Autor Tópico: O Aniversário do Conselho de Leitura Valinor  (Lida 4377 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
O Aniversário do Conselho de Leitura Valinor
« em: Junho 22, 2006, 04:58:37 am »
Título: O Aniversário do Conselho de Leitura Valinor
Originalmente publicado em: 6 de março de 2005

No dia 6 de março de 2004, exatamente um ano atrás, foi realizado o primeiro Conselho de Leitura Valinor em São Paulo, na casa do moderador Uglúk o Uruk-Hai. A idéia foi inspirada no Conselho de Elrond, da Toca SP e a organizadora de eventos YavannaLan em São Paulo apresentou para os usuários da Valinor. Inicialmente as que pessoas se reuniam para bater papo e ler um pouco de Tolkien.

Com o tempo os Encontros passaram a reunir não só usuários da comunidade Valinor, mas sim amigos que iam se formando. Grupos como estes têm a sua importância por serem raros num país onde não se cultua muito o hábito da leitura, principalmente uma literatura como as aventuras e fantasias de Tolkien ao invés de tantos auto-ajudas.

Graças aos conselhos muitas pessoas acabaram virando amigas e construindo laços afetivos muito fortes. Após tantos encontros, no último conselho do ano passado [2004], o pessoal participou de um amigo secreto onde se era escolhido na hora o presenteado.

Abaixo, entrevistas com a organizadora e o hilário Orc de Isengard, que fez muitas piadas ao dar seu depoimento.
 

Entrevistas e Depoimentos:

Com YavannaLan

[Heren Quentaron - HQ] - Como surgiu o conselho de leitura valinor? De quem foi a idéia?
[YavannaLan - YL] - Quando eu fui na Hobbitcon em 2004, conheci o pessoal da Toca-SP que estavam planejando o Conselho de Elrond (que é um grupo de leitura, e também está comemorando um ano), mas como pude notar num outro encontro com as duas comunidades juntas, percebi que cada uma deveria ter seu próprio grupo. Então resolvi trazer esta idéia sensacional, pra Valinor, conversei com o Décio, que me pediu para falar com o Orc, e ele topou na hora. Assim mesmo sofri alguns comentários contrários, mas bati o pé segui em frente, tá aí, tem um ano...

[HQ] - Como a idéia foi conduzida para que o 1º Conselho fosse feito de maneira agradável?
[YL] - Na verdade ele foi marcado, apenas isso, não sabia exatamente como ia funcionar, queria sentir as pessoas, ver como fluia, não tinha nada planejado.

[HQ] - Do lugar de encontro, da organização e essas coisas?
[YL] - A príncípio eu gostaria de ler embaixo das árvores num parque aqui de São Paulo, mas o Orc, sugeriu a casa dele primeiro para vermos como ia funcionar, e estamos lendo lá até hoje, salvo alguns dias em que ele teve que se ausentar.

[HQ] - Quem participou do primeiro conselho?
[YL] - Como era o aniversário da Deathie, acabou indo bastante gente, tanto para a comemoração como para o Conselho em si: Prímula, Kabral, ÿgata, Kim, **Arwen**, Enghetor, Lembas, Quisito, Deathie, Uglúk o Hurúk-Hai, Urd-Sama, Betão, Lica Maria Brandenbuque, V, Sujo de Sangue e Kisy.

[HQ] - O Conselho já passou por alguma grande dificuldade, já ficou ameaçado de deixar de existir?
[YL] - Graças a Eru, não. Estamos na ativa, formamos uma turma legal, apenas a espera de novatos, aqueles postadores de: "Neste eu vou", que serão sempre bem vindos, e aqueles sumidos, sem tempo.

[HQ] - Os integrantes do Conselho são muito amigos?
[YL] - Alguns se tornaram muito amigos sim! Claro que em toda turma, os que se identificam acabam assim por firmar laços mais afetivos.
Também tem aqueles que aparecem uma vez só, e nunca mais se ouve falar em toda a Sétima Era. Além de se encontrarem, marcam de sair para ir ao cinema, shopping, parques, etc. Também vamos ao cinema, uns na casa dos outros fazer nada, viajamos, nos falamos por telefone, por MSN, tudo o que amigos fazem.

[HQ] - Além de ler os capítulos, vocês fazem alguma atividade sobre as obras de Tolkien?
[YL] - Além da leitura, vamos a todos os eventos que surgem aqui em São Paulo, palestras, exposições.

