Autor Tópico: Trecho de uma entrevista de Tolkien na BBC  (Lida 4557 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Trecho de uma entrevista de Tolkien na BBC
« em: Junho 06, 2011, 04:46:57 am »
Em fevereiro de 1968, 5 anos antes de seu falecimento, J.R.R. Tolkien foi entrevistado em conjunto com o documentário televisivo "Tolkien in Oxford", da BBC, do qual uma parte também foi incluída em J.R.R. Tolkien: An Audio Portrait. Até onde sabemos, essa entrevista só foi divulgada em abril de 2007, para o lançamento de The Children of Hurin. Desde então, uma pequena parte dessa entrevista pôde ser encontrada na BBC News Archive, ainda que ela esteja longe de estar completa:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=1mEn7auQWRY" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=1mEn7auQWRY</a>
Segue a transcrição da entrevista traduzida:


Todos, incluindo espíritos divinos abaixo de deus, cometem erros nessa mitologia, e certamente os deuses cometeram um erro primário. Em vez de deixarem os elfos e homens encontrarem seu próprio caminho sobre a orientação de deus, eles convidaram os elfos, pois o rebelde dentre eles - o deus maligno Melkor - estava vivo e havia devastado uma grande parte do mundo. Eles os levaram de volta para o paraíso no oeste para protegê-los; assim, a maquinaria inteira começa a partir da rebelião dos elfos e, conseqüentemente, em rebelião ao mal que causaram ao partirem do paraíso.

Então, o que se tem em nossa época são dois grupos de elfos: aqueles que nunca partiram, simplesmente não quiseram, nunca se preocuparam em ser nada maior do que eram, os simples elfos das florestas do leste distante; aqueles que começaram a ir para o paraíso divino e nunca chegaram lá, que são os elfos cinzentos do oeste; e aqueles que foram e voltaram como exilados.
Os altos elfos, que cantam a música para Elbereth no começo d'O Senhor dos Anéis, são elfos exilados que um dia souberam o que era ver a forma dos deuses em pessoa.

Agora, os anões criam uma dificuldade nisso em particular, não é? Eles possuem certo rancor contra os homens e elfos. Eles são encarnados em corpos. Embora sejam semelhantes a nós, não sabemos muito sobre eles, mas eles aparentemente são mortais, longevos. Onde eles entram no esquema? Bem, é certamente uma quantidade considerável de trabalho estabelecer a origem deles. Acho que não direi nada sobre isso no momento, mas eles têm uma origem coerente em relação ao seu tema; porém, não fazem parte dos filhos de deus.

[encerrando a entrevista] É tudo que eu realmente posso dizer sobre isso.

[rindo] Homens são apenas homens.


Fonte: Tolkien Library
« Última modificação: Junho 06, 2011, 06:45:27 am por Alassë »