Eu acho desculpas as vezes necessárias, se forem sinceras.
Certas coisas devem ser amenizadas mesmo, mas mentir já o ponto onde a coisa se torna ruim.
Quanto a desculpas de empresa é horrível. Pq esses atendentes não se preocupam com sua irritação, se preocupam em não perder o cliente, é questão de marketing da empresa saber dar um desculpa convincente.
O pior de tudo é que tem um mooooonte de gente que acredita nessas bobagens. Isso pode nos levar a refletir sobre um problema mais profundo, que é a falta de análise crítica da população e o desinteresse do governo em corrigir isso - quanto menos crítico o povo, mais fácil governar.
Nossa Bag vc foi fundo hein?
Mas você está certo. Muita gente não tem um senso crítico para saber quando está sendo tapeado, mesmo pessoas com uma boa educação e senso crítico as vezes têm dificuldade de discenir, imagine pessoas menos instruidas (e pessoas q não tão nem aí).
O próprio governo dá muitas desculpas esfarrapadas para os seus erros e essas descupas acabam colando.
Mas ainda assim o governo não teria como reestringir isso, pois, embora saibamos que a coisa não funciona, ninguém pode provar que a empresa realmente não vai "retornar a ligação" ou "analisar seu pedido" e "entrar em contato assim que possível".