Votação

Qual formato de livro você mais gostaria de ver à venda pela Harper Collins Brasil?

Papel simples/jornal (edição baratinha)
1 (9.1%)
Brochura tradicional
1 (9.1%)
Capa dura
2 (18.2%)
Edição ilustrada
2 (18.2%)
Especial para colecionador
3 (27.3%)
Box
2 (18.2%)

Votos totais: 3

Autor Tópico: Quais formatos de publicação dos livros de Tolkien você gostaria de ver?  (Lida 24348 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
No Brasil não há, por parte das editoras, um costume em publicar um mesmo título em diferentes formatos, diferentemente do eixo Estados Unidos-Europa (não posso falar pelo resto do mundo por desconhecimento), onde um leitor pode adquirir um livro em edição bem simples em papel quase descartável, em capa dura, em edição de luxo/colecionador, e-book ou até mesmo em boxes, quando se trata de séries ou coleções.

Aqui, além da edição em e-book que tem ganhado mais adeptos e mais publicações ultimamente, muito raro se vê um mesmo título com mais de um formato. Não sei se por falta de tradição ou falta de interesse das editoras, mas a grande maioria publica somente uma edição em brochura (que pode ser num papel meh branquelo transparente ou num papel pólen mais robusto) ou, dependendo da proposta editorial, somente em capa dura.

As poucas exceções são os títulos de grande apelo comercial, como a série As crônicas de gelo e fogo, de G.R.R. Martin, que tem diversas edições lançadas a cada ano.

Com a aquisição dos direitos de publicação de todas as obras de Tolkien e outras relacionadas a ele pela Harper Collins Brasil, e dada a abertura da editora para as opiniões dos leitores e fãs seja a respeito dos tipos de edição, seja sobre imagens de capa, fica a esperança de novos formatos que agradem a todos, novos e antigos leitores.

A enquete é para fazer esse levantamento: você tem algum tipo de edição específica em mente quando pensa nos lançamentos pela Harper Collins Brasil? Tem interesse em mais de uma? A votação é aberta para escolher quantas opções quiser.


Eu vou um pouco na contramão do pessoal que costuma querer ver mais livros em capa dura, não porque não ache o formato mais durável e bonito (obviamente é), mas porque a tendência é que seja mais caro e eu não me sinto muito inclinada a deteriorar um livro bonito e caro.

Eu tenho interesse em edições de colecionador, claro, mas também pretendo realmente ler as novas traduções de O senhor dos anéis e pelo menos alguns volumes dos História da Terra-média e não quero minha edição bonita e cara com marca de dedo ou com um efeito dourado elegante todo riscado. Ler livros físicos implica em manuseá-los e raramente dá pra garantir 100% de ausência de gordura nas mãos ou que um livro nunca caia no chão. Então eu dou um voto especial para a edição baratinha, que pode ficar com marcas de guerra sem remorso.

Eu penso que se houver a publicação simultânea de edições bacanas em capa dura (muito aguardadas pelos fãs antigos, que querem ter suas estantes belamente decoradas) e brochuras baratinhas (ênfase nisso) em papel simples/jornal, a venda de um tipo não atrapalharia a do outro. Muitos reclamam do preço dos livros no Brasil e ter à disposição edições mais em conta ajudaria a levar a obra a mais pessoas, seja pela venda direta, seja pela possibilidade de aquisição de mais edições pelas bibliotecas. Quem tiver interesse e dinheiro poderia depois comprar a edição mais bonita de capa dura/luxo.
« Última modificação: Março 28, 2018, 12:25:10 am por Alassë »

Offline Tilion

  • Robin Hood
  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 592
  • Avaliação de posts: +16/-2
  • Sexo: Masculino
  • Keep Yourself Alive
Re: Quais formatos de publicação dos livros de Tolkien você gostaria de ver?
« Responder #1 em: Março 28, 2018, 02:45:54 am »
Acho que pode ter todos os tipos de edições, menos a em papel jornal. Papel jornal no Brasil é contraprodutivo, pois é mais caro que o normal, já que é pouco usado, justamente por ser mais caro, e por aí vai o círculo vicioso. Fora que a durabilidade é a pior de todas.

A HCB aparentemente está conseguindo publicar e planeja continuar publicando edições em capa dura a preços acessíveis, então acho que eles têm que investir mesmo. Os leitores que querem colecionar vão comprar de qualquer forma e os livros sempre acabam com desconto nas lojas virtuais, então ninguém vai ficar "pobre". Mas certamente também vão colocar edições em brochura no mercado, justamente para atender mais um tipo de público.

No fim, todos vão sair ganhando.
Alassë :grinlove:

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
Re: Quais formatos de publicação dos livros de Tolkien você gostaria de ver?
« Responder #2 em: Março 28, 2018, 02:48:29 am »
Acho que eu tbm compraria uma versão "mass market paperback" para ficar lendo e outra de colecionador pra exibir xD

Opa, enquanto eu escrevia o Tilion lembrou que papel jornal não é viável aqui, então eu compraria o paperback mais barato mesmo...
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Quais formatos de publicação dos livros de Tolkien você gostaria de ver?
« Responder #3 em: Julho 23, 2018, 11:54:36 pm »
(Antigo, mas como voltei faz pouco tempo vou opinar mesmo assim rs)

Minha tendência hoje é mais ebook quando não quero ter ali visível e capa dura/colecionador quando quero deixar na estante de casa.
Mas acaba q tenho muitos brochura, por ser versões brasileiras e não faço questão de comprar as versões capa dura deles.

De Tolkien faço questão de ser capa dura, mas prefiro q tenha de todas as versões válidas para o mercado brasileiro.

Alias, essas versões papel jornal são mais caras na venda ou na produção? Eu só vejo livro em papel jornal aqui em edições internacionais, em geral pocket (comprei a trilogia Sin War q é lore de Diablo assim).