Setembro 07, 2010, 09:12:29 *

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: IMPORTANTE: Sobre a SENHA do fórum
Pesquisa avançada  
Pesquisa
Pergunta: Qual sua opinião sobre Fëanor (o personagem gente)?
Odeio - 1 (11.1%)
Admiro - 5 (55.6%)
É um personagem interessante e só - 2 (22.2%)
Ignoro - 0 (0%)
Nenhuma das anteriores (citar no post) - 1 (11.1%)
Votos Totais: 9

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Os feitos de Fëanor  (Lida 822 vezes)
Proview
Quem vc chamou de nanico?
Administrador

hunk

« : Julho 05, 2007, 05:26:39 »

Se tem tópico sobre Balrogs tem que ter sobre Fëanor (não confundam com o F6ea, nosso prezado moderador) também.

Um dos personagens mais polêmicos de Tolkien, sem dúvida, suas realizações marcaram profundamente Arda.
O maior dos filhos de Ilúvatar tem uma boa lista de grandes feitos:
Seta Aperfeiçoou a escrita élfica, criando novos caracteres no lugar das runas de Rumil
Seta Criou os Palantíri, as pedras que viriam a ser usadas até depois da 3º Era
Seta Criou as Silmarilli
Seta Levou os Noldor a deixarem Aman,
Seta Provocou o Fatricídio de Aqualondë
Seta Ordenou a queima dos barcos dos teleri em Losgar

Existem outras (como criação das lanternas fëanorianas e etc.), mas eu pus aí só os mais famosos.

Além de seus feitos todos sabem como ele se comportava, muitas falam que ele era egoísta e eu discordo (afinal com exceção das silamrilli ele divida todas as suas criações, vide as lanternas e os palantíri), ams ele era arrogante e egocêntrico (achava que Arda girava em torno dele). Possuia uma habilidade com fala sem igual e era o mais poderoso de todos os elfos (em termos sub-criativos, devia superar até mesmo Lúthien que é meio maia).

Então qual a opinião de vocês sobre o Espírito de Fogo?
« Última modificação: Julho 05, 2007, 05:30:05 por Proview » Registrado

Fëanor
I come from nowhere
Pastel Especial

Jazz From Hell

« Responder #1 : Julho 05, 2007, 05:39:22 »

Eu sou suspeito pra falar sobre ele.  lol

Enfim, eu admiro por vários motivos.
De fato, as besteiras que ele cometam foram grandes, mas eu sempre insisto no fato de que ele não fez tais besteiras apenas por fazer. Ele não era mau, nem nunca foi. O que Fëanor se tornou foi insano.

A causa de tal insanidade fica bem clara na leitura do Silmarillion, mas muitas vezes ignoramos tais fatos por causa dos seus atos posteriores.
A verdade é que Fëanor realmente sofreu com as tragédias que lhe acometeram, e as circunstâncias jogaram contra ele.
Perdeu seus bens mais estimados (o pai e depois as Silmarilli) para o ser que ele mais odiava, se achou enganado pelos Valar (com um quê de fundamentos)... seria difícil imaginar outra reação de uma pessoa com o gênio dele.

É como diz aquela música do Iron, de que há uma tênue linha entre a genialidade e a loucura.

O 10º membro da Sociedade
Pastel de Pizza

Revenge...

« Responder #2 : Julho 06, 2007, 01:22:01 »

Votei em "nenhuma das opções anteriores". Porque ninguém pode dizer que ele é "apenas interessante" depois de ter lido o Silma - apesar dos seus actos menos bons, é um personagem que se destacou como nenhum outro, em todo o livro se sentem as reprecursões daquilo que fez em vida; por essa mesma razão, ninguém pode dizer que o ignora.

Mas também não votei em nenhuma das duas restantes. Porque por um lado é impossível não admirar o que ele criou, mas por outro também é impossível não sentir alguma raiva pelos seus actos. Não é o facto de ele ter sofrido muito que faz esquecer o Fraticídio de Alqualondë, o Juramento, a traição a Fingolfin, tudo acções que viriam a custar milhares de vidas, muitas delas inocentes - e não se pode dizer que não era intenção dele, Fëanor podia ter evitado tudo isso mas mesmo assim foi egocentrista e negligenciou as vidas de todos por vingança. Sim, era esquentadinho por natureza, nunca conheceu a mãe, foi roubado, perdeu o pai... Mas não é por isso que se vai desculpar a maneira como ele se rebelava contra tudo e todos, mesmo os seus amigos mais próximos, e como se tornou demasiado orgulhoso das suas obras, quando, no caso das Silmarills, nem era dele a sua essência.

