Autor Tópico: Contos Maravilhosos (Lord Dunsany)  (Lida 8741 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tilion

  • Robin Hood
  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 592
  • Avaliação de posts: +16/-2
  • Sexo: Masculino
  • Keep Yourself Alive
Contos Maravilhosos (Lord Dunsany)
« em: Junho 02, 2011, 05:25:12 pm »
A editora Arte e Letra lançou hoje o livro Contos Maravilhosos, com tradução minha, do escritor anglo-irlandês Edward John Moreton Drax Plunkett, mais conhecido como Lord Dunsany (1878-1957). Dunsany foi uma das maiores referências da literatura fantástica na primeira metade do século XX, influciando escritores como Tolkien, H. P. Lovecraft, Robert E. Howard, Jorge Luis Borges e Neil Gaiman, entre outros.

O volume traz as traduções de duas coletâneas de contos: O Livro das Maravilhas ("The Book of Wonder", de 1912) e O Último Livro das Maravilhas ("The Last Book of Wonder", de 1916), que contêm alguns dos contos mais famosos dele.



Citar
“Lord Dunsany” é mais do que o pseudônimo literário de Edward Plunkett (1878-1957), pois esse irlandês foi realmente o décimo oitavo Lorde Dunsany. Também teria influenciado Tolkien — e Howard, Lovecraft, A. Merritt (1884-1943) e outros autores da Weird Tales —, mesmo antes de ser recuperado por Lin Carter em 1970, com a publicação da coletânea At the Edge of the World.
Extremamente prolífico, Lord Dunsany publicou mais de oitenta títulos, sendo que um deles, Selection from the Writings of Lord Dunsany (1917), foi organizado pelo poeta irlandês W. B. Yeats (1865-1939), ganhador do Prêmio Nobel de Literatura (em 1923). Muito dos escritos de Dunsany eram peças de teatro, mas ele também escreveu, além de muitos livros de contos, romances de fantasia como The Chronicles of Rodriguez (1922) e The King of Elfland’s Daughter (1924). De vida aventurosa, o escritor caçou animais selvagens na África e serviu como oficial na Guerra dos  Boers e na I Guerra Mundial, onde foi ferido. Ele ainda participaria da defesa da Irlanda e da Inglaterra, durante a II Guerra Mundial, vindo a falecer apenas em 1957, em Dublin, Irlanda.
Os dois títulos de Lord Dunsany que a Arte & Letra apresenta aos leitores brasileiros, O Livro das Maravilhas (1912) e O Último Livro das  Maravilhas (1916), fazem parte da primeira e mais rica fase do escritor irlandês, aquela que provavelmente mais influenciou outros autores importantes da fantasia heroica e da alta fantasia em inglês no século XX. A sua publicação no Brasil é mais do que oportuna — o país vive uma onda de literatura de fantasia escrita por brasileiros, mas em sua maior parte tomada a partir do que os nossos escritores estão acostumados a  ver no cinema, na televisão ou em role playing games. A leitura de  textos fundamentais do passado nos permite rever os caminhos trilhados pelo gênero, e recompor nossa visão do que ele é ou pode vir a ser. O contato com a prosa elaborada de Dunsany e de outros nomes do passado nos ajuda, igualmente, a somar ferramentas estilísticas aos recursos  disponíveis para a escrita de fantasia no Brasil.

O livro já está à venda no site da editora.

Para os fãs de fantasia, eis uma boa oportunidade para conhecer um dos autores clássicos mais relevantes do gênero. =]
« Última modificação: Junho 02, 2011, 05:52:21 pm por Tilion »
Alassë :grinlove:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Contos Maravilhosos (Lord Dunsany)
« Responder #1 em: Junho 02, 2011, 05:43:04 pm »
Eu vou ganhar um, hohohohoho :trala:

Já tentei ler um conto desse senhor, em inglês, mas achei consideravelmente complicado. Essas traduções, inéditas no país, virão bem a calhar! E, por serem contos, dá pra ler mais rapidinho sem ficar se perdendo, especialmente eu que leio poucas vezes no mês  :dente:

Altamente recomendado, além de mostrar um excelente trabalho em termos de capa e qualidade do papel! :clap: