Autor Tópico: Mesa Redonda #3: A Questão Nuclear  (Lida 11627 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Mesa Redonda #3: A Questão Nuclear
« em: Agosto 21, 2009, 04:44:40 am »
Tava vendo esse site há pouco:

http://www.pixelpress.org/chernobyl/index.html

Bom pra jamais se esquecerem da catástrofe de Chernobyl, dos trocentos testes nucleares realizados no Kazaquistão.

E aqui podemos abrir uma séria discussão sobre energia nuclear, bomba nuclear, o Brasil e suas 3 Angras....
« Última modificação: Julho 02, 2011, 02:24:39 pm por Alassë »
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Isabel

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2608
  • Avaliação de posts: +48/-37
  • Sexo: Feminino
    • Isa doesn't ring a Bel
Re: O Perigo Nuclear/Chernobyl/Etc
« Responder #1 em: Agosto 21, 2009, 05:01:27 am »
Quando eu paro pra pensar nessas coisas, dá vontade de voltar no tempo e impedir a criação da bomba atômica... =X
I don't know half of you half as well as I should like; and I like less than half of you half as well as you deserve. (BAGGINS, Bilbo, TA 3001)

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: O Perigo Nuclear/Chernobyl/Etc
« Responder #2 em: Agosto 21, 2009, 06:05:16 am »
Angra 3 ainda não foi aprovado, foi?

Assim usina nuclear gera muita energia de forma eficiente, mas eu não gosto desse tipo de tecnologia, pq gera uma série de outros problemas que não tem muita solução.
Tem gente que acha q isso é "ecoxiitismo", mas eu realmente não sou fã de energia nuclear, principalmente pelo uso bélico que deram a isso.

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: O Perigo Nuclear/Chernobyl/Etc
« Responder #3 em: Agosto 22, 2009, 03:32:28 am »
Eu já não encaro a minha aversão a energia nuclear no sentido ecológico. É comprovado que usinas nucleares geram energia "limpa" (entre aspas porque os resíduos não são tão limpos assim). O meu medo é o sadismo e indiferença que o ser humano tem para com sí próprio, pois muitas vezes ignoram o mal e a hipótse real de um acidente numa usina poder causar sérios danos a sí mesmo e a outros.

Porém, ao lembrar de Chernobyl a gente esbarra no lado mais que negativo: se ocorrer vazamento do combustível do reator, que é altamente radioativo, o desastre devido a contaminção é imenso e durará por anos e mais anos, ainda mais se ocorrer a merda que foi no reator 4 de Chernobyl (explosão mais por falha do projeto do reator do que por falha dos operadores): há locais em Prypiat aonde o nível de radiação ainda é absurdo e esse nível oscila muito de região pra região, milhares já morreram e ainda vão morrer graças a tumores eo utros males causados pela exposição a radição (e isso passa de geração pra geração). :tsc:

Pra uso bélico eu sou mais contra ainda.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: O Perigo Nuclear/Chernobyl/Etc
« Responder #4 em: Agosto 26, 2009, 04:50:52 am »
Angra 3 ainda não foi aprovado, foi?

Assim usina nuclear gera muita energia de forma eficiente, mas eu não gosto desse tipo de tecnologia, pq gera uma série de outros problemas que não tem muita solução.
Tem gente que acha q isso é "ecoxiitismo", mas eu realmente não sou fã de energia nuclear, principalmente pelo uso bélico que deram a isso.

Esqueci de te responder!

Angra III foi liberada em março deste ano.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: O Perigo Nuclear/Chernobyl/Etc
« Responder #5 em: Setembro 25, 2009, 04:23:58 am »
Conselho de Segurança aprova resolução contra proliferação nuclear

Em uma reunião histórica, presidida pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, uma resolução que pede o desarmamento nuclear.

A resolução reafirma o compromisso do Conselho de Segurança de "buscar um mundo mais seguro para todos e criar condições para um mundo sem armas nucleares".

Toda a notícia em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/09/090924_nuclearonuobama_ac.shtml
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Proview

  • Padawan de Pasteleiro
  • ******
  • Mensagens: 2793
  • Avaliação de posts: +32/-12
  • Sexo: Masculino
    • Por Linhas Tortas
Re: O Perigo Nuclear/Chernobyl/Etc
« Responder #6 em: Setembro 25, 2009, 05:11:46 am »
Até aí tudo ótimo, mas duvido muito que o negócio vai mais longe do que isso.
De qualquer forma espero que eu esteja errado.

Offline Fëanor

  • I come from nowhere
  • Pastel Especial
  • *****
  • Mensagens: 1852
  • Avaliação de posts: +31/-41
  • Sexo: Masculino
  • Jazz From Hell
    • domus absurdum
Re: O Perigo Nuclear/Chernobyl/Etc
« Responder #7 em: Outubro 02, 2009, 02:07:01 am »
Sobre usinas nucleares, o próprio James Lovelock, criador da Teoria de Gaia e um dos ambientalistas mais renomados do mundo, defende seu uso. Ele próprio era um dos militantes contra o uso de energia nuclear décadas atrás, mas soube perceber que a tecnologia para geração desse tipo de energia evoluiu muito. Um acidente como Chernobyl hoje é praticamente impossível.
Não sou um entendido a respeitos dos prós e contras, mas levando em consideração o que eu sei e leio, e as alternativas que temos, vejo a energia nuclear com bons olhos. IMO, o maior problema do uso de energia nuclear é a insanidade humana.


