Autor Tópico: Microinformática  (Lida 15185 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Microinformática
« em: Novembro 05, 2009, 04:53:45 am »
Microinformática: o que é?

Tenho visto isso em concursos. O requisito é "conhecimentos em microinformática". Mas o que vem a ser isso? Experiência em mexer em netbooks?  :dente:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Microinformática
« Responder #1 em: Novembro 05, 2009, 09:10:40 am »
Se você aparecer num fórum de informática falando que microinformática tem a ver com os netbooks, os usuários vão cair em cima de ti e a suap ergunta vai virar pérola (especialmente pelos espertões de plantão que se acham no direito de zoar com todos porque supostamente sabem mais). :dente:

Microinformática é um termo mais antigo que os netbooks. Ambos ão tem ligação da forma como você quis dizer na sua pergunta. =]


Existe a Informática e a Microinformática. A Microinformática faz parte da Informática.

Segundo alguns dicionários, Microinformática parte da informática que se ocupa dos microcomputadores. Ou seja, é a microinformática que se ocupa dos nossos amados PCs e Macintosh (notebooks e netbooks), dizendo bem por cima mesmo o básico do básico.

Temos os computadores, os mainframes, aqueles trecos grandes e gigantes que podem ocupar uma sala toda. Temos os Super Computadores, com alta capacidade de processamento e utilizados por empresas e entidades, como a NASA. Porém, para um usuário doméstico não é interessante manter um único comodo de sua casa para abrigar um computador desses só para realizar coisas simples, como planilhas e desenhos no Paint; eis os microcomputadores, vulgarizados (erroneamente) como PC desde 1982 com o lançamento do PC XT da IBM.


A Informática já tem uma definição mais rebuscada. Roubando da Wikipédia:

Chama-se genericamente informática ao conjunto das Ciências da Informação, estando incluídas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

Habitualmente usa-se o termo informática para referir especificamente o processo de tratamento automático da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.




Acontece que no nosso mundinho de hoje em dia, é muito comum as pessoas generalizarem os dois termos em um único. Daí caiu na moda ouvimos mais "Informática" do que "Microinformática" quando  a última deveria ser emprega em determinados casos.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Microinformática
« Responder #2 em: Novembro 05, 2009, 10:18:56 am »
Eu tava brincando com o "netbooks", claro, hehehehe.

Então, basicamente, "conhecimentos em microinformática" significa que eu sei mexer minimamente num computador? Tipo paint, word, navegar na internet, digitar, etc? Ou eu tenho que ir atrás de uma apostila específica sobre isso, pra prestar concurso?

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Microinformática
« Responder #3 em: Novembro 05, 2009, 01:50:15 pm »
Isso é o básico do básico da noção. E da parte de software e só.

Noções também engloba saber um pouco sobre hardware, saber pelo menos que um HD não é a mesma coisa que um processador.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica: