Eu admiro, apesar dos pesares.
Fëanor é uma personagem polêmica porque ele foi quem fez as coisas mais belas e também as mais feias de toda Arda! Se pararmos para pensar, todo o conflito de O Silmarillion foi direta ou indiretamente causado por ele.
Quanto ao Silma, concordo com o que disse o F6ea: Fëanor oscilava entre a loucura e a genialidade. Se ele tivesse seguido um caminho politicamente correto, seja em sua vida pré-roubo das pedras ou em sua vingança, simplesmente não seria ele. A genialidade dele reside nesse temperamente explosivo, impulsivo, sem consciência pesada. Quando pessoas extremamente obstinadas perseguem um objetivo, dá nisso.
Uma coisa só eu não concordo: apesar de louco, Fëanor foi mau sim. E o que eu acho interessante é ver o brilhantismo com que Tolkien traçou a passagem de um gênio, para uma pessoa insana, para uma pessoa insana que faz maldades terríveis. Como eu já disse, foi esse elfo a criar os maiores problemas e sofrimentos vivenciado em todas as eras. Não há justificativa no campo da moral para o que Fëanor fez.
É interessante ver como a idéia que Fëanor disseminou e o conflito que ele causou se arrastaram por longos anos após sua morte. Reparem que o criador dos Anéis foi neto de Fëanor. Se ele não tivesse tido o avô que teve, seria tão bom artífice? Se ele não tivesse tentado fazer os Anéis e, para isso, aceito a ajuda de Annatar, existiriam os conflitos de O Hobbit/SdA? Se os elfos não tivessem partido de Valinor, quais conflitos aconteceriam? Quando começamos a procurar, é possível ver o dedo de Fëanor por trás de quase todos os conflitos na TM, mesmo que indiretamente.
Eu vejo esse elfo como um estopim, um ponto de partida para os problemas. É como se ele fosse a caixa de Pandora e Morgoth o tivesse abrido. Morgoth realmente só preciso matar uma pessoa e roubar algumas pedras preciosas para que o mundo todo caísse em desordem por vários anos! Fëanor acabou fazendo todo o trabalho sujo.
E o mais legal é que, ao avaliar todo esse problema causado por ele, encontra-se também os maiores atos de heroísmo, dignidade, honra, etc.. Se os conflitos fëanorianos não tivessem acontecido, alguns dos maiores heróis ever passariam sua vida em calmaria. Outros sequer saberiam que são heróis. E centenas de atos dos mais valiosos simplesmente não aconteceriam. E ainda há quem diga que Tolkien só construiu personagens maniqueístas....