Bom, não o adoro nem o odeio. É um personagem importantíssimo, sobre alguns aspectos o mais importante da obra, que fez grandes coisas, boas e más.
Padawan de Pasteleiro

Ele não morre jamais!

« Responder #3 : Julho 08, 2007, 10:16:09 »

Eu admiro, apesar dos pesares.

Fëanor é uma personagem polêmica porque ele foi quem fez as coisas mais belas e também as mais feias de toda Arda! Se pararmos para pensar, todo o conflito de O Silmarillion foi direta ou indiretamente causado por ele.

Quanto ao Silma, concordo com o que disse o F6ea: Fëanor oscilava entre a loucura e a genialidade. Se ele tivesse seguido um caminho politicamente correto, seja em sua vida pré-roubo das pedras ou em sua vingança, simplesmente não seria ele. A genialidade dele reside nesse temperamente explosivo, impulsivo, sem consciência pesada. Quando pessoas extremamente obstinadas perseguem um objetivo, dá nisso.

Uma coisa só eu não concordo: apesar de louco, Fëanor foi mau sim. E o que eu acho interessante é ver o brilhantismo com que Tolkien traçou a passagem de um gênio, para uma pessoa insana, para uma pessoa insana que faz maldades terríveis. Como eu já disse, foi esse elfo a criar os maiores problemas e sofrimentos vivenciado em todas as eras. Não há justificativa no campo da moral para o que Fëanor fez.

É interessante ver como a idéia que Fëanor disseminou e o conflito que ele causou se arrastaram por longos anos após sua morte. Reparem que o criador dos Anéis foi neto de Fëanor. Se ele não tivesse tido o avô que teve, seria tão bom artífice? Se ele não tivesse tentado fazer os Anéis e, para isso, aceito a ajuda de Annatar, existiriam os conflitos de O Hobbit/SdA? Se os elfos não tivessem partido de Valinor, quais conflitos aconteceriam? Quando começamos a procurar, é possível ver o dedo de Fëanor por trás de quase todos os conflitos na TM, mesmo que indiretamente.

Eu vejo esse elfo como um estopim, um ponto de partida para os problemas. É como se ele fosse a caixa de Pandora e Morgoth o tivesse abrido. Morgoth realmente só preciso matar uma pessoa e roubar algumas pedras preciosas para que o mundo todo caísse em desordem por vários anos! Fëanor acabou fazendo todo o trabalho sujo.

E o mais legal é que, ao avaliar todo esse problema causado por ele, encontra-se também os maiores atos de heroísmo, dignidade, honra, etc.. Se os conflitos fëanorianos não tivessem acontecido, alguns dos maiores heróis ever passariam sua vida em calmaria. Outros sequer saberiam que são heróis. E centenas de atos dos mais valiosos simplesmente não aconteceriam. E ainda há quem diga que Tolkien só construiu personagens maniqueístas.... Roll Eyes
Beleg Cúthalion
Arcoforte
Pastel de Pizza

« Responder #4 : Janeiro 25, 2008, 06:48:02 »

concordo com oq feanor (o moderador ) flo :feanor (o elfo ) n era mal soh fikou louco com o turbilhao d desgraças q de uma hora pra otra atingiram sua vida.Acho q feanor era bom, valoroso e corajoso apesar d ter cometido algumas besteiras.mas sem essas besteiras mts herois n teriam si revelado(como disse bagrong) e talvez a terra media ficasse esquecida para sempre  Cry!!! mas graças a feanor tanto valinor qnt a terra media vivem em paz (pelo menos na 4ª era)!!!! entao posso dizer com crtza q o admiro mt !!!!salve feanor, filho d finwe!! Palmas
O Armador
Pastel de Pizza

Rock & rolling

« Responder #5 : Janeiro 25, 2008, 06:52:35 »

ele se acha o maximo.........

q nem alguem q eu e o beleg conhecemos......................  Tijolada
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: