Autor Tópico: [Editorial de Setembro 2006] Aqueles Que Nada Entendem  (Lida 14765 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
[Editorial de Setembro 2006] Aqueles Que Nada Entendem
« em: Setembro 24, 2006, 12:36:23 am »
Foram poucas as vezes onde vi alguém dizer algo que exprimisse bem o espírito da SdP. Vinícius "TT1" Reis, Administrador da Valinor e usuário da SdP, disse certa vez que a SdP é "uma comunidade Tolkien, só que escraxada" e ele não deixou de dizer a verdade, embora isso possa fazer com que as pessoas tenham amplas interpretações quanto ao "escraxada". E hoje, no MSN, eis que Glauber "Ascagalad" me disse isso : "Eu vejo a sdp um centro de descontração Tolkien, do tipo 'divirta-se com Tolkien e não estude com Tolkien'".

Eu reconstruiria a frase dele somente um pouco e deixaria assim: A SdP é um centro de descontração Tolkien, onde o lema é Divirta-se com Tolkien e não bitole com ele.

O Ascagalad está mais do que certo e é uma das criaturas raras que entenderam o Por Quê da Sociedade do Pastel ter nascido e ainda existir. Pra quem não se lembra ou não sabe da nossa história, as quatro fundadoras (o que me inclui) fundaram essa comunidade com o intuito de discutir Tolkien de uma forma menos Nerd e séria o possível; existem Q.I.s e fanatismos diferente e nós não conseguíamos discutir o motivo dos Balrogs de Tolkien não terem asas como se fosse um tratado importantíssimo sobre a Teoria de Demócrito ou sobre Niilismo. A SdP abriu espaço para esses tipos de discuções ditas "Aprofundadas de Forma Mais Séria o Possível" no final de 2004, mas o que sempre deu certo por aqui foram justamente as discuções onde ninguém enlouquece com N teorias sobre a Reprodução dos Ents ou sobre A Cor do Cabelo do Legolas.

Com a finalidade de recapitular um pouco mais a Nossa História, a SdP nasceu para divertir o público em geral não somente com humor Tolkien-based (sem ofender J.R.R.Tolkien, pois alguns de nós somos tão fãs deles como alguns Nerds Pseudointelectuais dizem ser), mas com um humor geral. Alguém se lembra do banner onde existe uma sátira pasteleira com o filme "Tróia", que tinha tudo para ser tanto um fiasco quanto um sucesso? Alguém se lembra da mensagem final, "Não nos leve tão a sério"? E o banner humorístico com o excelente filme não indicado ao Oscar de Quentin Tarantino, Kill Bill Vol. 1, onde fizemos um Pastel ser vítima de Beatrix Kiddo, a.k.a A Noiva?

Ah, sim. E também nascemos com uma alma crítica. Quem tem bons olhos e é um bom entendor, concerteza já encontrou alguma crítica, seja a outras comunidades ou seja ao nosso mundo real, por aqui na SdP. Críticas essas onde não pretendemos jamais ser agressivos, pois dispensamos e nunca precisamos disso; basta lembrar do programa "Casseta & Planeta" ou até mesmo da saudosa "TV Pirata", que criticam e criticavam, com um excelente humor e sem agredir qualquer pessoa, as mazelas do governo brasileiro, as falcatruas e bizarrices esportivas, entre tantos outros assuntos corriqueiros. Para entender a SdP nesse aspecto crítico, basta pensar que somos uma espécie de TV Pirata embutida num site e fórum.

O fato de falarmos para não nos levarem tão a sério não precisa ser levado e tomado com tanta rigidez. Afinal de contas, a nossa parte Tolkien-based, que não é extremista e abre espaço para leigos e não-Nerds está aí para ser levada a sério. Discutimos aqui assuntos corriqueiros do dia a dia com humor, mas também com seriedade; não é atôa que existe o Boteco do Carrapicho, onde falamos e nos ligamos no Mundo Real para debatermos com seriedade o que for necessário, bem como temos o Barraca de Ervas do Gandalf, onde as discuções são uma viagem total a um mundo descontraído e divertido.

E só pra lembrar um pouco mais a nossa parte Tolkien, já que tantas pessoas que reclamam que a SdP em nada contribue com essa parte: Temos Minas Tirith, nossa galeria de imagens que é uma das maiores galerias Tolkien-based existentes no Brasil - isso se não for a maior - e que deve de dexiar estupefados os outros que pensam que  a Turma do Pastel, como fomos carinhosamente chamados por Rosana "Shelob" Rios, é só zoação. Temos um pequeno acervo de entrevistas muito bem elaboradas e que vai crescer ainda mais, sem falar que temos parcerias com sites e comunidades estrangeiras que tratam sobre Tolkien. Apoiamos todas as inciativas Pró-Tolkien em nosso país, bem como aquelas que são favoráveis a disseminação da cultura em um páis que pouco se interessa por leitura, artes, música, cinema e tantas outras coisas de qualidade. E não se esqueçam que a SdP revelou talentos na sua Equipe de Colaboração, que posteriormente também se tornaram colaboradores de outras comunidades - vocês já escutaram ou vão escutar ainda muito alguns nomes e nicks que revelamos por aqui.

E as coisas não param por aí. Projetos é o que mais temos e os dos outros é o que mais incentivamos. Em breve, vocês verão no que a Equipe da SdP vem trabalhando tanto para contribuir com a disseminação de Tolkien e Cultura em nosso país quanto para a área Humorística e Crítica.

A SdP não pára no tempo, a SdP não tem vergonha de assumir que é um reduto Nerd, mesmo tendo fugido e sido criada com o intuito de não ser tão Nerd assim - afinal de contas, Nerds não são iguais um ao outro e possuem limitações também, pois são Seres Humanos acima de tudo. Somos tão Nerds que abrimos espaço para se discutir tantas outras coisas ditas Nerds, que são culturais e necessárias para o acomodado povo brasileiro: Star Wars, Harry Potter (há controvérsias se é Nerd ou não), RPG, Cinema, Música, Literatura, HQ's, Informática, Atualidades e Política - até isso vai virar Nerd, já que o povo prefere assistir ao vídeo da Cicarelli transando com o namorado do que exigir seus direitos e se informar acerca da corrupção que se instalou em nosso governo, como foi o caso do Dossiê anti-Serra. E tenho dito!
« Última modificação: Outubro 07, 2006, 05:45:56 am por Idril »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #1 em: Setembro 24, 2006, 12:42:56 am »
Vou resumir meu comentário:
:clap: :clap:

Falou bonito Idril...

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #2 em: Setembro 24, 2006, 12:57:40 am »
Muito bom, Idril :clap:

Offline Al-Asca

  • Killer Lugbúrz-hai.
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Avaliação de posts: +7/-7
  • Sexo: Masculino
  • Noivo de Lúthien!
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #3 em: Setembro 24, 2006, 01:57:17 am »
Perfeito.  :clap:
Como te falei Idril, acho que isso cala a boca de muitos.  =]

Muito bom mesmo, mandou ver.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #4 em: Setembro 24, 2006, 02:16:11 am »
É natural que tome-se conhecimento da "coisa toda", como às vezes eu digo, ou de todo "sistema" antes de expressar comentários. Sem entrar nesse assunto de conhecer antes de julgar (que muitos aqui já devem ter suas opiniões pessoais quanto a isto, eu acredito), mas concordando com a Idril, de que a comunidade Sociedade do Pastel é mais do que aparenta ser.

Estamos crescendo muito bem para os nossos padrões. São cada vez mais membros, mais tópicos, mais mensagens, mais "eventos" no fórum (Miss e Mister, casamentos na Genealogia...), mais imagens na galeria, e outros aspectos. Olha, e isso pode ser observado nas Estatísticas do Fórum. Notem o crescimento de Março até agora (quando começou o contador).

E puxa vida Idril, que resgate nas nossas memórias você fez citando tantos fatos de nossa história! :boogy:
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #5 em: Setembro 24, 2006, 02:27:17 am »
Amo muito tudo isso. :grinlove:

E parabéns pelo texto Idril. :clap:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #6 em: Setembro 24, 2006, 03:21:28 am »
Belíssimo texto para "reviver" esse sub-fórum!  :clap:

Realmente, imagino que muita gente pense que a SdP é um lugar para "se falar de nada", quando não é verdade. A Idril resumiu muito bem todos os objetivos e todas as metas que a SdP já alcançou (ou que ainda irá alcançar). Devido a vários problemas, ainda podemos dizer que somos uma comunidade nova e toda comunidade nova demora um pouquinho pra engrenar e crescer.