Quanto ao site do primeiro post, é realmente triste =(

Offline Idril

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 5945
  • Avaliação de posts: +65535/-42314
  • Sexo: Feminino
    • Eu mesma!
Re: Debate: A Questão Nuclear (Chernobyl, Three Miles Island e outros)
« Responder #8 em: Julho 02, 2011, 12:40:45 am »
Tava aqui pensando na situação da usina no Nebraska, que está alagada pela cheia do rio Missouri e eis que acabo de ler na BBC uma notícia curiosa sobre uma usina na Escócia, que teve de ter os reatores desligados após uma "invasão" de águas vivas!

Porém, ao ver os dois assuntos, não encarei com aquela ótica alarmista de quando ocorreu todo o caos no Japão e nas usinas de Fukushima. As notícias recentes  me fizeram pensar na Questão Nuclear atual sob a mesma ótica que analiso Chernobyl e a questão do bullying.



Trecho da notícia:

Na última terça-feira, técnicos detectaram uma grande quantidade da espécie marinha obstruindo os filtros de água, apesar da existência de um sistema de obstrução à entrada de peixes e outros animais. Por precaução, os administradores da usina resolveram desligar os reatores e fazer um serviço de limpeza e manutenção em toda a central, que deve voltar à ativa na próxima semana.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110630_agua_viva_escocia_mm.shtml



Costumo dizer duas coisas quando notícias sobre um tema começam a pipocar com uma certa frequência não vista antes (neste caso, notícias envolvendo usinas nucleares):

1 - É trauma e alerta após um fato chocante ter preocupado o mundo todo (e o mais recente foi a crise nuclear no Japão após o terremoto e tsunami, que afetaram seriamente a usina nuclear de Fukushima e foi aquele caos todo por semanas). E por ser trauma, qualquer coisa envolvendo usinas nucleares e energia nuclear vira assunto na mídia.

2 - É um sinal de que anda tudo errado. Bom, em Nebraska, uma usina nuclear ficou alagada por conta da cheia do rio Missouri e dá-lhe medidas pro alagamento não causar uma tragédia, embora já tenha contaminado a água que é distribuída a algumas cidades - e o irônico no caso dos Estados Unidos é algo do tipo acontecer meses depois de polítcos e responsáveis pela gestão nuclear do país falarem que "os EUA não corriam perigo de acidentes, tudo é muito seguro lá". A Alemanha já anunciou que quer abandonar a energia nuclear e alguns países deram sinais tímidos de seguir o mesmo caminho (ou é trauma de Fukushima e Chernobyl ou é tudo um alerta de que devemos parar de brincar de falar "que tudo é seguro").


* Sobre as cheias no Nebraska, tem um post num blog contendo vídeos de jornais também: http://pt-br.paperblog.com/usina-nuclear-de-nebraska-em-nivel-4-de-emergencia-e-pode-se-tornar-outra-fukushima-168018/

Interessante observar que a situação na usina em Nebraska é alarmante, porém os EUA conseguem ocultar tudo de todos com um facilidade surpreendente. Me lembrou o acidente na usina de Three Miles Island, em 28 de março de 1979. Vamos ver até quando vão segurar a bronca, né.
EU SOU RICAAAAAAAAAAAAA!!!
:eusourica:

Offline Lady BlaBla

  • Moderador
  • ******
  • Mensagens: 106
  • Avaliação de posts: +0/-0
  • Sexo: Feminino
Re: Mesa Redonda #3: A Questão Nuclear
« Responder #9 em: Julho 03, 2011, 11:49:33 am »
Achei essa notícia aqui de 5 dias atrás:

Citar
Washington, 27 jun (Prensa Latina) A Estação Nuclear Fort Calhoun, em Nebraska, continua hoje sob observação, depois de colapsar um das estruturas que a protege, por causa do transbordamento do rio Missouri.

Essa planta, fechada em abril para ser reabastecida de combustível, manteve-se fora de operações diante dos prognósticos de inundações.

Ainda que a ruptura da estrutura protetora não tenha afetado o resfriamento do reator nem do tanque de combustível usado, foi cortado o fornecimento de eletricidade, explicou a Comissão Regulatória Nuclear dos Estados Unidos.

Víctor Dricks, porta-voz da NCR (siglas em inglês da Comissão), disse que a planta é segura e que não se acredita que o rio ultrapasse o nível da central nuclear (1.014 metros sobre o nível do mar).

Nebraska, situado na região das Grandes Planícies, no centro-oeste do país, também mantém em alerta o reator Cooper Station, ameaçado pela cheia do Missouri.

As inundações são sempre um risco potencial para os reatores nucleares, mas a ameaça tem um perfil mais alto ultimamente, devido ao tsunami que afetou os reatores de Fukushima Daiichi no nordeste do Japão, em março, recordou o jornal The New York Times.

Enquanto isso, em Dakota do Norte, fronteiriço com o Canadá, registrou-se a cheia do rio Souris, que obrigou as autoridades à retirar centenas de pessoas de Sawyer porque milhares de casas ficaram submergidas.

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências prometeu ajuda às vítimas das inundações, enquanto quase 900 membros da Guarda Nacional trabalham na região em tarefas como a construção de diques de contenção.

FONTE: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=301023&Itemid=1

 :poiseh:
I don't write HTML, but I can if you like.

Offline Alassë

  • Administrador
  • ******
  • Mensagens: 3462
  • Avaliação de posts: +44/-16
  • Sexo: Feminino
  • Imagine
Re: Mesa Redonda #3: A Questão Nuclear
« Responder #10 em: Julho 03, 2011, 02:56:28 pm »
Afe, um trem importante desses e a gente não vê notícia alardeando o fim do mundo, como foi no Japão??

Depois quando chamamos os americanos de hipócritas, dizem que é generalizar demais...  :=/: