Autor Tópico: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)  (Lida 12695 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
[Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« em: Dezembro 10, 2008, 01:28:30 am »
O Poderoso Chefão (The Godfather)



Ano: 1972, 1974, 1990.
Diretor: Francis Ford Coppola
Gênero: Drama

Sinopse:
Parte 1: Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma "família" de Nova York. Durante uma festa, Bonasera (Salvatore Corsitto) é visto no escritório de Don Corleone pedindo "justiça", vingança na verdade contra membros de uma quadrilha, que espancaram barbaramente sua filha. Vito discute, mas os argumentos de Bonasera o sensibilizam e ele promete que os homens, que maltrataram a filha de Bonasera não serão mortos, pois ela também não foi, mas serão severamente castigados. Don Vito, porém, deixa claro que ele pode chamar Bonasera algum dia para devolver o "favor". Os verdadeiros problemas começam para Vito quando Sollozzo (Al Lettieri), um gângster que tem apoio de uma família rival, encabeçada por Phillip Tattaglia (Victor Rendina) e seu filho Bruno (Tony Giorgio). Sollozzo, em uma reunião com Vito, Sonny e outros, conta para a família que ele pretende estabelecer um grande esquema de vendas de narcóticos em Nova York, mas exige permissão e proteção política de Vito para agir. Don Corleone odeia esta idéia, pois está satisfeito em operar com jogo, mulheres e proteção, mas isto será apenas a ponta do iceberg de uma mortal luta entre as "famílias".

Parte 2: Início do século XX. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) para manter sua esposa e filhos. o poderio de Vito cresce muito, mas sua família (passado e presente) é o que mais importa para ele. Um legado de família que vai até os enormes negócios que nos anos 50' são controlados pelo caçula, Michael Corleone (Al Pacino). Agora baseado em Lago Tahoe, Michael planeja fazer por qualquer meio necessário incursões em Las Vegas e Havana instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth (Lee Strasberg) estão tentando matá-lo. Escapando de uma acusação federal, Michael concentra sua atenção para lidar com os seus inimigos.

Parte 3:  Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe "Vinnie" Mancini (Andy Garcia), seu sobrinho, que a pedido de Connie (Talia Shire) é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa (Joe Mantegna), que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael. Vinnie é quase morto pelos capangas de Zasa e uma guerra pelo poder tem início. Um arcebispo da Igreja solicita a Michael US$ 600 milhões, pois resolveria o déficit da Igreja, oferecendo em troca que Michael ganhe o controle majoritário da Immobiliare, antiga e respeitável empresa européia de propriedade da Igreja. Michael concorda, mas isto deixa vários membros do clero contrariados, que não o aceitam por sua vida duvidosa.

Fonte: Adoro Cinema


A trilogia "O Poderoso Chefão" marcou a história do Cinema. Impossível não se impressionar pela interpretação impecável de Marlon Brando, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, e deu o tom para a interpretação de grandes mafiosos, pelo seu estilo, postura, gestos, etc. Al Pacino também está excelente como chefe do clã nas partes 2 e 3. Assisti o primeiro filme num dia, e as duas seqüências finais no outro dia, direto. Não tem como querer parar, é uma saga cheia de personagens marcantes. Alguém tem o box especial, com extras? Estou querendo comprar para este natal.
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #1 em: Dezembro 10, 2008, 07:29:43 am »
Tá na minha lista de filmes a ver faz séculos...
Essas férias darei um jeito de ver.

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #2 em: Janeiro 24, 2009, 09:12:37 am »
Esse filme é FODA! Todos os três, em ordem de lançamento do melhor pro menos bom.  :dente:

Acho que, depois de SdA, é o filme que mais vi na vida.

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #3 em: Fevereiro 01, 2009, 11:21:12 am »
Eu me dei o box do Poderoso Chefão (The Coppola Restoration) de presente de Natal. E de lá pra cá já vi duas vezes cada filme. =P

Sempre fui um fã da série, e com certeza estão entre meus filmes favoritos. É uma obra prima.

