Autor Tópico: [Mitologia] Dragões  (Lida 11926 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
[Mitologia] Dragões
« em: Março 01, 2006, 10:23:06 am »
A dica é da July: a Discovery vai passar um documentário sobre dragões no próximo dia 5 de março, às 20:00h.

Pelo que a propagando mostrou, vai ser bem legal.  :D

Fica aqui um espaço para a gente comentar sobre o que viu e - por que não? - discutir sobre essas bestas aladas que estão presentes em tantas mitologias mundo afora.
« Última modificação: Junho 26, 2009, 12:35:00 am por Isabel »

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Dragões
« Responder #1 em: Março 01, 2006, 11:46:25 am »
É dose não ter TV a Cabo.  :cry:

Enfim, adoro dragões. Tanto que escrevi um estudo dobre dragões europeus, asiáticos e tolkienianos. 8)

Fora isso, qualquer obra fantástica e/ou mitológica que envolvam dragões me interessam muito. O primeiro livro da série Discworld que li, "Guardas! Guardas!", falava sobre dragões. E tem tantos outros livros onde já li sobre les ou os vi figurarem de alguma foram - "Eragon", do Paolini, é um dos mais emocionantes que já li.  :D

E sim... Joguei muito RG e jogo de estratégia no PC e em vídeo-games. E adorava lutar com dragões (quando era possível escolher essas belas criaturas)! :grinlove:
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Imadofus

  • Winston Churchill dressed in drag
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2372
  • Avaliação de posts: +12/-3
  • Sexo: Masculino
  • a flower?
Dragões
« Responder #2 em: Março 02, 2006, 12:45:41 am »
Uma coisa que eu não gosto no Discovery é que nunca dá para saber o quanto é ficção e o quanto é realidade.
Esse documentário, por exemplo, anuncia que foi encontrado um corpo de um dragão nos montes Galápagos. Só que isso foi realmente encontrado ou é só uma historinha para ficar mais legal?
Dia desses passou um documentário que dizia que havia sido encontrado dois planetas com vida e o programa relatava a vida animal nesse planeta. Uma pessoa que não entenda muito bem das coisas pode achar que essa é a maior descoberta da história da humanidade, enquanto era só meia dúzia de cientistas falando o que seria legal de se enconrar num planeta exterior.
Eu preferiria que eles voltassem a passar programas da "África Indomável" e deixassem carros modificados, documentários ficcionais e outras coisas desse tipo de lado.

last.fm: www.last.fm

Offline July Maverick

  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 413
  • Avaliação de posts: +1/-1
  • Sexo: Feminino
  • jogadora de pôquer
Dragões
« Responder #3 em: Março 06, 2006, 12:21:43 pm »
Citação de: "Imadofus"
Uma coisa que eu não gosto no Discovery é que nunca dá para saber o quanto é ficção e o quanto é realidade.
Esse documentário, por exemplo, anuncia que foi encontrado um corpo de um dragão nos montes Galápagos. Só que isso foi realmente encontrado ou é só uma historinha para ficar mais legal?


Bom, foi hoje, e realmente, tudo se passou como um filminho, e mais uma vez não deu pra saber o que era ficção e o que era realidade.
Falaram da mitologia junto com a evolução, até chegar na época em que os dragões viverão com o homem, e durou 2 horas.

ps: amanhã eu alo mais, porque realmente preciso dormir  :wink:

Offline Imadofus

  • Winston Churchill dressed in drag
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2372
  • Avaliação de posts: +12/-3
  • Sexo: Masculino
  • a flower?
Dragões
« Responder #4 em: Março 07, 2006, 02:45:48 am »
Bah, acabei perdendo. Minha noite se resumiu a Oscar e Notpron.
Falando nisso, Notpron merece um tópico. Ou melhor, um tópico de riddles de internet.

last.fm: www.last.fm

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Dragões
« Responder #5 em: Março 07, 2006, 05:02:42 am »
Notpron? :hum:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Dragões
« Responder #6 em: Março 07, 2006, 12:54:36 pm »
Whatever, é o Imadofus.  :|
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline July Maverick

  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 413
  • Avaliação de posts: +1/-1
  • Sexo: Feminino
  • jogadora de pôquer
Re: Dragões
« Responder #7 em: Março 18, 2006, 03:57:00 am »
notprom é um joguinho muito legal, mas muito dificil pra mim!

então, voltando ao programa, tive a impressão que eles viajaram muito.
Começou tudo bem, mas quando foram justificar a não-morte dos dragões com os dinossauros, a coisa começou a desandar. e quando falaram do dragão asiático que reproduzia o som de sua vítima e ainda soltava fogo pra cozinhar as coitadas, porque isso facilitava a digestão, tudo começou a ficar ridículo!
bom, apenas não percam tempo vendo isso  :toma:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Dragões
« Responder #8 em: Março 22, 2006, 12:01:43 am »
Eu fiz uma comparaçãozinha entre dragões de Tolkien e dragões de rpg (sistema D&D) para a lista d'O Condado.
Achei q seria legal postar aqui e tal. Opinem. =]
Citar
Vou tentar comparar um pouco. Antes quero dizer que não sou um expert em rpg, mas tive um bom contato com o jogo. E todas as características dos dragões que vou por aqui são relativas ao sistema D&D 3º Edição 1.0 e apenas aos livros básicos (Jogador, Mestre e Monstros). Quem conhecer bem rpg e Tolkein peço que me corrijam e ajudem em alguns pontos. =]

-A primeira diferença que podemos encontrar refere-se a tendência dos Dragões. No D&D existem dragões bons e maus, enquanto todos os dragões da mitologia tolkeniana são maus.

