Autor Tópico: HARPER COLLINS BRASIL É A NOVA CASA DE J. R. R. TOLKIEN  (Lida 4730 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
HARPER COLLINS BRASIL É A NOVA CASA DE J. R. R. TOLKIEN
« em: Março 14, 2018, 12:57:03 am »

Um dos maiores autores da literatura contemporânea está mudando de casa editorial no Brasil. As obras traduzidas de J.R.R. Tolkien, conhecido mundialmente por livros como a trilogia O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion, entre outros clássicos, passa a ser editada pela HarperCollins Brasil. A nova fase do escritor, poeta, linguista e professor britânico no país começará com o lançamento, previsto para novembro, de Beren e Lúthien, título ainda inédito em língua portuguesa, e prevê um realinhamento da percepção de sua obra entre os leitores brasileiros.

De acordo com Omar de Souza, diretor editorial da HarperCollins Brasil, o plano que convenceu os herdeiros do autor de que a editora seria a melhor opção incluiu um projeto consistente de reposicionamento, o lançamento de obras inéditas no país – incluindo o gigantesco The History of Middle-Earth (História da Terra-Média, em tradução literal) – e, principalmente, um trabalho forte de distribuição que garantisse a exposição constante de todos os títulos de Tolkien (não apenas a trilogia fundamental) nas livrarias brasileiras.

Omar ressalta que um dos principais objetivos é redefinir a literatura de J.R.R. Tolkien no Brasil. “Em outros países, particularmente na Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica. Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução, tal como fizemos com os primeiros livros de C.S. Lewis que reeditamos”, explica.

Patricia Hespanha, diretora executiva da HarperCollins Brasil, também comemora a aquisição. “O processo para definir a casa publicadora de Tolkien é rigoroso em todos os países, e não poderia ser diferente aqui”, diz. “Os herdeiros são muito zelosos com sua obra. Foi mais de um ano de negociação, e estamos muito orgulhosos por saber que essa escolha coroa o esforço que fizemos para oferecer um projeto sólido que demonstra nosso respeito ao legado do autor.”

Samuel Coto, gerente editorial na HarperCollins Brasil, será o responsável pela edição de J.R.R. Tolkien nessa nova fase. Fã incondicional do autor e aficionado de sua mitologia, sua reverência pelo escritor britânico se reflete na forma como pretende trabalhar com sua obra: “Fui criado lendo a obra de Tolkien, sempre fui fascinado por seu universo mitológico”, conta. “Mais que uma responsabilidade, editar sua obra é uma espécie de realização de um sonho. Como editor, terei a oportunidade de dar ao Legendarium, e a outros títulos além da mitologia principal, o tratamento editorial esperado por fãs como eu.”

https://www.valinor.com.br/50579

E TEM MAIS!

Novo tradutor de “O Silmarillion” é da Valinor!!!

É com grande, imensa, gigantesca alegria que posso anunciar que farei parte da nova fase dos livros de Tolkien no Brasil comandada pela editora Harper Collins! Eu, Reinaldo José Lopes, conhecido como Imrahil pelo pessoal da Valinor, cofundador do site, serei o novo tradutor de “O Silmarillion”, com o objetivo de fazer uma versão para o português que realmente reflita a beleza arcaica e o lirismo do texto original. Mais detalhes no vídeo! E, se quiserem acompanhar mais novidades sobre a monumental tarefa de trazer toda a obra de Tolkien para o Brasil, não deixem de se inscrever no canal!

https://www.valinor.com.br/50587
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: HARPER COLLINS BRASIL É A NOVA CASA DE J. R. R. TOLKIEN
« Responder #1 em: Março 15, 2018, 09:42:43 pm »
Provavelmente a melhor notícia da semana!  :excited:


Não só o tratamento dado às obras será muito melhor, por ser a mesma editora que já cuida delas lá fora, como também porque estão tendo o cuidado de selecionar tradutores-fãs: pessoas com conhecimento sólido em tradução e que também são estudiosos de Tolkien. Um tradutor comum ou um "apenas fã" não faria o mesmo trabalho de qualidade.


Reler O Senhor dos Anéis será bem interessante, dados os parágrafos omitidos da tradução atual. E para mim, o melhor foi o anúncio de que sim, teremos History of Middle-earth em português finalmente (já podemos usar a sigla HdtM???)! Ansiosa pelo volume 12  :iei:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: HARPER COLLINS BRASIL É A NOVA CASA DE J. R. R. TOLKIEN
« Responder #2 em: Março 26, 2018, 10:05:20 pm »
Ontem, no prédio da Gazeta/Fundação Cásper Líbero, em São Paulo, houve o primeiro encontro entre fãs e estudiosos de Tolkien e a editora Harper Collins Brasil, num evento organizado por ela.

Aproveitando o "Dia de Ler Tolkien", comemorado todo 25 de março (dia em que o Um Anel foi destruído), a editora organizou um bate-papo com os editores Omar Souza e Samuel Coto (este diretamente responsável pelas futuras edições das obras) e o novo tradutor d'O Silmarillion, Reinaldo José Lopes, o Imrahil da Valinor.

Foram duas horas de evento, no qual os editores expuseram suas intenções com relação a títulos e formatos de publicação, sempre respondendo questões do pessoal presente e também daqueles que acompanhavam a transmissão ao vivo pelo Facebook e perguntavam nos comentários.

Houve um momento no início para passar um vídeo do tradutor Ronald Kyrmse (que estava em férias e não pôde estar presente) falando sobre a primeira obra que a Harper Collins Brasil divulgou como promessa para 2018: Beren e Lúthien, ainda inédita em português brasileiro, que ficará sob responsabilidade dele.

Na sequência, o Reinaldo foi apresentado e falou sobre o tom que pretende dar a sua tradução d'O Silmarillion, ressaltando que esse é sim um livro difícil e que não pretende "suavizar" sua linguagem para "facilitar" para os leitores, exatamente porque as diferentes formas de escrita sempre foram os pontos mais importantes nos textos de Tolkien. Mudar isso seria descaracterizar a obra.

Todos os presentes ganharam um kit da editora: uma sacola preta com os dizeres "A Terra-Média é nossa! J.R.R. Tolkien na Harper Collins Brasil" [nós vamos perdoar o erro de grafia de Terra-média por ora], um folheto falando sobre as próximas publicações e sobre o que significa a obra de Tolkien estar nessa editora e um livro de C.S. Lewis (Cartas de um diabo a seu aprendiz), autor contemporâneo e amigo de Tolkien. O livro foi escolhido primeiro pela relação próxima que ambos os autores tiveram, segundo para demonstrar o cuidado que pretendem ter com a edição das obras de Tolkien (o livro realmente é muito bem acabado, com detalhes bonitos) e por fim pelo livro ter sido dedicado justamente a J.R.R. Tolkien.

Foi divulgado que já esse ano, além de Beren e Lúthien, sairão as traduções de The Lay of Aotrou & Itroun, também inédito em português brasileiro, Tolkien e C.S. Lewis: o dom da amizade, e a biografia autorizada oficial de Tolkien, escrita por Humphrey Carpenter, que já foi publicada em 1992, mas nunca mais reimpressa e que está esgotada há muitos anos.

Existe, a princípio, um plano de publicações da Harper Collins Brasil para os próximos 7 anos, que deverão envolver todas as obras escritas por Tolkien e sobre ele. Foi confirmada a publicação de todos os 12 volumes da série History of Middle-earth. Também foi indicada a intenção de publicarem As Cartas de J.R.R. Tolkien, mas não obras como O Atlas da Terra-média.

E agora é aguardar por mais informações. Muita coisa ainda não está definida, dado que a obra de Tolkien é imensa, mas a editora se comprometeu (várias vezes!) a ouvir a opinião do fandom seja em sugestões de publicações, seja em termos de capas e acabamentos para os livros. Disseram estar altamente interessados em ter contato próximo com as comunidades tolkiendili e com os grupos acadêmicos de estudos de Tolkien, presentes em diversas universidades brasileiras. Muitas das obras prometidas, aliás, servirão ao propósito da editora de elevar Tolkien a um status mais elevado no quesito "autor a ser estudado", já que proporcionarão o acesso a esse conhecimento a toda uma nova geração de estudantes.

Boa sorte a todos os envolvidos! Estamos aguardando com ansiedade as primeiras publicações.

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
Re: HARPER COLLINS BRASIL É A NOVA CASA DE J. R. R. TOLKIEN
« Responder #3 em: Março 26, 2018, 10:31:44 pm »
Estou muito animada! Acho que já vou começar a guardar dinheiro :lol:

Também foi indicada a intenção de publicarem As Cartas de J.R.R. Tolkien
Tradução do Tilion mesmo?
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: HARPER COLLINS BRASIL É A NOVA CASA DE J. R. R. TOLKIEN
« Responder #4 em: Março 26, 2018, 10:42:40 pm »
Estou muito animada! Acho que já vou começar a guardar dinheiro :lol:
Faz um bom tempo que a gente não tem essa ansiedade legal, né? Agora cada notinha de novidade que a editora soltar vai ser uma pequena festa :confete: 


Também foi indicada a intenção de publicarem As Cartas de J.R.R. Tolkien
Tradução do Tilion mesmo?

Aí está em aberto. Eles não têm ainda uma equipe de tradução definida para todos os livros, então tudo pode acontecer. Cruzemos os dedos!

Offline Tilion

  • Robin Hood
  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 592
  • Avaliação de posts: +16/-2
  • Sexo: Masculino
  • Keep Yourself Alive
Re: HARPER COLLINS BRASIL É A NOVA CASA DE J. R. R. TOLKIEN
« Responder #5 em: Março 27, 2018, 11:42:54 am »
Cruzando todos os dedos das mãos e dos pés! :dente:
Alassë :grinlove: