Fascinados por essas duas séries fabulosas lançadas pela Microsoft é o que mais existe no mundo. E tudo indica que os admiradores tendem a aumentar com o lançamento do Age of Empires III, bem como com as vendas dos pacotes Gold Edition, lançados tanto para AoE quanto para AoM.
Vamos a uma pequena descrição de cada jogo, pra não deixaro tópico muito vazio.
Age of Empires (e a expansão Age of Empires: Rise of Rome0Data de Lançamento: 1997
Descrição: O desafio deste game de estratégia é transformar uma entre 12 tribos (militares assírios, os filosófos egípcios, os gregos, persas, babilônios…) em uma grande civilização. A ação se estende desde a idade da pedra até a antigüidade, passando pela idade do ferro e do bronze. As estratégias são escolhidas pelos próprios jogadores, que precisam dominar o mundo conquistando, explorando e acumulando riquezas.
Age Of Empires é um jogo impressionante de estratégia em tempo real. Por trás de sua criação está Bruce Shelley, designer que em parceria com Sid Meier desenvolveu Railroad Tycoon e Civilization, dois dos mais apreciados jogos de estratégia de todos os tempos. Este game é ambientado há 10 mil anos e convida o jogador a tornar-se uma guia espiritual de uma pequena tribo na idade da pedra e transforma-la em uma grande civilização. Existem conflitos mais interessantes que o de gerações!
O pacote de expanção do jogo que saiu (AGE OF EMPIRES - RISE OF ROME) é dedicado exclusivamente a você poder criar um império romano (sinta-se como César), foram fidedignos em todas as construções e personagens, podendo criar inclusive o Coliseu. Se você já gostou do Age of Empires, este pacote de expansão é imperdível.
Age of Empires II: The Age of Kings(e a expansão Age of Empires II: The ConquerorsLançamento: 1999
Descrição: Em Age of Empires II: The Age of Kings, o desafio imposto ao jogador varia apenas porque a época é diferente. Agora, os reinos que dividem a Europa e a Ásia estão consolidados, e lutam entre si pelo poder. São 13 nações no total, entre elas francos, vikings, bretões e mongóis. O roteiro segue o mesmo bom e velho expandir-construir-desenvolver-conquistar,tão comum entre os jogos de estratégia.
Além disso, Age of Empires II trará 4 campanhas, todas baseadas em personagens históricos. Na primeira, o jogador tem a missão de reconquistar a França com Joana D'arc. As Cruzadas são o tema da segunda campanha, mas de um ponto-de-vista original: desta vez, joga-se do lado dos mouros, com Saladino. A terceira campanha traz Genghis Khan e o Império Mongol, enquanto a quarta se baseia em Frederico Barbarossa e no Sacro Império Romano-Germânico.
Outra novidade é o modo 'regicide'. Nele, não importa quantas cidades o jogador tenha tomado do inimigo, pois a única forma de vencer é assassinando os monarcas adversários. O tutorial, criado para facilitar a compreensão das regras, põe frente a frente os ingleses e as tribos da Escócia, comandadas por William Wallace.
Os gráficos foram melhorados, e trazem uma incrível quantidade de detalhes. Também foram criadas algumas ferramentas para facilitar tanto o gerenciamento do reino quanto o controle das tropas nas batalhas, travadas em tempo real. Outras opções incluem métodos de se obter a vitória, tecnologias (mais de 100), diplomacia e comércio.
Como no jogo original, cada civilização em Age of Empires II terá características exclusivas. Além de tropas especiais, cada povo se comunicará em sua própria língua! Aguarde escoceses usando um dialeto anglo-saxão, persas falando em parsi e japoneses se comunicando em japonês arcaico...
Age of Empires II termina por volta de 1450, exatamente o período em que se iniciam as grandes navegações.
Age of Empires II - The ConquerorsNovos heróis a descobrir e novos mundos a conquistar ! O The Conquerors Epansion inclui 5 novas civilizações (Astecas, Maias, hunos, espanhóis e coreanos ), 4 novas campanhas , 11 novas unidades, 26 novas tecnologias, mapas do mundo real (incluem Bretanha, França, Itália, e as terras nórdicas) e muito mais. Viva as aventuras dos conquistadores espanhóis à medida que se embrenham nas terras exóticas dos astecas, ou reacenda a força destrutiva das hordas de saqueadores hunos de Átila.
Novos tipos de jogos como Corrida dos monumentos , Defender o monumento, e Rei da colina estão disponíveis nesta expansão.
Uma melhoria muito útil aparece nessa expansão: as fazendas se auto-reconstroem. Ou seja, sua atenção raramente será desviada para a construção de fazendas cuja produção de alimentos se esgotou.
Age of Empires IIILançamento: 2005
Descrição: Um dos destaques da nova versão são conceitos como a Metrópole, que é a capital do jogador na Europa (na qual será preciso prestar contas ao seu reino dos recursos utilizados), novas civilizações, e campanhas feitas por jogadores individuais que podem se estender por três gerações de personagem.
Os gamers têm acesso a sua Metrópole para obter suporte econômico, tecnológico e militar. As melhorias de sua cidade serão mantidas de uma era pra outra. Este recurso novo e revolucionário da paisagem do RTS (Real Time Strategy) é incorporado em todos os aspectos do Age of Empires III - de Campanha a multi-player. Assim como o personagem persistente de um RPG (Role Playing Game), que encoraja o gamer a continuar, a Metrópole é um sistema de suporte para seus esforços no Novo Mundo.
Os gamers poderão tirar vantagem dos elementos da época colonial, como se aliar aos nativos americanos, ou encontrar recursos na floresta amazônica, recuperar tesouros enterrados nas ilhas do Caribe, caçar búfalos em Greats Plains, estabelecer novas rotas, e fortificar a orla marítima da Nova Inglaterra.
Age of Mythology (e sua expansão Age of Mythology: The Titans)Lançamento: 2002
Descrição: Age of Mythology não se baseia em culturas antigas como seu predecessor, mas sim em religiões de outrora. Cada uma das três civilizações tem características próprias bem definidas e a moeda mais importante no jogo é conseguir agradar os deuses. Os gregos conseguem isso adorando estátuas, os egípcios construindo grandes templos, e os bárbaros matando seus inimigos.
É exatamente a diferença entre os três que dá gosto ao jogo. Os bárbaros, por exemplo, são nômades. Suas casas são feitas de palha e podem ser facilmente desmontadas e rapidamente reconstruídas em outros lugares. Detalhes como esse multiplicam bastante a variedade de opções.
As unidades do jogo são boladas com bastante inteligência, utilizando figuras mitológicas de todos os tipos. As medusas petrificam seus inimigos, e javalis gigantes derrubam muitas tropas com facilidades.
Mas qual a graça de se adorar um deus se eles não realizam alguns milagres destrutivos? Os grandes efeitos especiais do jogo são economizados para a ira divina, que pode surgir desde uma praga de gafanhotos até uma chuva de meteoros.
Age of Mythology traz uma robusta engine 3D que é usada também para mostrar seqüências da história entre missões - e parece que o enredo será ainda mais integrado nessa versão.
Age of Mythology: The TitansOs criadores da eterna série "Age of Empires" estão de volta para mais um jogo de estratégia - ou melhor, sua expansão. "Age of Mythology" ganha muitas novidades com "The Titans", pacote que promete deleitar até os mais exigentes deuses do Olimpo.
Como o nome indica, o assunto da expansão são os famosos titãs gregos - como Crono e Atlas. O produto adiciona uma quarta civilização à mistura: os misteriosos Atlantes. Com uma campanha inédita e doze novos cenários, a mitologia mais uma vez se desenrolará perante seus olhos com o brilho mágico do monitor.
OBS.: Os textos foram retirados dos seguintes sites (Idril não tem saco pra ficar escrevendo tudo isso aí em cima não):
http://jogos.uol.com.brwww.games-in.com.brwww.submarino.com.br