-Os dragões no D&D se classificam em cromáticos (azul, branco, preto, verde e vermelho, sendo o vermelho o mais poderoso), geralmente malignos, e metálicos (acho que latão, cobre, bronze, prata e dourado, sendo o dourado o mais poderoso), geralmente benignos. Isso me chamou a atenção quando li o Hobbit, pois Smaug é conhecido como 'o Dourado', mas é maligno. Esse foi o primeiro ponto que me fez superestimar Smaug (sem querer diminuir seu o poder e astúcia), mas em Tolkien os dragões não se diferenciam dessa forma.

-No D&D os dragões possuem vários tipos de "sopro" (fogo, ácido, entre outros), enquanto em Tolkien nem todos os dragões possuem tal poder (esses são chamados de Dragões Frios) e os dragões que possuem a capacidade de "sopro" só têm o sopro de fogo. Além disso no rpg todos os dragões são alados, enquanto em Tolkien os primeiros dragões eram rastejantes.

-Tanto no RPG quanto na obra de Tolkien os dragões são lagartos gigantes (no rpg alados, em Tolkien não necessariamente), muito poderosos e muito inteligentes. Alguns tipos de dragões de D&D também tem um certo apreço por ouro, se não me engano.

-Os dragões do D&D, são seres de poder imenso. Podem usar magia dos mais altos níveis (ou círculos como são chamados os níveis de magia), possuem habilidades naturais altamente destrutivas e algumas mais defensivas. Eles não possuem um ponto fraco exato (em termos de regra, já que o mestre do jogo pode mudar isso), de forma que uma flecha, mesmo mágica, pode até machucar, mas nunca matar um dragão (há excessões claro). Um dragão adulto ou ancião (ainda mais poderoso que o adulto) são capazes de botar medo em poderoso guerreiros, magos e fazem pessoas normais correrrem em pánico. Em Tolkien os dragões são, também, poderosos e de meter medo em qualquer elfo, homem ou anão; mas pela magia em si no mundo de Tolkien ser mais "discreta", os efeitos dos poderes dos dragões são bem minimizados e diferentes.

Esse último ponto foi o que mais me chocou ao ler o Hobbit. A primeira vez que ouvi falar de Senhor dos Anéis, foi numa revista de rpg, falando sobre o filme, que dizia que muito do rpg havia sido baseado nessa obra. Então eu não tinha em mente que o dragões de Tolkien (e mesmo a magia) era bem diferente do rpg.

Acho que é mais ou menos isso.

Offline Imadofus

  • Winston Churchill dressed in drag
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2372
  • Avaliação de posts: +12/-3
  • Sexo: Masculino
  • a flower?
Re: Dragões
« Responder #9 em: Março 22, 2006, 05:09:08 am »
Smaug era chamado de O Vermelho, não? Glaurung era chamado de O Dourado.

last.fm: www.last.fm

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Dragões
« Responder #10 em: Março 22, 2006, 06:37:02 am »
Era?  :hum:
Acho que confundi então...  :think:

Offline Imadofus

  • Winston Churchill dressed in drag
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2372
  • Avaliação de posts: +12/-3
  • Sexo: Masculino
  • a flower?
Re: Dragões
« Responder #11 em: Março 22, 2006, 08:47:06 am »
Faz sentido, considerando que os vermelhos também eram os mais poderosos :lol:

last.fm: www.last.fm

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Dragões
« Responder #12 em: Março 22, 2006, 09:24:45 am »
Acabei de confirmar é Smaug, o Dourado mesmo.

Offline Imadofus

  • Winston Churchill dressed in drag
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2372
  • Avaliação de posts: +12/-3
  • Sexo: Masculino
  • a flower?
Re: Dragões
« Responder #13 em: Março 23, 2006, 11:33:22 am »
Citação de: Wikipedia
In the fiction of J. R. R. Tolkien, Smaug was a greedy, reddish-gold dragon of Middle-earth
http://en.wikipedia.org/wiki/Smaug

Respondido :mrgreen:

last.fm: www.last.fm

Offline Eruanna

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 19
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Feminino
    • Eruanna
Re: Dragões
« Responder #14 em: Setembro 24, 2006, 10:19:13 pm »
Alguém pode me dizer que nome dão aos dragões que têm duas cabeças? Não estou lembrando :think:
* De volta á vidinha miserável!! *