o tamanho das imagens, hehe.

Mas então, eu li os 4 livros no começo desse ano, não lembro por indicação de quem =P

E realmente, adorei!! Eu ria sozinha enquanto lia no ônibus, hilário! Vale muito a pena, pra quem gosta de ficção científica. Um livro que eu diria ser tipicamente nerd, hehehe. Bem engraçado mesmo. Comprei o quinto livro (quer dizer, ganhei  :grinlove:) mas não tive oportunidade de ler ainda. Mas devo fazê-lo em breve! Tb incentivei umas 2 pessoas a lerem e nenhuma se arrependeu!

Eu apóio a sugestão do Bag (e do Ima, por tabela). Quem nunca leu, dê um jeito de ler!

Offline Imadofus

• Winston Churchill dressed in drag
  • Padawan de Pasteleiro
  • Avaliação de posts: +12/-3
  • a flower?
« Responder #2 em: Novembro 13, 2006, 10:46:52 »
Hoje em dia eu considero essa a melhor série de livros que eu já li, é simplesmente demais!!!

O Praticamente Inofensiva eu vou ganhar de natal :grinlove:

last.fm: www.last.fm

Offline Proview

• Padawan de Pasteleiro
  • Avaliação de posts: +32/-12
    • Por Linhas Tortas
« Responder #3 em: Novembro 13, 2006, 11:38:34 »
Eu li até A Vida, O Universo e Tudo Mais, tou para comprar o 4º livro ainda.

Praticamente Inofensiva eu me surpreendi quando vi o livro numa livraria de Belo Horizonte, enquanto procurava Adeus e Obrigado pelos Peixes. Não sabia da existência desse livro.

Eu tive curiosidade de ler porque ano passado no Dia da Toalha, vi muita gente no MSN com esse nick e fiquei me perguntando "o q @#$% é isso?"
Acabei perguntando a alguém (acho que foi Cacho) e ele me disse que era em homenagem a Douglas Adams autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias... Depois Ima falou desse livro para mim e eu acabei comprando os 3 primeiros, devorei os 2 primeiros e o terminei de ler o 3º recentemente (muitos imprevistos me impediram de ler o 3º livro na época).

Não tem nem o que falar...
São mais que ótimos.

Offline Bagrong

• Padawan de Pasteleiro
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
« Responder #4 em: Novembro 14, 2006, 04:00:49 »
Quais as suas partes preferidas?

Eu gosto muito do monólogo da baleia, quando ela está caindo e também da parte que fala sobre restaurantes (um capítulopara explicar olance da nave voar rápido).

Sei lá, tem várias partes legais, mas eu semprep enso nessas duas =P

Offline Proview

• Padawan de Pasteleiro
  • Avaliação de posts: +32/-12
    • Por Linhas Tortas
« Responder #5 em: Novembro 14, 2006, 04:21:24 »
A primeira que eu penso é logo no começo quando fala dos peixes que eu esqueci o nome que transmitem os pensamentos dos outros, eu achei fantástico.
Ah o monólogo da baleia é clássico :lol:

O diálogo de Marvin com os colchões no A Vida, o Universo e Tudo Mais também é muito engraçado!!
Alias sempre que o marvin "abre a boca" para falar eu o acompanho, só que rindo... :mrgreen:

Offline Bagrong

• Padawan de Pasteleiro
  • Ele não morre jamais!
    • 42
« Responder #6 em: Novembro 14, 2006, 04:40:47 »
Sim, o marvim é a personagem mais legal! tem umas frases dele que são demais, tipo “Eu fico com dor de cabeça só de tentar rebaixar meu intelecto ao seu nível”. Ou aquela parte em que os vogons (acho que são eles) atiram na cabeça dele e ele diz algo di tipo "Ótimo, agora eu tenho uma dor de cabeça" :lol:

Offline Fëanor

• I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
« Responder #7 em: Novembro 14, 2006, 04:48:05 »
Eu comprei a coleção completa recentemente, mas ainda não tive tempo para começar a ler. Devo fazer isso antes do fim do ano, eu espero.

Eu sei que não deve ser lá muito fiel, mas eu ri pra caramba com o filme. =]

Offline Alassë

• Administrador
  • Imagine
« Responder #8 em: Novembro 14, 2006, 07:21:56 »
O filme tem algumas partes modificadas e tals, mas não devemos reclamar muito pois foi o próprio autor do livro que fez o roteiro. Decerto que os livros também estão diferentes da série de rádio (que foi a primeira, não?).

Agora, uma das melhores partes é aquele que ele começa a escrever tudo com tempos verbais malucos! Eu dei muita risada... Mas sem dúvida, o diálogo do Marvin com os colchões é ótimo! E ainda aquelas ações típicas de colchões... como eram? Flopular? Não lembro... mas eram bizarras  :lol:

Offline Imadofus

• Padawan de Pasteleiro
  • a flower?
« Responder #9 em: Novembro 14, 2006, 08:27:10 »
É o roteiro do filme foi escrito pelo DNA, mas foi modificado depos que ele morreu.

Nossa, tem muitas partes que eu adoro, a dos tempos verbais, do colchçao, aquela que o marvin fica conversando com o robô na ponte entre os prédios do Guia do Mochileiro das Galáxias, a parte que fala sobre os elevadores do prédio, nossa, são muitas.

Ah, e sobre o peixe-babel, o que eu acho muito demais nessa parte é que a lógica dele não faz o menor sentido! :rofl:

Eu acho todos os personagens legais, mas o Marvin e o Zaphod se destacam. Pena que nenhum deles teve muito destaque no Até logo e obrigado pelos peixes.

Offline Idril

• Administrador
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
    • Eu mesma!
« Responder #10 em: Janeiro 07, 2007, 05:45:34 »
Vou ver se começo a ler o terceiro livro da série amanhã. E sim, eu detesto essa capa baseada no filme.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Bagrong

• Padawan de Pasteleiro
  • Ele não morre jamais!
    • 42
« Responder #11 em: Janeiro 30, 2007, 02:47:32 »
Eu li "Praticamente Inofensiva". Entendi agora o porquê desta polêmica quanto a ser ou não o quinto livro. Acontece que os personagens são os mesmos, mas a história tem pouco a ver com os outros livros, passa-se em universos paralelos e taus.

É legal, mais ácido e talvez mais direto. Não gostei muito do final, mas também não desgostei demais. De certa forma foi uma leitura interessante. É um livro que honra o nome do autor e da série. =]

Offline Alassë

• Administrador
  • Imagine
« Responder #12 em: Janeiro 30, 2007, 05:48:51 »
É, eu to tendo imensas dificuldades para lidar com os universos parelelos e a leitura tá sendo complicada  :lol: :lol: :lol:

Offline Bagrong

• Padawan de Pasteleiro
  • Ele não morre jamais!
    • 42
« Responder #13 em: Janeiro 30, 2007, 09:29:36 »
Fiquei um poquinho confuso também, mas deu pra entender. :lol:

Offline Imadofus

• Padawan de Pasteleiro
  • a flower?
« Responder #14 em: Janeiro 31, 2007, 07:01:54 »
A minha leitura desse livro teve que ser postergada graças ao livro sobre The Dark Side of the Moon e interrompida graças aO Fim, mas agora já está retomada :cerva:

Em breve: comentários sobre o Praticamente Inofensiva