Só que temos motivos de sobra pra afirmar que agora é o momento de "adolescência" da SdP, em que ela está crescendo e se firmando como uma das boas fontes para se ler e falar sobre Tolkien no Brasil.

Offline O 10º membro da Sociedade

  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 277
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Revenge...
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #7 em: Setembro 25, 2006, 03:39:08 am »
Não tenho frequentado a SdP nos últimos tempos, mas essa é exactamente a ideia que sempre tive desta comunidade: um sítio onde o objectivo é passar um bom tempo, onde todos nos possamos divertir, ao mesmo tempo que tanto discutimos sobre Tolkien como brincamos com o mundo por ele criado, de uma forma leve e descontraída. É nisso que a SdP inovou e é esse o motivo de sucesso deste Forum, no qual tenho muito gosto em voltar a postar. Aliás este Sociedade nem teria o interesse que tem se fosse simplesmente mais um local que discutisse de uma maneira categórica Tolkien e as suas obras.

Foi um bom comentário Idril, e que a SdP continue a crescer. :clap:  :wink:

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #8 em: Setembro 26, 2006, 05:42:01 am »
 :clap: :clap: :clap: :clap:

perfeito!
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Caranthir

  • Balrog
  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 30
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mão de carvão de Saruman
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #9 em: Setembro 26, 2006, 09:29:29 am »
Muito bom o texto, Idril!

Conseguiu passar de modo claro os objetivos da SdP, principalmente para um novato, assim como eu. Foi foda ler/saber tudo isso, porquê a maioria das comunidades Tolkien-based de que participo tem sua área administrativa, de projetos e tal absolutamente fechada ao usuários comuns. Isso só me faz ficar mais feliz ainda de ser membro da SdP, de fazer parte de uma comunida realmente compromissada e "de visão" como esta, e tal e coisa  =]

Offline Al-Asca

  • Killer Lugbúrz-hai.
  • Pastel de Pizza
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Avaliação de posts: +7/-7
  • Sexo: Masculino
  • Noivo de Lúthien!
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #10 em: Setembro 26, 2006, 10:37:21 am »
Da primeira vez ele não tinha me dito isso. ¬¬
Mas é muito bom que você tenha enxergado a luz Caranthir.

Offline Caranthir

  • Balrog
  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 30
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mão de carvão de Saruman
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #11 em: Setembro 26, 2006, 10:52:03 am »
Da primeira vez eu disse o que achava que a SdP era, uma comunidade para fãs de Tolkien se descontraírem com fatos da obra dele etc, justamente porquê tinha um conceito errado sobre o site. Agora sim eu vi a luz e blablabla. :jornal:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #12 em: Setembro 26, 2006, 10:57:17 am »
É legal ver quando as pessoas enxergam a verdade e assumem que estavam andando no Anhangabaú quando era pra estar no Complexo Viário Ayrton Senna.... Ou então qundo elas percebem que estavam andando na Avenida Raymundo Pereira de Magalhães quando era pra ter pego uma Autobahn alemã. =]


Falando que nem gente norma: é muito bom ver as pesos refzendo seus conceitos. :cerva:
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Imadofus

  • Winston Churchill dressed in drag
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2372
  • Avaliação de posts: +12/-3
  • Sexo: Masculino
  • a flower?
Re: [Editorial de Setembro 2006] Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #13 em: Novembro 30, 2006, 01:31:32 am »
(Nota mental: passar a ler esse subfórum)
Pois é, Idril, o que eu acho é o seguinte: eu gosto bastante de discutir seriamente sobre Tolkien, mas chega uma hora que cansa, nerd também é gente. Foi isso que me atraiu à SdP desde o começo: ter um lugar pra descontrair, pra descansar depois de uma discução na Valinor.

O problema é que, em qualquer lugar desse tipo sempre vai ter gente que vai pensar que é simplesmente um lugar para se floodar e falar bobagem, o que não é nem de longe verdade. Gostei desse editorial, Idril :cerva:

last.fm: www.last.fm

Offline TT1

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 32
  • Avaliação de posts: +0/-0
Re: [Editorial de Setembro 2006] Aqueles Que Nada Entendem
« Responder #14 em: Dezembro 12, 2006, 10:46:43 am »
Hum... fui citado aqui e ninguem me avisa  :eh: