Sociedade do Pastel

Geralzão => Ciência e Tecnologia => Tópico iniciado por: Alassë em Agosto 28, 2009, 03:24:54

Título: [Internet] Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica
Enviado por: Alassë em Agosto 28, 2009, 03:24:54
Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica (http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3940930-EI4802,00-Aneel+aprova+acesso+a+internet+por+meio+da+rede+eletrica.html)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet em banda larga. Com o sistema, conhecido como PLC (do inglês, Power Line Communications), as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, quando conectadas a um modem.



O que vocês acham? Será que resolveria mesmo alguns problemas nossos e/ou apareceriam novas empresas pra fazer frente às que existem hoje?

O problema que eu vejo de cara é que a rede elétrica aqui não é espetacular e vive dando picos ou quedas de energia. Espero que não influencie muito na conexão.
Título: Re: [Internet] Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica
Enviado por: Isabel em Agosto 28, 2009, 05:07:00
Ouvi dizer que a interferência vai ser meio grande...
Título: Re: [Internet] Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica
Enviado por: Tilion em Agosto 28, 2009, 05:25:06
Como todo serviço oferecido por aqui, vai ser feito nas coxas e será mais um para se unir à grande merda das conexões de Internet no país.  :yeah:
Título: Re: [Internet] Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica
Enviado por: Idril em Agosto 28, 2009, 10:19:49
Ao invés de melhorrem os serviços de banda larga e internet no Brasil, preferem adotar medidas controversas anunciado estas como "grandes inovações rumo ao desenvolvimento do país.

Sim, vai ter interferência mesmo que esta seja mínima. Esse é um dos grandes empecilhos desta tecnologia e tem uma briga danada por conta disso lá nos Estados Unidos. Outro problema para qualquer tipo de rede de dados (de comunicação, internet, etc) é que a eletricidade atrapalha, como os ruídos causados por eletrodomésticos.

Emendas, "T"s, filtros de linha, transformadores e o ligamento e desligamento de eletrônicos na rede elétrica causam ecos do sinal, por criar pontos de reflexão. Assim, pode haver corrupção dos dados. (Retirei do site da UOL porque não sabia como explicar essa parte direito)

As graaaaaandes vantagens do sistema servem somente para o governo e as empresas que adotarem esse sistema:

* É fácil de implementar porque a rede elétrica é a mais abrangente em todos os países e cobre quase toda a população. Logo, o governo viu nisto a possibilidade de conectar o país todo na internet de uma vezx (bem solução de governo brasileiro :rolleyes:).

* Reduz os gastos com instalação de infra-estrutura independente. Destaca-se ainda a praticidade, pois é só ligar e conectar o cabo na rede: Ou seja, tchau tchau trabalho de alguns profissionais de informática, como técnicos....

Mais em: http://info.abril.uol.com.br/noticias/ti/banda-larga-via-rede-eletrica-e-segura-09042009-44.shl?2

Título: Re: [Internet] Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica
Enviado por: felipe corrêa em Novembro 16, 2012, 12:56:49
Existem coisas nesse país que não percebo mesmo não, só agora é aprovado? Existem países como Espanha em que a rede pelas linhas eléctricas é grátis faz anos, e aqui ainda se fala em aprovar. Esqueci que Europa é Europa.
Título: Re: [Internet] Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica
Enviado por: Idril em Novembro 16, 2012, 01:02:12
É que no Brasil tudo esbarra em burocracia e leis confusas. O país precisa investir absurdos e de forma rápida em infraestrutura, mas não o faz devidamente por A)politicagem, B)burocracia e C)leis estranhas e contraditórias nas quais os próprios políticos tropeçam.

Lamentável, de fato.