Autor Tópico: Entrevista 4 - Elaine "YavannaLan" Freitas  (Lida 5697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Entrevista 4 - Elaine "YavannaLan" Freitas
« em: Abril 30, 2006, 10:33:38 am »
Elaine Freitas, ou YavannaLan, nos concedeu uma entrevista divertida e demorada (no sentido de que começamos a bendita entrevista no ano passado). Para quem não sabe ou não se lembra, é ela quem teve a iniciativa de fazer um encontro mensal entre membros da Valinor (e não-membros também) para se ler um determinado capítulo de qualquer obra de J.R.R.Tolkien, e que já fez 2 anos de existência.

Entrevista feita inicialmente por Rafael "Húrin Thálion" e finalizada por Bagrong, com participação especial de Smaug. Revisão e elaboração de perguntas também contou com a participação de Idril.


1 - Diga-nos qual o seu nome verdadeiro, profissão e quais são seus afazeres?
Elaine Fátima Ocasaque de Freitas, sou Professora. Tenho um escritório em casa, vendo CD's e DVD's, faço o transporte de algumas crianças, além de adorar cuidar do meu filho Ainur (também conhecido como Igor)

2 - E quais são seus hobbies?
Muito livro, muita música, muitos filmes, muitas séries!

3 - Quando e de que forma o mundo de Tolkien entrou em sua vida?
Infelizmente só pelos filmes, eu sempre fui uma pessoa que lia bastante, era até sócia do finado Círculo do Livro, e nunca tinha ouvido falar em Tolkien, é muito triste isso.

4 - O que mais lhe atraiu na Obra?
Toda a história, a maneira com que ele escreve.

5 - Qual o livro que mais lhe agradou?
O Senhor dos Anéis.

6 - Qual dos personagens você mais gosta?
Aragorn e Gandalf.

7 - Sobre os Filmes: O que achou da adaptação da Obra para o Cinema?
Achei ótima, PJ teve muito carinho com tudo, colocando as falas do livro, citando outras de outros personagens que só o leitor sabe entender nas entrelinhas...

8 - Houve algo que lhe desagradou no filme?
Só os erros de gravação, a continuidade que falhou, assim como em tantos outros filmes...

9 - O que achou da atuação dos atores?
Eu achei tudo ótimo, assisto com intento de me embevecer e não de ficar criticando um super trabalho que eles fizeram, admiro cada situação, cada momento, não vão me ver falando nada de errado do filme, não desse.

10 - Prosseguindo com a nossa entrevista da Sociedade do Pastel, vamos falar agora de seu trabalho no novo livro ''Senhoras dos Anéis''. Quando que você entrou no projeto do livro?
Eu entrei quando começou uma discussão na Toca-SP sobre as mulheres na obra de Tolkien, e resolvemos fazer uma pesquisa sobre elas, abrimos uma lista no Yahoo, para que pudéssemos conversar à vontade, cada uma ficou com um livro, e a cada nome feminino que aparecia era postado na lista para saber se alguém estava interessada em pesquisar por ela.

11 - Sobre que aspectos você escreveu e comentou?
Bom, obviamente eu escolhi a Yavanna, dei uma olhada no Silmarillion, nos Contos Inacabados para escrever sobre ela e uma grande amiga, a Ambarystiar, me deu umas boas dicas também.

12 - E como é trabalhar com a Rosana Rios?
A Rosana é uma pessoa bem dinâmica, tudo que estava acontecendo ela postava, perguntava para que resolvêssemos todos juntos e o fato dela ser uma escritora facilitou bem o nosso trabalho.

13 - Você teria alguma curiosidade acerca da "montagem" do livro pra nos contar? Algum fato inusitado, cômico?
Tudo isso foi pela internet, então não tem nada disso para eu te falar, a não ser que a lista ia aumentando a cada trecho dos livros que as meninas iam lendo, o que iniciou apenas como uma discussão na lista, com poucas mulheres, começou a aumentar razoavelmente. Uma achava a tetra neta de num sei quem, a outra a bisavó de outro personagem, coisas de mulherada " malarmente"  nerd!!!

14 - Mudando de assunto, vamos falar sobre os Conselhos de Leitura Valinor, guiados por você. Já são quase dois anos de Conselhos! Como surgiu a idéia de montar um grupo de leitura?
Depois da Hobbitcon do ano retrasado, teve um piquenique juntando a Valinor e a Toca-SP, na Hobbticon eu conheci bastante gente da Toca e soube desse projeto do Conselho de Elrond (é assim que eles batizaram o grupo de leitura), quando eu vi as duas comunidades juntas, percebi que mesmo sendo pela mesma paixão (Tolkien) eram completamente diferentes, e resolvi implantar o Grupo também na Valinor.

