Autor Tópico: Earth Hour 2009  (Lida 13448 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Earth Hour 2009
« em: Abril 11, 2008, 10:33:12 am »
"O Earth Hour é um evento global da Rede WWF que tem como objetivo encorajar empresas, comunidades e indivíduos a dar passos simples para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa”, afirma Andy Ridley, o criador da iniciativa e agora diretor internacional do Earth Hour da Rede WWF.

"Para o Earth Hour 2009, em 28 de março, esperamos que mais pessoas tenham incorporado soluções simples de utilizar a energia elétrica de maneira mais eficiente em casa e no trabalho. É importante que as pessoas incorporem estes hábitos para termos um futuro sustentável”, afirma Ridley.

O Earth Hour começou em 2007, por iniciativa do WWF-Austrália, que envolveu apenas a cidade de Sidney. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.

O Earth Hour consiste em apagar, das 20h às 21h do seu horário local, luzes e eletrodomésticos por uma hora.

No final de março deste ano, Ridley comentou que "já são quase 400 cidades, 18.876 empresas e 257.165 cidadãos que se registraram na página do evento, mas sabemos, pela experiência do ano passado, que muitas pessoas apagam as luzes sem se inscrever".

Na SdP façamos a nossa parte também, cuidando diariamente para não esquecermos luminárias acesas, eletrodomésticos ligados sem necessidade, tais como microondas ou televisores em modo stand-by (quando permanece aquela luz vermelha acesa), dentre outros exemplos.

Mais:
Earth Hour - WWF.
Cidades de 35 países vão apagar a luz por uma hora contra a mudança climática - UOL (Março 2008).
Earth Hour - Wikpedia (Em inglês).

* Evento registrado no Calendário do Fórum Sociedade do Pastel.
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Earth Hour 2009
« Responder #1 em: Abril 14, 2008, 03:22:46 am »
Tem um professor meu, que é engenehiro elétrico, falou que compensa muito mais deixar certos eletrodomésticos no Stand-By do que desligar completamente, incluindo tirar da tomada. Disse que em muitos casos, os gastos com Stand-by são bem menores do que ficar lugando e desligando e tirando da tomada.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Earth Hour 2009
« Responder #2 em: Abril 14, 2008, 11:13:56 am »
Ouvi falar que deixar o pc ligado direto é melhor que ligar e desligar toda hora, por esse motivo mesmo aí da Idril. Acho que só se deve cuidar para desligar o monitor, pois esse certamente gasta mais por transformar energia elétrica em luminosa.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Earth Hour 2009
« Responder #3 em: Abril 14, 2008, 11:41:12 am »
Na verdade, o principal motivo no caso de um PC é o HD (Disco Rígido). A vida útil de um HD é medida na quantidade de vezes que um PC é ligado e desligado (quando é dado o arranque no HD).

Um computador tem potência de até 500W, mas não consume isso tudo (fica geralmente entre 250W e 300W). E o que mais gasta energia é o monitor mesmo, especialmente os CRT.
« Última modificação: Abril 14, 2008, 11:44:04 am por Idril »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: Earth Hour 2009
« Responder #4 em: Abril 15, 2008, 03:38:30 am »
Assim, geralmente vale a pena deixar em modo de espera ou dormindo, caso a pessoa venha a usar algumas horas mais tarde. Mas valeria a pena deixar uma noite inteira e uma manhã, p. ex., em modo de espera? Quem entende da relação de uso de energia elétrica por hora com este aparelho, no caso?
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Earth Hour 2009
« Responder #5 em: Abril 15, 2008, 03:45:38 am »
Tem uma conta pra isso.

E como eu esqueci, vou ter que consultar antes de colocar aqui.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Earth Hour 2009
« Responder #6 em: Abril 15, 2008, 07:47:56 am »
Quanto ao computador eu li em uns lugares que ele consome entre 10 e 20 W, mas não dava uma relação de tempo (o que acaba não ajudando muito).

Quanto a outros eletrônicos eu achei isso:
Citar
Em uma simulação feita pela Associação de Defesa do Consumidor (Pro Teste), se a televisão ficar no stand by durante 30 dias, gera um gasto mensal de R$ 1,49
O que é bem pouco e considerando que ligar e desligar constatemente gera prejuizos aos componentes eltrônicos, em termos financeiros, é mais válido deixar em stand by mesmo.

EDIT: achei uma tabelinha!
O consumo é em Watt/min

Fonte: Espaço Acadêmico
« Última modificação: Abril 15, 2008, 07:55:22 am por Proview »

Offline Bagrong

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 3687
  • Avaliação de posts: +11/-676
  • Sexo: Masculino
  • Ele não morre jamais!
    • 42
Re: Earth Hour 2009
« Responder #7 em: Junho 05, 2008, 01:22:29 am »
Meu pai trabalha com instalações elétricas e ele diz que quando se usa a lâmpada fluorescente é preferível deixar ela ligada por um tempo do que ligar e desligar, porque gasta muito mais energia quando liga do que gasta para permanecer ligada...

Sabe, eu acho que ainda existe uma certa deturbação de muitos conceitos sobre a proteção ambiental. Por exemplo, de que adianta diminuir em 10% o consumo durante uma hora ao tirar eletrodomésticos da tomada se na hora seguinte esses aparelhos serão ligados de novo e vão gastar muito mais energia?

Tem um artigo do economista Steven D. Levitt que eu acho muito interessante. Me faz pensar se os efeitos dessas ações "simples" que diminuiriam a poluição realmente valem para alguma coisa. Segue:

Citar
Seja verde: dirija

Em relação ao meio ambiente, as coisas muitas vezes não são tão simples quanto parecem à primeira vista.

Tome por exemplo o debate sobre as sacolas de papel e as sacolas de plástico: durante alguns anos, qualquer um que escolhesse sacolas plásticas no supermercado arriscava ser criticado pelos ambientalistas. Agora, parece que o consenso mudou na outra direção - quando o custo foi avaliado de forma mais cuidadosa.

O mesmo tipo de incerteza recai sobre a escolha de fraldas descartáveis contra fraldas de pano.

Algumas escolhas, pelo menos, estão além de qualquer reprovação ambiental. Claramente é melhor para o meio ambiente caminhar curtas distâncias do que as percorrer de carro.

Certo?

Até mesmo esta conclusão aparentemente óbvia agora está sendo questionada por Chris Goodall, como informa John Tierney no site do "The New York Times". E Goodall não é um maluco qualquer; é um ambientalista e autor do livro "How to Live a Low-Carbon Life" (como viver uma vida de baixo carbono).

Tierney escreve: "Se você anda 2 quilômetros e substitui as calorias perdidas com um copo de leite, as emissões de efeito estufa associadas a esse leite (como o metano produzido pela fazenda e o dióxido de carbono do caminhão de entregas) são quase as mesmas de um carro normal fazendo a mesma viagem, segundo os cálculos de Goodall. E se duas pessoas estiverem fazendo a mesma viagem, então certamente o carro seria a forma mais amigável ao ambiente".

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: Earth Hour 2009
« Responder #8 em: Junho 05, 2008, 01:50:51 am »
Eu achei o exemplo do Goodall meio tosco.

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: Earth Hour 2009
« Responder #9 em: Junho 05, 2008, 09:31:12 am »
Eu tenho basicamente esse pensamento: atitudes individuais "verdes", que você pode realizar no seu dia-a-dia sem muito esforço, pode ajudar na sua economia financeira e em parte com a comunidade, como usar lâmpadas mais eficientes e separar embalagens recicláveis, e assim por diante. Mas uma grande mudança global para um caminho "verde" não depende da soma dessas milhares de atitudes individuais, mas sim de atitudes importantes de governos, que tenham efeito e influência geral sobre a população e de fato estejam presentes no nosso dia-a-dia.

Veja o caso de combustíveis e de processos industriais que poderiam poluir menos, para pegarmos dois exemplos: mesmo que tenhamos atitudes ecologicamente corretas, não adianta de nada se uma medida mais efetiva não seja tomada para que as industrias poluam o mínimo possível, em seus processos de produção, e se os combustíveis que continuarmos a usar em nossos carros e em máquinas sejam derivados do petróleo: é jogar gás carbônico, que estava enterrado, no nosso ar; a vegetação, sendo devastada, não consegue absorver tanto CO2. Daí que temos o que temos hoje, isso é básico.

Não há como as pessoas evitarem de "lançar" fumaça no ar, quando usam seus carros para se deslocarem pelas cidades. Somos, de certa forma, "reféns" do uso da gasolina - usando um termo do ponto de vista atual, ecologicamente correto. O que eu penso é que a Humanidade precisa encontrar soluções alternativas ou sustentáveis, de forma que possamos viver tranquilamente, "poluindo", realizando nossas tarefas, mas sabendo que a própria natureza se encarrega do ciclo de renovação e assim por diante. Daí pode entrar em jogo os tais créditos de carbono também.
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: Earth Hour 2009
« Responder #10 em: Março 28, 2009, 01:45:58 pm »
Neste dia 28 está ocorrendo as Earth Hours em diversos países do globo (como não poderia deixar de ser, de acordo com a proposta ousada do grupo WWF). Aqui em Curitiba-PR já ha manifestação do que vai ocorrer na noite deste sábado na capital:

Luzes serão apagadas por uma hora em 10 monumentos de Curitiba na Gazeta do Povo.

E de acordo com um blog hospedado no ZH do RS, no Rio de Janeiro:

o prefeito Eduardo Paes, anunciou que irá apagar as luzes de ícones cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes. (Mais em Blog Ar Puro).

-----
Edit:

Em Porto Alegre, os monumentos que ficarão desligados durante 1 hora.

Na Itália, o Coliseu será um dos monumentos sem iluminação.
« Última modificação: Março 28, 2009, 11:52:54 pm por Smaug »
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Smaug

  • Cacho
  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2500
  • Avaliação de posts: +19/-4
  • Sexo: Masculino
    • Meu blog
Re: Earth Hour 2009
« Responder #11 em: Março 29, 2009, 06:20:26 am »
O site d'O Globo está "às escuras" durante o dia de hoje, até as 22h:

O Globo

Mas só a página inicial. :roll:

Enquanto isso a SdP sempre esteve com seu layout ou template escuro, o que ajuda. :dente:
Papai Noel e Coelho da Páscoa em Arda? Só no jornal mais louco de Arda: Correio Ardense, aqui na SdP!

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Earth Hour 2009
« Responder #12 em: Março 29, 2009, 02:43:15 pm »
Não estivemos em casa o dia inteiro, então, imagino que posso me considerar participante do evento =P

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Earth Hour 2009
« Responder #13 em: Março 30, 2009, 12:46:31 am »
Eu sempre participo toda santa noite, pois as luzes de casa ficam apagadas mesmo.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Brain

  • Pastel de Vento
  • **
  • Mensagens: 72
  • Avaliação de posts: +1/-0
  • Sexo: Feminino
Re: Earth Hour 2009
« Responder #14 em: Março 31, 2009, 06:43:31 am »
Eu esqueci totalmente...  :tsc:
Are you pondering what i'm pondering?