Autor Tópico: Tolkienidades de janeiro  (Lida 5294 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Tolkienidades de janeiro
« em: Janeiro 13, 2009, 05:01:11 am »
Seguem as datas tolkienianas relevantes do mês de Janeiro. Tem muita coisa importante, afinal, é o mês de nascimento do Professor. Algumas informações foram enviadas por Tilion, garimpadas do volume "Chronology" do The J.R.R. Tolkien Companion and Guide.

1 - Ronald escreve em seu diário mais antigo: "Deprimido e mais na escuridão do que nunca. Deus me ajude. Sinto-me fraco e esgotado". Sua depressão deve-se não apenas ao seu desapontamento em Oxford, mas também à dificuldade de seu relacionamento com Edith. Ele está dividido entre seus sentimentos por ela e sua obrigação para com o guardião a quem ele deve muito. (1910)

2 - Falecimento de Sergio "Isildur" Akamatu, em exercício do cargo de Presidente Nacional do Conselho Branco. Sergio foi eleito em 15/11/2005, ocasião da II HobbitCon organizada pela FTB, em Santo André-SP. (2006)

3 - Nascimento de John Ronald Reuel Tolkien, em Bloemfontein. (1892)

3 - À meia-noite, ao atingir a idade de vinte e um anos, Tolkien começa uma carta para Edith Bratt, dizendo-lhe que seus sentimentos por ela não mudaram e que deseja casar com ela. Alguns dias mais tarde ele recebe uma resposta de Edith dizendo que ela está noiva de George Field, o irmão de um de suas amigas de colégio, Molly Field; mas a carta também deixa claro que ela fizera isso porque não esperava que Ronald ainda se importasse com ela, e George era gentil e alguém que ela sentia que poderia aceitar como marido. Tolkien escreve novamente e eles combinam de se encontrar. (1913)

4 - Falecimento de Humphrey Carpenter (n. 1946), biógrafo oficial de. (2005)

4 - Arthur Tolkien escreve para sua mãe dizendo que "o bebê (é claro) é adorável. Tem mãos e orelhas lindas (dedos bem longos), cabelo bem claro, olhos 'Tolkien' e uma boca distintamente bem 'Suffield'. . . . O primeiro nome do menino será 'John' como seu avô [John Benjamin Tolkien], provavelmente mesmo John Ronald Reuel. Mab quer chamá-lo de Ronald e eu quero manter John e Reuel..." (1892)

4 - Rob Gilson escreve a Tolkien, mandando felicitações por seu noivado. G. B. Smith lhe pedira para comparecer a uma reunião do T.C.B.S. na semana seguinte e Gilson espera que Tolkien também esteja lá (no final ele acaba não comparecendo). (1914)

7 - Gilson escreve para informar Tolkien de que estará partindo para a frente de batalha em 8 de janeiro. (1916)

8 - Tolkien vai a Cheltenham para ver Edith. Ela o encontra na estação. Eles caminham até o campo para ficarem a sós e não serem perturbados enquanto discutem sua situação; lá eles sentam debaixo de um viaduto férreo. Edith concorda em romper seu noivado com George e casar com Ronald, mas eles decidem manter seu compromisso em segredo por enquanto. A única exceção é Padre Francis, a quem Tolkien sente ser sua obrigação informar. (1913)

11 - Nascimento do primeiro neto de Tolkien, Michael George Reuel, filho de Michael e Joan Tolkien. (1943)

13 - Nascimento de Orlando Bloom, ator intérprete do elfo Legolas, membro da Sociedade do Anel, na trilogia de Peter Jackson. (1977)

18 - O poema de Tolkien Looney é publicado na Oxford Magazine. (1934)

20 - Ronald sente que ele e Edith devem discutir o que devem fazer. Eles se encontram sem pedir a permissão do Padre Francis. (1910)

21 - Nascimento de Edith Mary Tolkien, a "Lúthien Tinúviel", esposa e mãe dos quatro filhos Tolkien. (1889)

22 - Fundação da comunidade tolkieniana brasileira Pônei Saltitante. (2002)

22 - Falecimento de John Francis Reuel Tolkien, filho de. (2003)

24 - Nascimento de Ted Nasmith, ilustrador. (1955)

28 - Nascimento de Elijah Jordan Wood, ator intérprete do hobbit Portador do Anel Frodo na trilogia "O Senhor dos Anéis". (1981)

31 - O bebê J.R.R. Tolkien é batizado na Catedral de Bloemfontein, África do Sul, com 28 dias de vida. (1892)

Janeiro de 1896 - Mabel fica sabendo que Arthur ainda está com a saúde debilitada e decide que ela deve retornar a Bloemfontein para cuidar dele. Ela marca passagens para a África do Sul para si mesma e os meninos, com partida no dia 2 de março.

Janeiro de 1915 - Tolkien escreve um poema, As Two Fair Trees, talvez para celebrar o aniversário de sua reunião com Edith. - Ele revisa seu poema The Tides, agora chamado agora chamado Sea-Chant of an Elder Day.

?Janeiro-Fevereiro de 1916 - Tolkien escreve Over Old Hills and Far Away, outro poema de "fadas" sobre o tocador de gaita de foles Tinfang Warble.

?1917-?1919 - Enquanto trabalha no The Book of Lost Tales, Tolkien mantém um caderno, originalmente intitulado "Names nd Lang[uage] to Book of Lost Tales" (posteriormente "Caderno B"). Este inclui uma lista de palavras em Eldarissa (isto é, Qenya), um quadro de raças de seres e uma tabela comparando duas formas dos nomes próprios na história de Tuor. Relacionado com esse caderno existem várias tabelas e listas em folhas soltas (The Creatures of the Earth, "Matar and Tulir", "Names of the Valar" e "Otsan and Kainendan"). - Provavelmente nesse período Tolkien também escreve "Name-list to The Fall of Gondolin", derivada da Official Name List; uma lista paralela de nomes em Qenya de The Cottage of Lost Play com equivalentes Gnômicos (Goldogrin); e, relacionada com a Qenyaqetsa, uma descrição da conjugação do verbo em Qenya.

1918 - Tolkien provavelmente passa boa parte de seu tempo livre durante 1918 escrevendo a primeira versão da terceira história para The Book of Lost Tales: The Tale of Turambar.

Janeiro de 1922 - Tolkien desenha uma tabela sem título de uma variedade do Alfabeto de Rúmil.

Janeiro de 1923 - O poema de Tolkien Iumonna Gold Galdre Bewunden é publicado em The Gryphon deste mês.
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!