Autor Tópico: Entrevista 6 - Roger "Daeron" Lee  (Lida 8237 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Entrevista 6 - Roger "Daeron" Lee
« em: Janeiro 18, 2007, 04:34:24 am »
O 6º entrevistado da vez é o português que nasceu na Suíça (?), Roger "Daeron/Eru" Lee. Casado com a Idril (só na Genealogia, gente), ele ajuda a manter atualizado o Portal Tolkienianos, principal página portuguesa sobre Tolkien. Com uma coleção de dar inveja de livros, cds, e tudo o que um fã gostaria de ter, Roger nos conta sobre suas experiências tolkienianas em Portugal, como por exemplo ter palestrado sobre Tolkien e Quenya para mais de 100 pessoas em seu colégio, e muito mais!


1- A SdP quer saber quem é Roger Lee. Onde nasceu, seus afazeres, hobbies e gostos?

Ora bem, o Roger é uma pessoa muito simpática (*cof *cof!)... Tem 18 anos, e é estudante do 12º do curso de Ciências Sociais e Humanas. Pretendo seguir História na Universidade. Nos meus tempos livres, além de estar no pc em sites tolkienianos, a estudar ou a conversar, leio muito, vejo televisão e ouço música.

Nasci na Suiça. Os meus pais eram emigrantes e foram para a Suiça, logo nasci lá. Mas voltei mais tarde (muito mais tarde), com 11 anos, para Portugal, onde vivo e hei de continuar a viver, em Ançã, uma belíssima vila perto de Coimbra.

Em relação aos gostos, digamos que apesar da idade deveria ter nascido noutra geração pelos meus gostos. Por exemplo adoro ler, variadíssimos autores: Tolkien (óbvio não é?), Jules Verne, Agatha Christie, Eça de Queiróz, entre outros... Música, estou mais virado para antigamente, como anos 60/70/80, isto é, The Beatles, ABBA, Beach Boys, Blues Brothers, Claude François... Outras leituras, digamos que ultimamente tenho me interessado por bd, sobretudo Superman, Batman, e Liga da Justiça…

E estudar claro. Digamos que não é um gosto opcional, mas tem que ser (de certeza que muitos concordam comigo!).

2- Quando e através de que modo as obras de Tolkien chegaram ao seu conhecimento?

Bom, essa é uma história engraçada.

Estava eu na época de Natal do ano 2001, quando a minha irmã me falou de um tal filme chamado "O Senhor dos Anéis". Era acerca de feiticeiros, monstros, e coisas do género, desse tipo de filmes que gostava (e ainda gosto).

Na altura não dei muita importância, pois estava virado para outros leituras, mas lembro-me de ver uma publicidade na televisão, dos Golden Grahams, que continham uma figura do primeiro filme (A Irmandade do Anel), e recordo agora que via a cena em que o Troll de Mória entrava na Câmara de Mazarbûl, e pensei: realmente o filme parece ser interessante.

Não dei muita importância e pensei apenas: deve ser mais um filme de monstros que não interessa a ninguém :P  Estava realmente viciado em outras leituras, em... enfim... quero dizer... em.... Harry Potter :roll: 

Passou um ano, e esqueci totalmente o filme. Esqueci parcialmente, pois um colega meu tinha lido os livros e tinha  o SdA na escola, na nossa biblioteca de turma, e eu estava já na lista para o pedir emprestado para ler finalmente esse tal "Senhor dos Anéis".

Entretanto não consegui ter o livro até às férias de Natal (de 2002). E como prenda de Natal da minha irmã (hei de lhe ser totalmente grato por este gesto), recebi a Edição Especial em VHS de O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel. Gostei muito, e a capa verde das duas K7's cativou-me logo.

Então podem me imaginar no dia 25 de Dezembro, logo de manhã a ver o filme. Quando acabou o filme, e Frodo e Sam estão rumo a Mordor, eu nem quis acreditar. Pus a k7 para a frente a pensar: e agora? Eu quero saber o resto! E logo me lembrei que ainda havia dois volumes de história pela frente: As Duas Torres e O Regresso do Rei. Pus mãos à obra. Comprei os livros de Tolkien e li-os num instante. Adorei!!

E de facto, após adorar fui evoluindo para "O Silmarillion", e para todas as obras de Tolkien. E depois de ter internet em casa entrei imediatamente em contacto com os grupos Tolkienianos e assim me tornei o Tolkieniano que sou.

3- Então no caso do primeiro filme você o assistiu e depois leu a obra. Já os outros 2 volumes você leu primeiro e depois pôde ver no cinema, certo? Qual era a expectativa do leitor e a reação?

Era elevado, claro, por eu acreditar no PJ! Porque vejamos, eu depois de ler o livro vi claramente todas as mudanças drásticas (mas necessárias) que ele fez no filme. Logo eu à partida já estava à espera de mudanças, mas não tantas.

Após ver as mudanças mais “chocantes” durante o filme fiquei um pouco decepcionado. Não as diferentes visões! Porque claro que eu tinha visões diferentes (como qualquer outra pessoa) dos sítios, mas por exemplo em ADT, fiquei chocado quando vi os elfos a chegarem! E quando vi que era Éomer que estava com Gandalf, e a péssima mudança em Faramir!. Mas bom, claro que entendi que eram necessárias.

E louvo muito o filme e vejo-o muitas vezes porque ele está o mais fiel possível à obra dentro do possível! Mas digamos que gostei mais de ver a adaptação de o RdR do que ADT.

E então lembro-me de ver no site oficial do filme a primeira imagem de Minas Tirith e ficar de boca aberta, totalmente pasmo por nunca ter imaginado assim.

Mas digamos que adorei mesmo o 3º filme e que apesar dos muitíssimos cortes, o filme para mim esteve muito bom, chegando quase a chorar (com a lágrima no canto do olho) na carga dos Rohirrim contra os Orcs em Minas Anor. 

4 - Já que estamos falando de livros e filmes, que tal você nos contar como surgiu a sua grande coleção Tolkieniana?

Em relação a isso, estou “orgulhoso” de mim próprio visto que fui a aumentando graças ao meu trabalho, e graças a mim. Nada de: mãe/pai, quero comprar aquilo, e eles compram. Foi a partir de dinheiro que fui juntando aos poucos, de prendas de anos que fui recebendo ou através das minhas boas notas!
Digamos que o 1º livro "não-base" Tolkien que tive chama-se Tolkien e O Senhor dos Anéis - de Colin Duriez. Contém uma biografia do Mestre, e digamos um bom glossário das suas obras. A partir daí fui comprando mais livros não-base Tolkien.

Entretanto o primeiro livro que tive em inglês relacionado com as obras de Tolkien foi “The Atlas of Middle-Earth”. Devido claro ao meu enorme gosto pelos mapas da obras de Tolkien.

Encomendei cá em Portugal numa livraria e demorou 3 meses a chegar   quando chegou fiquei totalmente eufórico! Adorei claro. Segui-se uma prenda de uma Tolkieniana (Obrigado Gwen!) que foi o Roverandom (também em inglês).

Mas digamos que a minha colecção começou a aumentar quando encomendei o The History of Middle Earth - Part One (volume 1 to 5 ) e a reacção foi também ela magnífica. A partir de aí (2005) foi o ano mais enriquecedor para mim. Seguiram-se muitos a seguir.

Silmarillion ilustrado pelo Ted Nasmith, Tolkien Artist & Illustrator, Complete Guide to Middle-Earth, etc.

Entretanto no final do ano foi a vez de The Lord of the Rings 50th, Annotated Hobbit e neste ano (2006) foi The Lord of the Rings Sketchbook, o Hobbit Companion, e ainda The Tolkien Audio Collection, entre outros…

Para catalogar tudo, lembrei então no ano passado de criar uma página minha, que ao longo do tempo tornei totalmente tolkieniana da minha colecção: http://www.daeron.tolkienianos.com lá encontram (além da minha colecção, fotos e tudo!) alguns downloads bem interessantes e mais umas coisas. :P

5 - E quantos livros, filmes, cds, objetos, você tem hoje?

29 livros (14 em língua não portuguesa); 5 dvds (Irmandade do Anel, Duas Torres, Regresso do Rei (Tudo Edicção Especial), Criar a Sinfonia de "O Senhor dos Anéis" - Howard Shore; Ringers- Os Seguidores dos Anéis), 2 jogos (Battle to Middle-Earth 1, e O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei); 13 cds Tolkien-based (as 3 bandas sonoras, as duas bandas sonoras estendidas dos filmes (Complete Recordings) 1 cd dos Blind Guardian (Nightfall in Middle-Earth), 3 cds dos Tolkien-Ensemble, e a Tolkien Audio Collection com 4 cds); 4 pôsteres dos filmes; e 2 artefactos tolkien-based (o Um Anel e a miniatura de Minas Tirith), e dois dossiês cheios com artigos tolkienianos e é só! :mrgreen: 

6 - Vamos retomar aquela parte de seu ingresso no Portal Tolkienianos. Há quanto tempo você está nele, quais são suas tarefas no Portal, e tudo mais?

Lembro-me de ainda nem ter internet em casa e ir ao Portal Tolkienianos em lojas de internet, e ver o Portal ainda em trabalhos, e a pensar: seria bom juntar-me ao grupo um dia! E pelos vistos realizou-se. Em Novembro de 2003 tenho Internet em casa, e apenas em Fevereiro de 2004 é que me junto aos Fórum Tolkienianos. Fiquei admirado com tanta sabedoria e avancei para o aprofundamento tal como todos os outros estavam dentro da matéria Tolkieniana. Entretanto passado uns bons tempos, e mandando de vez em quando notícias para o Portal, o Administrador do Portal (Darkvelve) convidou-me para ingressar na equipa do Portal, visto ter um interesse na actualização do Portal. Ao longo do tempo fui tendo mais autorizações até hoje e hoje em dia posso pôr notícias, votações e artigos no Portal.

Enfim: o essencial para mantê-lo actualizado.

7- E quais momentos marcantes, especiais, você passou na história do Portal? Ou alguma história que você tenha para contar do Fórum. Concursos, notícias muito comentadas, ...

Bom, alguma história do Portal não tenho assim nenhuma :P . E os momentos marcantes do fórum são apenas quando ele está em baixo. Já aconteceu umas vezes ele estar uma semana ou mais em baixo e quase darmos em doidos por não termos o nosso cantinho. :lol: 

Há também os Mega-Concursos do Portal. Já tivemos a 2ª, que está relacionado com fotografias tiradas pelos membros.

Em relação às Eras, isso já advém desde o início dos Tolkienianos.

O grupo nasceu num fórum acerca dos filmes do PJ. Entretanto por diversos problemas, vários membros decidiram tornar-se “independentes” e criaram a 2ª Era, visto que a 1ª Era seria considerada o fórum inicial onde se juntaram. Da 2ª Era evolui-se o fórum para a 3ª Era que tinha um skin magnífico mas por pouco tempo, porque devido a problemas técnicos perdemo-lo e passou então á 3ª Era  ½. Finalmente, depois de uns dias sem fórum, eis que o nosso administrador do fórum, Neojag, nos presenteia com a ressureição do skin da 3ª Era inicial, mas passando neste caso para a 4ª Era, onde estamos actualmente (caso tenha dito algum erro em relação à História do Fórum – porque não estou lá desde o início – vou ser enforcado pelos tolkienianos! :lol: )

8- Você já palestrou no seu colégio sobre Tolkien para um público razoavelmente grande. Como foi essa experiência de falar sobre Tolkien para os colegas, professores e como essa oportunidade surgiu?

Bom, aconteceu à dois anos por ter uma professora que já tinha lido Tolkien. Como ela viu que estava interessado, e eu tinha que fazer um trabalho sobre línguas ou algo relacionado, aproveitei e fiz sobre Quenya! Foi uma experiência bastante boa por estar a transmitir informação a público que não conhecia mesmo nada de Tolkien, e a ver as caras deles quando eu dava mais pormenores sobre a Terra-Média, sobre todo o universo criado por Tolkien.

Isso foi na aula. Porque depois tive uma proposta mais arojada: apresentar no anfiteatro da escola para várias turmas, e aí o trabalho já seria mais desenvolvido, sobre Quenya, e um pouco da história da TM!

Bem, digamos que andei por volta de 2 meses a fazer o trabalho, e acabei-o (por estar tão animado por ter que o fazer) uns 3 meses antes da apresentação!

E ficou bem bonita. Entretanto, grande dia chegou, e correu muito bem. Digamos que eram mais de 100 pessoas a olhar fixamente para mim :P Eu suei bastante e estava tão nervoso que repeti a mesma palavra umas 54 vezes (pessoas contaram). A palavra foi: Nomeadamente :lol:
Mas claro, o público aderiu bem, e foi óptimo.

E quando acabei, o público se levantou e aplaudiu de pé, o que foi maravilhoso. Tanto trabalho a ser recompensado daquela maneira.

9 -O público te fez perguntas? E o que eles acharam da língua Quenya?

Bom, quer dizer, eu acho que eles ficaram maravilhados de mais para fazer perguntas, por isso não! Não houve perguntas :P 
E acharam o Quenya formidável. Complexo claro, mas formidável, e belíssima!

10- Quais as diferenças que você nota entre o fandom português e o brasileiro? Em relação às comunidades, atividades do pessoal.

Bem, a comunidade brasileira, além de ser muito maior, é muito mais empenhado nos eventos tolkienianos, e na sua divulgação.

Vejamos, vocês combinam um dia inteiro com pessoas de todo o país, uma vez por ano (o HobbitCon ou lá como se chama né? :P ). E nós também, mas em muito pequena escala.

E aí apostam na publicação de livros tolkienianos, como o Curso de Quenya, as Cartas, etc. Aqui já está tudo o possível feito por isso restringe-nos um pouco.

