Autor Tópico: [SDA x Nárnia] Comparações.  (Lida 5056 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Galdor

  • de Lindon
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 168
  • Avaliação de posts: +17/-20
  • Sexo: Masculino
[SDA x Nárnia] Comparações.
« em: Março 27, 2008, 02:00:21 am »
Muitos de vocês devem saber que o Tolkien e C. S. Lewis foram grandes amigos.
Um tempo atrás, acho que alguém comentou comigo ou eu li em algum lugar, que Lewis copiou algumas coisas das obras do Tolkien. Como eu nunca li nada do Lewis, gostaria de saber a opinião de quem leu(e também de quem não leu) livros do Lewis e viu semelhanças entre as histórias.

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #1 em: Março 27, 2008, 03:11:27 am »
Vou mover p/ a área Tolkien, apesar de envolver Nárnia também, acho que lá é mais adequado.

Quando ao assunto em si, não li Nárnia, nem nada de Lewis, mas creio que Lewis não copiaria assim coisas de Tolkien. Eles eram amigos e discutiam muitas coisa juntos, pode ser q Lewis tenha pescado  da mesma "fonte" que Tolkien e acabou deixando alguns elementos parecidos, mas copiar não sei...

Offline Galdor

  • de Lindon
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 168
  • Avaliação de posts: +17/-20
  • Sexo: Masculino
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #2 em: Março 27, 2008, 03:28:58 am »
Valeu Pro, eu não sabia ao certo onde colocar o tópico e como envolvia Nárnia eu achei melhor fazer lá.

Bom, provavelmente o Lewis pescou alguma coisa da mesma fonte do Tolkien.
Quando eu vi isso, de que o Lewis havia copiado Tolkien eu estranhei, muito difícil de ter acontecido esse "plágio", mas nunca pesquisei.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Pode conter spoilers.
« Responder #3 em: Março 27, 2008, 04:13:37 am »
Eu só li o 2º livro de Nárnia, o adaptado aos cinemas, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, por curiosidade da época. É um caso raro que o filme conseguiu contar mais detahes que o próprio livro! Claro, também não é beeem assim. Mas o fato é que Lewis não se apegava em detalhes como Tolkien se apegava: para Tolkien, tudo deveria ser meticulosamente cuidado: a descrição do tempo, das fases da lua, das estações, sobre os personagens, e por aí vai. De maneira diferente, Lewis narrava sem muita profundidade neste quesito, as suas histórias. Para ter uma idéia, a descrição da batalha no 2º livro ocupa somente 1 página (ou uma e meia), enquanto que no filme você vê muito mais do que Lewis narrou. Porém o seu livro não deixa de ser uma boa diversão, apesar de ser mais infantil do que o OSdA, e até do que o própriO Hobbit.

Lewis e Tolkien compartilhavam muitos gostos, e foram grandes amigos, e é natural que um tenha inspirado o outro. A obra de Lewis tem uma conotação religiosa/católica muito explícita (como a ressurreição do Leão para à todos salvar. Ou a presença do Papai Noel pelas bandas de Nárnia!). Foi Tolkien quem "converteu" Lewis ao catolicismo, o acreditar em Deus e nas tradições da Igreja, e acreditar na fé. Longas foram as noites que eles passavam juntos (também com outros futuros autores de renome) conversando, bebendo - como um bom inglês - e fumando seus cachimbos, discutindo suas obras, suas inspirações, seus contos.

É natural que semelhanças ocorram entre as obras, apesar de serem muito diferentes, A notável, de cara, é a invenção de um mundo fantástico imaginário para o desenrolar das histórias. Depois disso, não consigo ver outras semelhanças fortes, também porque não li nada além do 2º livro de Nárnia, do Lewis. Mas faz uma pesquisa por artigos pela internet, principalmente em comunidades Tolkien, que costumam trazer textos relacionando ou comentando a amizade de Tolkien e Lewis. Agora, cópia, isso não ocorre. Também, pois Tolkien saberia antes, provavelmente? =]
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Galdor

  • de Lindon
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 168
  • Avaliação de posts: +17/-20
  • Sexo: Masculino
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #4 em: Março 27, 2008, 04:26:30 am »
É verdade, Tolkien com certeza saberia.  :think:

Equanto ao fato de Nárnia ser mais infantil que O Hobbit eu não sabia. Pra mim Lewis era tão detalhista quanto Tolkien.

Depois vou dar uma olhana na net para ver se descubro alguma coisa. Se descobrir eu posto aqui.  :think: :cerva:

Offline Beleg Cúthalion

  • Arcoforte
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 326
  • Avaliação de posts: +47/-49
  • Sexo: Masculino
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #5 em: Março 27, 2008, 04:31:59 am »
Eu li os 4 primeiros livros, e apesar de concordar no fato de que eles pescaram na mesma fonte, nao vo mt de Tolkien em Narnia  :think: Talvez o modo de manisfetaçao da magia que é sutil, fato que ocorreu provavelmente nao por plagio, mas por ideias comuns. No geral, nao vejo mta coisa em comum  :)

Offline Círdan

  • O Armador
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 420
  • Avaliação de posts: +39/-34
  • Sexo: Masculino
  • Rock & rolling
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #6 em: Março 27, 2008, 04:50:45 am »
Mas realmente, o mundo de Tolkien me parece imensamente mais vasto do que o do Lewis. Eu achei Nárnia meio clichê, até para a época em que foi escrito.

Sem contar que Lewis não usou adultos como protagonistas. E apesar do destino de Nárnia estar em jogo, o sda tem muito mais ação hum...... política e maquinações.

Offline Galdor

  • de Lindon
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 168
  • Avaliação de posts: +17/-20
  • Sexo: Masculino
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #7 em: Março 27, 2008, 05:02:18 am »
É mesmo, é uma história bem infantil para a época e também em comparação com o SDA.

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #8 em: Março 27, 2008, 10:35:31 am »
A principal diferença entre a "fantasia" de Tolkien e a "fantasia" de Lewis é que a primeira é realmente Fantasia, com F maiúsculo, hehe, pois trata de um mundo completo, com sua própria história e tudo, os elementos ali fazem parte de um mundo completo que foi criado. Já Lewis também construiu um "outro mundo", mas este é alcançado pelas pessoas "do nosso mundo" através de um "portal" (qualquer que seja); seria como um "universo paralelo". Daí suas histórias serem "fantasias" distintas.

Quanto às comparações, eu realmente não vejo nenhuma semelhança específica entre Nárnia e Arda. Em ambas há elementos que não existem na outra (ex. em Nárnia há bichos falantes, ninfas, minotauros; em Arda há wargs, orcs, olifantes), mas obviamente, por serem ambos mundos de fantasia, há também elementos semelhantes, como magos/bruxos, artefatos mágicos, etc.

Offline Sir Mordrain

  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 510
  • Avaliação de posts: +0/-31
  • Sexo: Masculino
  • Fé, Honra, Lealdade sempre!
    • Meu Live Space
Re: [SDA x Nárnia] Comparações.
« Responder #9 em: Maio 11, 2008, 01:54:31 am »
É, é como a Alassë falou.

Acho que as principais semelhanças são bem gerais, por serem ambos mundos de fantasia.
Mas semelhanças específicas entre as duas obras, não vi muita não...
Sir Mordrain de Glastonbury, Guardião do Santo Graal.
[DeviantART][Last.FM][Blog (Quase sempre sem nada....)][Orkut 1][Orkut 2]