Recebi muita resistência negativa por parte dos colaboradores da Valinor, mas com a ajuda do Orc (Ugluk o Uruk-Hai) que resolveu acreditar e inclusive abrir as portas de sua Toca em Isengard, para os nossos encontros e sim já comemoramos o segundo ano de existência.

15 - Resistências negativas? Você poderia nos contar que tipo de resistência foi essa?
Prefiro falar, para dar sempre um incentivo para outras pessoas que vão ler isso, e possam estar querendo organizar alguma coisa, para não desanimarem com qualquer coisa negativa que apareça na frente.

Quando eu postei minha idéia no fórum de colaboradores da Valinor, eles alegavam que não ia dar certo, por aquele ser um site só de " encontros" virtuais, que era para eu freqüentar mais a Toca-SP, que lá eles já tinham esse projeto.

Eu respondi que já freqüentava a Toca e que era por isso mesmo que eu tava querendo fazer um Conselho com o pessoal da Valinor. Eles não entendiam isso, se já tinha um pra que mais um, fui firme na minha posição, e com a ajuda do Orc que é um dos moderadores mais antigos de lá, marcamos o primeiro encontro.

E só quem conhece as duas turmas, sabe que o Conselho de Elrond e o Conselho de Leitura Valinor são para cada um ler em voz alta um trecho, mas isso é feito distintamente diferente um do outro.

16 - Alguma vez você teve medo ou até mesmo sentiu um desânimo com relação aos Conselhos, com relação ao andamento do projeto?
Medo só no primeiro encontro, de não aparecer ninguém.

Desânimo, teve duas vezes esse ano (*2005) que calhou da maioria dos conselheiros terem outros compromissos, ou não estavam a fim de ler o capítulo, mas isso passou, estamos aí firmes e fortes, cada vez mais unidos.

17 - E como é o círculo de amizades entre os conselheiros? Todos são muito amigos ou não, um não agüenta olhar pra cara do outro?
Firmou-se um laço muito forte, sempre que podemos vamos ao cinema, fazemos uma maratona de trilogias, happy-hour, trocamos livros para ler, vamos na casa um dos outros, fazemos tudo o que amigos de verdade fazem.

18 - E uma pergunta clichê, mas essencial: existe uma diferença entre membros do Conselho Branco, Valinor, Pônei Saltitante e outras tantas sociedades Tolkien? O nível de nerdismo e interesse é o mesmo ou muda de grupo pra grupo?
Há diferenças sim, por isso que determinadas pessoas se sentem melhor nesse ou em determinado grupo.

O nível de nerdismo, "malismo" e interesse é o mesmo, mas em cada grupo tem sua maneira de ser demonstrado, ao passo que em determinados locais o " mala" é até venerado, em outros é tirado um sarrinho (tudo de boa) pela pessoa ser tão mala.

19 - Agora, sobre a HobbitCon: qual é o seu balanço final para a última edição, que ocorreu no ano passado?
Eu achei ótima, não faria diferente do que foi não, esse negócio de chegar e ficar achando defeito em tudo, acho totalmente incorreto, tem mais é que ir, aplaudir e participar, ficar lá por ficar para depois sair desgostoso acho uma total falta de respeito aos organizadores e nós fãs.  Eu adorei, participei, curti o local e tudo mais...

20 - Você sentiu falta de algo na HobbitCon?
De um ventilador e do Ronald Kyrmse.

21 - Qual sua perspectiva para 2006, no meio tolkieniano, apesar de um começo não muito feliz?
Bom, a perspectiva é que saia logo a edição revisada do SDA, que eu consiga comprar As Carta que está maravilhosa!!!e que o Conselho de Leitura da Valinor continue de vento em popa e arrebanhando cada vez mais novatos .

22 - Para finalizar, uma pergunta bem SdP mesmo: qual o seu sabor de pastel preferido? 
Pastel de Queijo!
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: Entrevista 4 - Elaine "YavannaLan" Freitas
« Responder #1 em: Maio 01, 2006, 08:14:56 am »
:clap:

Muito boa essa entrevista com YavannaLan. Gostei especialmente da iniciativa dela para começar com os Conselhos de Leitura.  :D