Autor Tópico: [Tolkien] TORN entrevista Guillermo del Toro sobre "O Hobbit"  (Lida 2710 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
No final do mês passado, o site The One Ring (conhecido pela sigla TORN) publicou uma entrevista muito interessante com o diretor Guillermo del Toro, que dirigirá os filmes de "O Hobbit" A Equipe SdP traduziu e agora disponibiliza para a comunidade na íntegra:


Como todo esse processo teve início?

GDT: Eu conheci Peter (Jackson) há um bom tempo, quando nós planejávamos fazer 'Halo' juntos; eu realmente adoro como eles estruturaram aquilo na Nova Zelândia, eu chamo de "Holywood da foma como Deus planejou". A Nova Zelândia tem todas as vantagens técnicas, quando se faz um filme grande e você está filmando-o no paraíso, em termos de liberdade artística e compromisso.

Quando Halo não deu certo, Peter e eu mantivemos contato regular e no último inverno eu comecei a ter indicações de que O Hobbit poderia vir por aí, principalmente do estúdio. A primeira coisa que eu disse foi que eu só me interessaria se Peter estivesse envolvido e se os problemas (ação contra a New Line) fossem resolvidos. Quando o assunto foi resolvido, eu recebi uma ligação do Peter e nós conversamos, começou daí, foi meu presente de Natal!

Os fãs estão muito agitados sobre 'o segundo filme', você pode falar alguns de seus planos para ele?

GDT: Sabe, eu viajei para a Nova Zelândia faz pouco tempo e uma das razões principais para ir lá foi para sentar e conversar sobre o segundo filme. O Hobbit, o livro, é realmente um filme por si só, então para o segundo filme, nós sentamos e tentamos chegar num acordo. Quando fizemos isso, realmente ficamos excitados, pois esse segundo filme não é um apêndice, nem uma enrolação, é parte integral da história contando os 50 anos perdidos na narrativa. Haverá certas coisas que veremos do primeiro filme, só que de um ponto de vista diferente, mas dará a sensação de um volume dentro dos cinco volumes da história inteira. Não dará a sensação de ponte, eu tenho ouvido chamarem de "um filme-ponte", mas não é, é um capítulo integral da história e eu acho que estamos todos concordando quanto a isso.

Você irá se mudar para Nova Zelânida por 4 anos, não é isso?

GDT: Aproximadamente isso, toda minha família, mas os primeiros estágios de design e P&D [pesquisa e desenvolvimento] serão feitos comigo indo e voltando de Los Angeles para Nova Zelândia, porque há muitas coisas que preciso concluir antes que eu finalmente me mude para Nova Zelândia. Eu vou muito mais cedo do que minha família gostaria!

Nós vamos fazer oficialmente diversos preparativos para O Hobbit nesse verão, há tanto o que fazer, é fantástico. Só o reflorestamento do Condado, replantar todas aquelas árvores e plantas levará meses e nós iremos ser tão exatos quanto possível.

Filmes como O Labirinto do Fauno usam algumas tomadas de estúdio para simular ambiente aberto, você irá fazer o mesmo para O Hobbit ou fará uso da natureza da Nova Zelândia como Peter fez?

GDT: Eu acho que fotografia em tela verde é exatamente igual CGI, é uma ferramenta, e eu não acho que deva ser usada em excesso. Coisas como O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo são incrivelmente dependentes da locação, nós rodamos num local só por mais do que a metade do tempo. No entanto, tais locais podem ser melhorados pela tecnologia, tanto física como digital. O que eu gostaria de evitar é a recriação do ambiente natural em CG [computação gráfica], não gosto de fazer isso. O filme é essencialmente uma viagem, eu acho que você precisa usar a área externa o máximo possível.

Você irá usar a WETA Digital para os efeitos?

GDT: Sim, os elementos essenciais para manter a continuidade vão seguir em frente, nas últimas semanas eu tenho conversado com dezenas de pessoas, envolvidas nos filmes anteriores, via email, telefone e pessoalmente. Pessoas como Andy Serkis, Sir Ian Mckellen, Howard Shore, John Howe, Gino Acevedo, Richard Taylor, e na próxima semana vou encontrar com Alan Lee. Eu estou fazendo isso para garantir que qualquer coisa que façamos irá manter a continuidade com os outros filmes; é, é um mundo que é sutilmente mais feliz no começo, um ambiente bem inocente.

O que estou tentando fazer é manter os elementos no lugar, mas permitir que você sinta a progressão de O Hobbit até O Retorno do Rei. Eu acredito que O Hobbit é um volume crucial de O Senhor dos Anéis, uma narrativa que começa num caminho muito próspero e inocente. Ela está entremeada pela passagem da Inglaterra pela Primeira Guerra Mundial, então há uma perda de inocência e um tom negro conforme o livro e o filme avançam. Nós faremos isso no primeiro filme, levar você de um momento de pureza até uma realidade negra durante todo o filme, eu acho que esse é o espírito do livro. Todos esses caras Alan Lee, John Howe, são indispensáveis para mapearmos o progresso dos dois filmes e permitir uma completa combinação com o universo já existente. Mas isso será uma progressão, não devemos sentir no começo do filme que isso é ao mesmo tempo (do começo d'A Sociedade do Anel). 50 anos no "tempo do Condado" não é o mesmo que 50 anos no "tempo dos humanos", se você pensa no quanto nosso mundo mudou em 7 ou 8 anos, você pode pensar nisso como décadas de desordem, aqueles 50 anos na Terra-média.

Você tem algum papel já escalado?

GDT: Bem, eu tive o mais encantador encontro com Sir Ian, e toda burocracia pendente, ele está dentro, assim como Andy Serkis. Nós continuaremos dando relatórios de progressos quando estes ocorrerem. É nossa intenção que não perdamos nenhum dos elementos chave.

O que irá diferir os seus filmes dos do Peter?

GDT: A única coisa que eu irei puxar mais nesses filmes é que os outros três [filmes] usam somente animatronics [*ver nota] e criaturas animatronics melhoradas com CGI, ao invés de criaturas CGI propriamente ditas. Nós realmente queremos pegar a tecnologia de ponta animatronic e dar um passo de 10 anos no futuro com a tecnologia que iremos desenvolver para as criaturas do filme. Nós temos toda intenção de fazer para os animatronics e efeitos especiais o que os outros filmes fizeram para realidade virtual.

Outra coisa que as pessoas irão notar no começo do filme serão as cores, que serão um pouco diferentes; o mundo será o mesmo, mas um mundo mais próspero, mais ingênuo. Mas de forma alguma irá fugir do canônico, nós tomaremos os três primeiros filmes como canônicos. Quando eu passo a fazer parte de um mundo que amo, como este, eu realmente venho com muito entusiasmo e trabalho duro, e nós sabemos que estamos recriando e criando um mundo que é parte de um mito de milhões de pessoas e iremos tratá-lo apaixonadamente e respeitosamente da maneira como ele merece.


*N.T.: Animatronic, na Wikipédia

Fonte: The One Ring.net. Tradução e revisão de Proview e Alassë.
« Última modificação: Junho 24, 2009, 09:44:14 am por Proview »
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Sir Mordrain

  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 510
  • Avaliação de posts: +0/-31
  • Sexo: Masculino
  • Fé, Honra, Lealdade sempre!
    • Meu Live Space
Re: TORN entrevista Guillermo del Toro sobre "O Hobbit"
« Responder #1 em: Maio 15, 2008, 09:12:06 am »
Uhu. Meio.. Cool. Mas não estou querendo me empolgar muito.
Sir Mordrain de Glastonbury, Guardião do Santo Graal.
[DeviantART][Last.FM][Blog (Quase sempre sem nada....)][Orkut 1][Orkut 2]