[HQ] - Conte-nos de maneira resumida de como são as reuniões.
[YL] - Nos encontramos no metrô, tomamos uma lotação até a casa do Orc, já arrumamos a sala colocando cadeiras, banquinhos, começamos a leitura (às vezes esperamos algum retardatário); entre um parágrafo e outro sempre surgem algumas dúvidas, perguntas e comentários as vezes alguns de mal gosto que eu particurlamente não aprovo, mas como estamos numa democracia cada um tem o direito de falar o que quiser.

[HQ] - Vocês tem algum projeto em mente?
[YL] - Não. Mas quem sabe um dia se novas idéias surgirem.

[HQ] - Algum projeto para o Conselho progredir?
[YL] - Ele por si já está progredindo, graças a Eru.

[HQ] - Para finalizar a entrevista, deixe uma mensagem para todos.
[YL] - Portanto, usem pelo menos parte do seu tempo para fazer algo que você goste! Participem do Conselho!

Com Uglúk, o Uruk-hai

[HQ] - Qual o prazer de seder Isengard para os encontros?

Uglúk: Ah... prazer não tem nenhum né... afinal, qual o prazer de se ter um bando de ners em casa recitando poemas tolkenianos.. acho que a parte boa mesmo é a comida... mas eu acho melhor eu consertar meu telcado primeiro.. ela tá me irritando de verdade.. odeio caçar letras.

[HQ] - Que histórias dos Conselhos você tem para nos contar?

Uglúk: Histórias eu não sei exatamente, mas existem casos como os do Ka Bral quw insistia em interpretar quando estavam lendo...
Pode colocar que fui eu que disse... aliás ele adorava quando chegava em alguma parte do Saruman.. por que de alguma forma ele achava que a voz dele era parecida com a do Christopher Lee... hmm... e aí ele ficava de pé e representava.... hmm...

[HQ] - Como um participante fiel, por causa da sede em Isengard, como você vê a participação de cada um no grupo: daquele que lê mais, daquele que leva os livros, daquele que só escuta... ?

Uglúk: Claro, sempre tem os mais nerds, tem aqueles que atá se atrevem a passar vergonha e recitar poemas... a diferença é sempre de quem tem mais ou menos coragem... na verdade a frase que eu uso como inspiração cabe bem a esses: "quem tem medo do ridiculo, não chega ao sucesso"... O que acontece é que só por você já estar em um conselho de leitura Tolkieniana, você já é definitavemente um cara muito nerd... logo, os que leêm mais e se empolgam mais na leitura se sentem em casa...

É claro, essa visão muda de cada um.. há quem diga q é a paixão por Tolkien né?... ok.. hehe.

[HQ] Risos

Uglúk: "O professor merece um estudo dessa forma, e nós o veneramos"... ok... engraçado que quem vê de fora acha que estamos fazendo seita satânica... claro, eu nunca nego..hehe ... isso seria engraçado se você visse pessoalmente... "ow, é tipo uma seita ?" ai eu.. " sim, tipo, adoramos satanas"...

Lista de Encontros e Relatórios:

A lista que segue abaixo foi organizada especialmente para aqueles que querem ler da organização dos encontros e de seus respectivos relatórios. Os tópicos encontram-se no sub-fórum J.R.R. Tolkien em "Eventos Tolkienianos".

1º Encontro: Conselho de Leitura YavannaLan - Dia 6 de Março de 2004; Seu Relatório

2º Encontro: Conselho de Leitura de Deathie - Dia 24 de Abril de 2004; Seu Relatório

3º Encontro: Conselho de Todos Nós - Dia 22 de Maio de 2004; Seu Relatório

4º Encontro: Conselho de Kiwi - Dia 5 de Junho de 2004; Seu Relatório

5º Encontro: Conselho de -Sérgio- - Dia 26 de Junho de 2004; Seu Relatório

6º Encontro: Conselho de Todos Nós 2 - Dia 24 de Julho de 2004; Seu Relatório

7º Encontro: Conselho de Olórin Of Lórien - Dia 21 de Agosto de 2004; Seu Relatório.

8º Encontro: Conselho de Lórien - Dia 25 de Setembro; Seu Relatório

9º Encontro: Conselho de Lancaster W. de Belformont - Dia 23 de Outubro de 2004; Seu Relatório

10º Encontro: Conselho de Charlie Brown, o Minduim - Dia 27 de Novembro de 2004; Seu Relatório

11º Encontro: Conselho da Sra. Verde Folha - Dia 19 de Fevereiro de 2005; Seu Relatório

12º Encontro: Especial 1 Ano de Conselho - Dia 5 de Março de 2005.
« Última modificação: Junho 22, 2006, 07:19:05 am por Smaug »
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!