Recomendo também o livro.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #4 em: Fevereiro 03, 2009, 03:36:38 am »
Verdade Fëa, tem o livro também. Não li, mas me disseram que há histórias diferentes das retradas no filme, que algumas famílias levam mais destaque e assim por diante. Com certeza vou procurar ler no futuro. "O Poderoso Chefão" é mais conhecido pelo filme do que pelo livro, que algumas pessoas nem sabem que existem.
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #5 em: Fevereiro 03, 2009, 05:12:07 am »
E olha, eu sou fanático pelo filme mesmo, mas acho que o livro é melhor.

Tem algumas outras histórias mais desenvolvidas sim, como a do Johnny Fontane, e a da amante do Sonny.

O livro é ainda mais perfeito em ilustrar a sagacidade do Vito Corleone, a realidade da máfia e as vidas familiares dos personagens. Leiam.

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #6 em: Março 30, 2009, 02:21:09 am »
Eu já li o livro também e recomendo. É, de fato, melhor do que o filme.

Mas tenho de dar um crédito à versão cinematográfica: acho que foi uma das melhores adaptações que eu já li em toda a minha vida! O filme é muitíssimo fiel ao livro.

Offline Brain

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 72
  • Avaliação de posts: +1/-0
  • Sexo: Feminino
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #7 em: Março 31, 2009, 06:40:18 am »
Tá na minha lista de filmes a ver faz séculos...
Essas férias darei um jeito de ver.

Ow silvaneidos, eu tb hein!!
vamos marcar!!
 :D
Are you pondering what i'm pondering?

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #8 em: Março 31, 2009, 06:59:08 am »
Tá na minha lista de filmes a ver faz séculos...
Essas férias darei um jeito de ver.

Ow silvaneidos, eu tb hein!!
vamos marcar!!
 :D
Não sei pq, mas achei q vc já tivesse visto...
Bom vamos marcar sim =]

Offline Bubosh

  • Pastel de Bacalhau
  • ****
  • Mensagens: 904
  • Avaliação de posts: +6/-2
  • Sexo: Masculino
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #9 em: Setembro 19, 2009, 09:16:03 am »
Melhor coisa, pega um fim de semana e começa a assistir com muita bebida e petiscos lá pelas 22 e vê os três filmes seguidos.
Melhor coisa que existe.

Para não ficar um flood geral:
Muito bom o filme, vale reamente a pena ver.  :)

Offline Snaga

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 62
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Os MMB
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #10 em: Abril 11, 2011, 11:32:34 pm »
O melhor de entrar na SdP, é ver posts do Cacho e co Bagrong! Eita povo sumido!

Mas então, eu assisti a trilogia inteira somente há pouco tempo, tem nem um mês. Foi um filme que adiei pra assistir por muito tempo, por falta de oportunidade mesmo.

E agora que assisti, to louco pra ver de novo. A trilogia é perfeita, com uma história simples por lado e complexa por outro. E entender o funcionamento da Máfia, ver que, simplesmente, era baseada em troca de favores, foi surpreendente.

O mais legal era ver que eles eram contra o trafico de drogas e, com todo o poder que tinham, continuavam querendo se envolver apenas com os jogos e cassinos.

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #11 em: Abril 12, 2011, 04:16:07 am »
Achei o terceiro filme meio desnecessário, mas gostei tanto dos outros dois que comprei o livro em um sebo, muito bom!
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Re: [Cinema] O Poderoso Chefão (The Godfather)
« Responder #12 em: Abril 13, 2011, 11:07:50 am »
O terceiro filme se aproveitou dos ganchos deixados no final do segundo para, obviamente, lucrar com a imagem já estabelecida pela série.

Não é um filme ruim, mas certamente é bem inferior aos primeiros - e realmente desnecessário em termos de história.