11- No caso de encontros, podemos ver que há vários durante o ano por aí, que o pessoal da Tolkienianos se reúne. Conte-nos um pouco como são esses encontros, se existem atividades que envolvam Tolkien ou são só encontros para descontração.

São encontros basicamente para descontração. Encontramo-nos, os “velhos” revêem-se, e os novos conhecem-se. Almoça-se, passeia-se, fala-se de Tolkien claro, e é assim que o dia passa agradavelmente. Não é um programa Tolkien-based.

12- E os aspectos das obras que mais te interessam?

Talvez a realidade que toda a obra que o Mestre tem. Vejamos, tudo o que ele descreve provém da sua imaginação! E ele era só um homem. Um homem que conseguiu mudar muita coisa, mesmo parecendo que não. E também outros tópicos do seu mundo.
A força que todos têm, e que prevalece sempre... a luta do bem contra o mal, a amizade, bla bla bla, por aí fora   

13- E não tem nada que você não se interesse muito? Ou todos os assuntos têm a sua importância e interesse especial?

Todos têm. Todos são especiais, e todos me interessam. Acho que não podemos analisar a obra de Tolkien dividindo-a, mas sim olhando-a como um todo.

14- Quais os objetivos que você têm/teve em mente ao criar o site?

Bom. Eu criei o site só para evitar estudar. :P Fi-lo para ter um site meu, e inicialmente nem era um site inteiramente Tolkieniano!

Passado uns tempos comecei a pôr umas fotos dos livros, e foi aí que me lembrei de o consagrar ao Mestre aos seus livros e a tudo o que tivesse a ver tudo o que conseguiria ter, e assim foi. Pus mãos à obra, e cataloguei tudo como o podem ver agora, e cada vez que tenho algo novo lá ponho: ainda este mês lá pus novos livros, e novo jogo…

O objectivo é divulgar um pouco das obras de Tolkien. E há sempre aqueles trabalhos que temos que fazer que precisamos de imagens dos livros. Muito já fiz sobre outros autores em que precisava de fotos assim de livros, e sites como o meu, sites pessoais, como fotos simples de livros e com informação sobre eles ajudaram-me a fazer o trabalho.Por isso se alguém precisar de fazer um trabalho sobre Obras de Tolkien pode recorrer às imagens e à informação! (Pedindo autorização claro! :mrgreen: ).

15- Como é a sua relação com a esposa Idril?

 :lol: Bem, andamos de relações cortadas :roll: . Desde que ela soube que eu tinha tentado meter-me com a própria Lúthien Tinúviel, deixei-a com os nossos filhos e lá fui eu por aí fora, cantando as mágoas de Arda :lol:   

16- Qual o seu pastel preferido?
Pastel de Nata  :mrgreen:
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: Entrevista 6 - Roger "Daeron" Lee
« Responder #1 em: Janeiro 18, 2007, 06:34:16 am »
Muito boa a entrevista! :clap:

Achei muito foda o lance da palestra que ele deu! Queria que o público das esolas brasileiras se interessassem por isso...

E eu nunca comi pastel de nata. :dente:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Entrevista 6 - Roger "Daeron" Lee
« Responder #2 em: Janeiro 20, 2007, 01:47:57 am »
Viram só? Ele me abandona com um orfanato pra criar e vocês não querem qu eu me embebede depois! :humpf:

No mais, a entrevista está excelente! :clap:
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline *Ceinwyn*

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 57
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Feminino
Re: Entrevista 6 - Roger "Daeron" Lee
« Responder #3 em: Fevereiro 07, 2007, 03:01:03 pm »
Fantástica a entrevista  :clap:

E que inveja da sua coleção, Daeron...
Um dia vou ter algo parecido, estou me empenhando pra isso  :grinlove:
E um dia visito a sua terrinha, que cada vez mais eu amo de paixão, mesmo com o Atlântico me separando dela.
História é f*!!! Faça mesmo!! Eu faço... e estudo Idade Média portuguesa  :grinlove: Estudo que teve como um dos primeiros inspiradores o Tolkien  :grinlove:
E sim, falar em público dá um nervoso... mas com o tempo melhora, se for fazer História vai ver isso  :mrgreen:

E é uma pena mesmo que não só os alunos das escolas brasileiras não se interessem por isso,mas mesmo o interesse nas universidades ainda é bem pouco  :( Pessoas aqui ainda associam muito SdA com Hollywood e nada mais :( E o único artigo que li sobre T. era tão ruim... :(

Offline Bubosh

  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 904
  • Avaliação de posts: +6/-2
  • Sexo: Masculino
Re: Entrevista 6 - Roger "Daeron" Lee
« Responder #4 em: Fevereiro 10, 2007, 06:55:07 am »
Bem legal a entrevista!

Gostei das fotos que eu vi da sua coleção de coisas de Tolkien!